V Workshop a Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil

WSaba2

Em 2013, a TA completava 10 anos e havia participado de treinamentos e workshops na Europa com o objetivo de aprender como organizações com as mesmas motivações que as nossas, como a Fietsersbond, União de Ciclistas da Holanda, e a Dansk Cyklists Forbundet, Federação de Ciclistas da Dinamarca alcançaram seus objetivos. Na mesma época estava acontecendo um crescimento exponencial do número de novas organizações pró bicicletas no Brasil.

DSC09463

Somando nossa experiência de 10 anos ao aprendizado com estas organizações e ao momento que a promoção ao uso da bicicleta estava passando no país, decidimos, em parceria com o Itaú Unibanco, realizar uma série de workshops, intitulados A Promoção da Bicicleta no Brasil, para troca de informações e transferência de conhecimento, capacitando estas novas organizações que surgiam.

Foram realizadas 4 rodadas, cada uma com um tema específico.

https://transporteativo.org.br/wp/blog/uploads/2013/03/Workshop-TA_Foto_Luciano_Aranha_CiclUrbano_AJU.jpg

2013      I Workshop a Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil
“Como dialogar com o Poder Público”
Destaque para as participações do Secretário de Transportes e do Subsecretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.
38 pessoas, de 15 organizações
Programa: https://transporteativo.org.br/temp/2024/2013.pdf
Post: https://transporteativo.org.br/ta/?p=3778

5wrkshpB

2014      II Workshop a Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil
“Administração e Captação de Recursos”
Destaque para as participações de representantes da GEMINI incubadora da PUC Rio e do Banco Itaú.
54 pessoas, de 15 organizações e 9 empresas/instituições.
Programa: https://transporteativo.org.br/temp/2024/2014.pdf
Post: https://transporteativo.org.br/ta/?p=5379

Foto: Michelle Castilho

2015      III Workshop a Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil
“Desbravando novas fronteiras – como alcançar novos públicos e ampliar o debate sobre a bicicleta na cidade”
Destaque para as participações do ambientalista Alfredo Sirkis e do jornalista André Trigueiro.
64 pessoas, de 16 organizações, 9 empresas e 5 universidades
Programa: https://transporteativo.org.br/temp/2024/2015.pdf
Post: https://transporteativo.org.br/ta/?p=6370

Foto: Michelle Castilho

2016      IV Workshop a Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil
“Qualificando e Fortalecendo as Organizações – Um Mergulho no autoconhecimento”
Destaque para as participações de representantes da ECF European Cyclists Federation, LABMOB e Renata Falzoni.
77 pessoas, de 28 organizações, 8 empresas e 5 universidades.
Programa: https://transporteativo.org.br/temp/2024/2016.pdf
Post: https://transporteativo.org.br/ta/?p=7779

Agora, 10 anos depois, com as organizações mais maduras, com trabalhos consolidados e contínuos vamos nos juntar novamente, para somar e ir além do que já alcançamos!

2025      V Workshop A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil
“Somando para ir além do que já alcançamos”
Nesse workshop, vamos juntar organizações pró bicicletas de destaque no país, para apresentar os caminhos percorridos e estratégias de sucesso em busca de dar mais um passo na busca de resultados, indo além do que já conquistamos!

As organizações, apresentarão como administram sua organização e seus projetos, como seguem em frente, estratégias, modo operacional, prós e contras.

Além da troca de conhecimento e estreitamento de laços entre as organizações, faremos um guia prático com dicas de como proceder “para se tornar uma organização pró-bicicletas de sucesso”, para fortalecer as organizações existentes e para que as novas já comecem mais fortes.

Dentro do workshop, incluiremos ainda, um seminário para “Análise dos resultados da Pesquisa Perfil do Ciclista 2024”, com as cidades presentes que participaram.

wsaba4

Seis organizações brasileiras foram convidadas, pela consistência, resultados e qualidade de seus trabalhos.

• Ameciclo, Recife PE
• Aromeiazero, São Paulo SP
• Ciclo Urbano SE
• Ciclocidade SP
• ParaCiclo, Belém PA
• Rodas da Paz, Brasília DF

O Workshop acontecerá nos dia 12 e 13 de junho de 2025, no Rio de Janeiro, e será aberto à qualquer organização que queira participar.
Caso sua organização tenha interesse, entre em contato pois o espaço é limitado e a entrada controlada.

Shimano Fest 2025

shifest2

Após diversas participações, desde 2011, em 2025, mais uma vez estaremos presentes no Shimano Fest! Desta vez em uma parceria institucional com o objetivo de levar mais profundamente a Mobilidade por Bicicletas para o maior festival da bicicleta na América Latina! Em 2024 estivemos no time que pilotou o Auditório Diversidade, onde estaremos novamente, no mesmo time, em busca de levar um pouco da Bicicleta como Meio de Transporte para um público essencialmente Esporte / Lazer / Fitness. Serão muitos convidados e teremos alguns painéis especiais sobre o tema.

A cerimônia de premiação do XII Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil,  também será no evento, no mesmo auditório. Os vencedores das três categorias, Ação Educativa e de Conscientização, Levantamento de Dados e Pesquisas e Empreendedorismo, receberão os prêmios e farão uma breve apresentação sobre os projetos. Se você ainda não inscreveu sua iniciativa, ainda dá tempo! As inscrições vão até o dia 31 de maio.

