Inspirar nos motiva!

Untitled Cada vez que vemos iniciativas da TA inspirando iniciativas semelhantes, seja usando uma metodologia na íntegra ou a adaptando à realidade local, mais motivados ficamos para seguir adiante.

Após iniciativas com o Desafio Intermodal, Contagens de Ciclistas e Ciclo Rotas dentre outras iniciativas, a Pesquisa Perfil do Ciclista, edições 2015 e 2018, trouxeram motivação para serem reaplicadas, passando por cidades pequenas como Paraty e seguindo para capitais como Maceió. Agora chega às cidades mexicanas em uma realização do ITDP México,  GIZ e Ciclociudades, que realizaram uma pesquisa Perfil do Ciclista Mexicano inspirada na nossa.
IMG_2772

Os resultados da pesquisa Mexicana podem ser baixados aqui e a metodologia que usaram por lá, também pode ser consultada, facilitando a reprodução da mesma, nos mesmo moldes que costumamos usar, disponibilizando tutoriais sobre todas as atividades de sucesso que realizamos.

Seguimos motivados à realizar novas atividades e que elas venham a ser replicadas e reaplicadas mundo a fora, sempre em busca de cidades melhores e mais pessoas em mais bicicletas mais vezes!

A Pesquisa Perfil do Ciclista Mexicano foi uma realização de:

MEXITDPGIZ

ENLABICI 2019

Enl

A plataforma latinoSBP.org esteve em Guadalajara, no México, participando do 5 Encontro Latino-americano de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas, realizado pela BKT Bici Pública. Evento que deu sequência ao encontro realizado em junho de 2018 no Rio de Janeiro.

Com quatro eixos temáticos que envolveram: operação e níveis e serviço; esquemas de financiamento e modelos de negócios; planejamento e expansão; e demais veículos compartilhados. Foram dois dias intensos que envolveram palestras, debates e visitas técnicas com participantes e palestrantes de diferentes partes do continente e do resto do mundo. Pudemos ainda aprender sobre a estratégia de mobilidade ativa na área metropolitana de Guadalajara e sobre a experiência de organização da indústria norte americana, através da NABSA

enlabici1

Presença Européia: Redha Zetchi, fala sobre o processo de troca de tecnologia em Barcelona.

Mais um evento marcado pela alta qualidade dos conteúdos e debates e que contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas de 72 organizações e 8 países.

Em 2020, o encontro será em Lima, no Peru.

Bicicleta na Jornada de Capacitação em Niterói

IMG_5178

Atravessamos a Baía de Guanabara para falar de bicicleta para professores, agentes de trânsito e motoristas de ônibus de Niterói. Como já fizemos outras vezes, desembarcamos com bicicleta e tudo dentro da sala de palestras da Jornada de Capacitação e Educação para o Trânsito.

Com cidades cada vez mais congestionadas, falar de bicicleta, como forma de facilitar a vida das pessoas, é sempre uma tarefa muito agradável pois acreditamos que as cidades podem ser muito melhores no futuro, com mais pessoas usando bicicletas mais vezes.  Conversar, compartilhar e falar sobre bicicleta nos ajuda sempre a pensar soluções onde a bicicleta é o principal agente de transformação. Nesse cenário, a participação das pessoas é sempre uma forma para sabermos como vai a mobilidade por bicicleta em cada região, nos bairros e nas ruas da cidade.

Durante nossa apresentação, representantes de Casemiro de Abreu, município com aproximadamente 30 mil habitantes, compartilharam que a cidade enfrenta problemas que se assemelham às questões enfrentadas por gestores de metrópoles como o Rio. É nesse ambiente de trocas que temos oportunidade de aprender uns com os outros e trabalhar para que tenhamos cidades melhores para todos no futuro.

nit3

A jornada é uma atividade promovida pela NITTRANS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Fundação Municipal de Educação, Programas Especiais, o Núcleo de Ações Integradas e o Programa Niterói de Bicicleta.

Promovendo a Mobilidade por Bicicletas 2019

Em sua sexta edição, o prêmio “Promoção da Mobilidade por Bicicleta” novamente selecionou as melhores iniciativas brasileiras em prol das bicicletas. Boas ideias merecem e precisam ser reconhecidas e homenageadas.

