Parceria Itaú Unibanco | 13 anos possibilitando mudanças e avanços em nossas cidades

 

IT13

Treze anos atrás, em 2011, iniciávamos uma parceria com o Itaú Unibanco, que em muito nos ajudaria a realizar o que temos feito em prol da mobilidade ativa, especialmente por bicicletas, no Rio de Janeiro, em diversas cidade brasileiras, latino americanas e além! Uma parceria que tem gerado efeitos positivos em nossa organização, organizações parcerias e em diversas áreas do desenvolvimento urbano, da saúde e do meio ambiente.

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas através da parceria, que vai muito além das bicicletas compartilhadas, seguimos trabalhando em projetos como a Pesquisa Perfil Ciclista e o Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas, dentre outras atividades, como workshops e incidência no planejamento urbano através de uma abordagem de baixo para cima, alcançando soluções e conquistas, as quais seguimos aperfeiçoando, difundindo e multiplicando.

Para este ano, além da participação no C20 e no Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, estão previstas a  quarta edição da Pesquisa Perfil do Ciclista no Brasil e a XI Edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, atividades que se tornam possíveis através do apoio institucional que recebemos.

Mais uma vez, agradecemos ao Itaú e a todos os parceiros que seguem pedalando conosco nessa jornada, em busca de cidades melhores para todos!

XI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil | Inscrições Encerradas

it122

Foram 40 inscrições nas 3 categorias, com destaque para a região sudeste que enviou 45% dos projetos e para a distribuição por gênero, que ficou equilibrada.

insc_XIPremio

O comitê de avaliação já está com os formulários e em julho teremos os resultados.
A entrega dos prêmios será no 11º Bicicultura / 13º Fórum Mundial da Bicicleta, em setembro, em Brasília.

Para saber mais sobre o prêmio e suas edições anteriores, clique aqui.

Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – Inscrições encerradas

Perfil24

As inscrições para a Pesquisa Perfil Ciclista 2024 se encerraram. Foram 73 inscrições vindas de 43 cidades, de 18 estados. Nesta semana estão sendo finalizadas as confirmações e até agora 21 cidades confirmaram participação.

Se inscreveram 28 organizações da Sociedade Civil, 7 Prefeituras ou Secretarias e 8 Universidades. Os treinamentos e montagem das equipes acontecerão entre junho e julho, para realização do trabalho de campo entre agosto e setembro. No início de 2025 teremos os resultados publicados.

A Pesquisa Perfil Ciclista é uma realização da Transporte Ativo, em parceria com Labmob UFRJ e Observatório das Metrópoles e patrocínio do Banco Itaú. Conheça as edições anteriores realizadas em 2015, 2018 e 2021.

Caso tenha interesse em incluir sua cidade, entre em contato conosco, até meados de julho será possível incluir novas cidades.

Totem Niterói de Bicicleta

Totem_Nit3

Após o lançamento da nova fase no Monitoramento de Bicicletas em Niterói, em fevereiro deste ano, mais uma etapa do programa se concretiza: a instalação de um totem contador de bicicletas que mostra o número de ciclistas em tempo real, na Avenida Marquês do Paraná! Na hora, passou pedalando, aparece no painel! 🙂

Esse é um dos poucos equipamentos deste tipo no Brasil e com certeza, o plano de monitoramento é o mais completo. Além deste ponto há outros 10 contadores (sem o totem) espalhados pela cidade. Você pode conferir os dados dos 11 contadores de bicicletas em Niterói, clicando aqui. Hoje as bicicletas contadas já somam mais de um milhão e meio em poucos meses, e o totem da Marquês do Paraná já soma mais de 180 mil passagens. Desde a instalação os contadores registraram em média 1590 ciclistas por dia.

E não é só isso! Niterói vem com um programa consistente e robusto para promover as bicicletas. Além do monitoramento, novas vias, novos bicicletários, novos programas e em breve, previsto ainda para este mês, o lançamento do NitBike, programa de bicicletas compartilhadas da cidade. Niterói vem se destacando com seu programa cicloviário, como uma das cidades mais engajadas neste tipo de mudança para modernização de cidades, desbancando diversas cidades de destaque no país, inclusive sua vizinha, o Rio de Janeiro!

Para nós é uma honra a parceria de mais de 10 anos, ajudando a cidade pelos caminhos cicloviários que ela percorre. Parceria esta estampada no já famoso totem da Av. Marquês do Paraná!

Parabéns Niterói! Seguimos pedalando junto com vocês!

4ª Edição Vai Longe | Programa de Aceleração de Projetos

4tembicivailonge

O Vai Longe é o programa de aceleração de projetos, promovido pela Tembici em parceria com a Transporte Ativo, que visa apoiar projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte e contribuam para a mobilidade no Brasil. E, para tornarmos as cidades mais humanas por meio do incentivo ao uso da bicicleta, te convidamos a inscrever seus projetos na quarta edição do programa!

O orçamento total disponível para o edital é de R$100.000,00 (cem mil reais), destinado como patrocínio. Serão selecionados até 4 (quatro) projetos. Os projetos deverão estar em uma das categorias: Sustentabilidade, Políticas Públicas ou Negócio. 

Conheça a programação completa, regulamento, cronograma e inscreva seus projetos clicando aqui!

Conheça também os projetos selecionados na primeira,  na na segunda e na terceira edição.

As inscrições vão apenas até o dia 19 de maio!