Para saber mais sobre o Shimano Fest e se inscrever para ir ao evento, clique no logo do evento abaixo. Ele acontecerá de 14 a 17 de agosto no Memorial América Latina em São Paulo. Nos dois primeiros dias ocorre a “Feira de Negócios”, voltada para empresas do setor e nos dois dias que se seguem, o “Festival da Bike” aberto ao público.

ShimanoFestBR_Logo

Nos vemos lá!

shifest25

XII Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil | Inscrições abertas!

PPMBBXIIb

Estão abertas as inscrições para a décima segunda edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil!
Até agora, foram 11 edições, com 88 Premiações e 64 premiados, sendo 32 da Sociedade Civil,  24 de Empresas, 4 do Poder Público e 4 Universidades.

Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Itaú Unibanco, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação Educativa e de Conscientização, Levantamento de Dados e Pesquisas e Empreendedorismo.

Este ano a premiação será de 10 mil reais, para os projetos vencedores em cada uma das três categorias, para serem investidos no projeto vencedor ou em novas ideias a serem postas em prática!

Saiba mais e Inscreva seu projeto clicando aqui.

Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!

Conheça os resultados das edições anteriores.
2024 |  2023  |  2022  |  2021  |  2020  |  2019  |  2018   |   2017   |   2016   |   2015   |   2014

A Pesquisa Perfil e o Paraná

A Pesquisa Perfil segue, como esperado, seus caminhos pelas cidades participantes. As cidades paranaenses de Araucária e Paranaguá são destaque no uso imediato dos dados coletados!

Paranaguá, através do Instituto Ecoe e da incansável Muriel Syriani, foi a primeira cidade a ir a campo, logo no início da janela de tempo, e a primeira a finalizar o armazenamento dos dados na plataforma online. Muriel foi também a pesquisadora que realizou mais entrevistas dentre as 252 pessoas envolvidas na coleta de dados, 525! Além disso, logo que o relatório final ficou pronto, ela já partiu para compartilhar os resultados com o Poder Público local, se reunindo com as Secretarias de Segurança, Cultura & Turismo, Educação e Esportes, Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo. Esse é um dos objetivos da Pesquisa, levar os dados sobre as bicicletas na cidade a quem decide, para um planejamento baseado em evidências, logo mais eficaz!

paranagua

Em Araucária, a Pesquisa foi realizada pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura e coordenada pela Natalia Mealha,  já de olho no planejamento para bicicletas da cidade, impulsionadas pelo que viram no evento Paranabici em 2023 e já publicaram um documento detalhado com os resultados. Também emplacaram uma matéria no Portal do Cidadão.

araucaria

A Pesquisa já gerou aproximadamente 50 mídias, e vem cumprindo seu papel de apresentar para o público em geral, técnicos e aqueles que promovem as bicicletas as necessidades e anseios dos ciclistas em diversas cidades brasileiras.

Que o exemplo paranaense se espalhe e mais cidades participantes façam um bom uso dos dados coletados. E que mais cidades se envolvam na próxima rodada em 2027.

Matérias sobre a Pesquisa em ambas as cidades:
· TVCI – Bom Dia Litoral | Perfil do Ciclista Paranaguá.
· TV Globo Paraná – Meio Dia | Pesquisa mapeia quem usa bicicleta em Araucária.

Recife, também já tem os dados em uso, confira!
No Rio de Janeiro, diversas Secretarias do Município, também já estão de posse e utilizando as informações da pesquisa.

A faixa de pedestres no meio do caminho

IMG_8106

O respeito a uma faixa de pedestres sem sinal de trânsito (farol, sinaleira, dependendo de onde você vive) demanda uma série de fatores mas, acima de tudo, civilidade. Algo que pode ser bem raro hoje em dia. Por vezes parece que a faixa de pedestres é como uma pedra no meio do caminho do trânsito que não poderá fluir à vontade, levando as pessoas de bem para seus compromissos importantes e que ela, a faixa, está lá para atrapalhar quem trabalha e gera desenvolvimento para a cidade, para o estado e para o país.

Caminhar é a forma mais simples de transitar, é o modal de mobilidade mais acessível, barato e democrático. É, portanto, o mais utilizado e por uma lógica simples é ele que mais contribui para o desenvolvimento da cidade. Veja bem, ainda que usemos carros, motos e ônibus, sempre teremos que caminhar um trecho até pegar o transporte ou depois de descer/estacionar. Sem a caminhada inicial ou final os demais modais perdem o sentido, o trajeto fica incompleto, afinal de contas é raríssimo que um trajeto seja feito apenas com o modal motorizado, do início ao destino final, de porta a porta. É preciso caminhar para estudar, trabalhar, fazer compras, consulta médica, lazer, namorar, casar.

No caso das cargas, também. Ainda que elas sejam transportadas por caminhões, VUCs, vans e não a pé, muitos consumidores chegam a pé para comprar as mercadorias e as levam embora… também a pé, ou para o transporte que as levará para casa. E se pedir entrega em casa, parte desse trajeto poderá feito a pé pelo entregador se ele usar um veículo motorizado.

Assim, se a faixa de pedestres está lá para garantir que o pedestre chegue em segurança até o outro lado da rua e consiga cumprir com seu trajeto até o seu destino, ela faz parte do sistema de transportes que garante a mobilidade dos cidadãos. Ela não é uma pedra no caminho, mas a mais simples forma de explicitar que todos os modais estão interligados à simples caminhada. Respeitemos a faixa de pedestres, inclusive quando estivermos de bicicleta, pois um dia também vamos precisar dela. A vida em sociedade e a civilidade precisa da faixa de pedestres todo dia.