Conheça os vencedores:

Vencedora Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
Bicicletando / Prática Experimental
E.E. Profa. Zilah Ferreira V. P. de Campos –  São José dos Campos – SP
22
O projeto “Bicicletando” foi desenvolvido na escola E.E. Profa. Zilah Ferreira V. P. de Campos em São José dos Campos/SP co alunos da 3a série do Ensino Médio. As professoras Adriana (Matemática) e Gisele (Química/Física) que usam a bicicleta para realizar seu percurso para ir lecionar se utilizam desse modal para contextualizar algumas habilidades. No desenvolvimento das ações foi realizado um levantamento sobre o uso de bicicleta pelos alunos. Foi constatado que algumas alunas não sabiam andar de bicicleta. O projeto estendeu para a prática experimental, oportunizando para essas alunas aprenderem a andar de bicicleta. Essa iniciativa atravessou os muros da escola, uma das alunas que não sabia andar de bicicleta, hoje utiliza para deslocamentos, como ir para a Universidade.

Menções Honrosas Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
Viver de Bike
Instituto Aromeiazero – São Paulo  – SP
bikeart
O Viver de Bike é um programa que contempla um curso gratuito, festivais comunitários e a geração de renda através da venda e locação de bicicletas que foram reformadas. O conteúdo do curso de 60 horas é dividido entre prática de mecânica de bicicletas e conceitos de empreendedorismo e economia solidária.

Incidência política pela aprovação e apoio técnico para a execução do Programa Bicicleta Brasil
União de Ciclista do Brasil – UCB
–  BR
UCBBB
A UCB, trabalhou intensamente para ajudar a aprovar a lei que institui o PBB. Este programa visa incentivar a inclusão da bicicleta como modal de transporte em todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes. Além da incidência para a aprovação do PBB, a UCB e a rede Bike Anjo assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.  O ACT tem como objetivo a realização de ações de apoio aos municípios e estados para incluir a mobilidade por bicicleta em seus planos de mobilidade urbana; apoio na estruturação do PBB; capacitações sobre Planejamento da Mobilidade Urbana e política da bicicleta; e publicação técnica sobre Planejamento da Mobilidade Urbana e política da bicicleta.

Vencedor Categoria Levantamento de Dados e Pesquisas:
Pesquisa e Livro “O Brasil que pedala: a cultura da bicicleta nas cidades de pequeno porte”
Aliança Bike – São Paulo – SP
OBQP
Como é a vida nas cidades onde mais se pedala no Brasil? Quais os motivos que as fazem ter tantos ciclistas e quais são os hábitos e perfis destes ciclistas? Foi com interesse em responder a essas questões que a Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil – composta pelas organizações Aliança Bike, União de Ciclistas do Brasil, Bicicleta para Todos e Bike Anjo -, acompanhada por mais de uma dezena de pesquisadoras e pesquisadores membros de organizações de ciclistas, debruçaram-se sobre 11 cidades brasileiras de pequeno porte – com até 100 mil habitantes – e altos índices de uso de bicicleta: Afuá (PA), Antonina (PR), Cáceres (MT), Gurupi (TO), Ilha Solteira (SP), Mambaí (GO), Pedro Leopoldo (MG), Pomerode (SC), São Fidélis (RJ), Tamandaré (PE) e Tarauacá (AC).

Menções Honrosas Categoria Levantamento de Dados e Pesquisas:
Vou de Bike com a Criança Segura
Criança Segura Safe Kids Brasil – São Paulo – SP
CS

O projeto contou com ações de conscientização e atividades para qualificar o andar de bicicleta de crianças em São Paulo, mas também contou com a execução da primeira pesquisa sobre como crianças utilizam a bicicleta na cidade de São Paulo.
De caráter exploratório, os dados foram coletados presencialmente nos quatro eventos da campanha entre Setembro e Outubro de 2018, bem como em questionário online aberto. A pesquisa contou com cerca de 300 respostas ao questionário e analisou 4 temas principais: características socioeconômicas dos responsáveis e das crianças, os costumes no uso da bicicleta, os comportamentos seguros e acidentes ou traumas.

Índice de Desenvolvimento Cicloviário Nacional
Ameciclo, Ciclocidade, Rodas da Paz e BH em Ciclo – PE, SP, DF, MG
IDCC

O Ideciclo é o resultado da análise de uma estrutura cicloviária, levando em consideração critérios relativos à cobertura da malha, velocidades máximas das vias, segurança e conforto de ciclistas. O índice pode ser utilizado para comparar nos caráteres quantitativo e qualitativo, a situação de uma mesma malha ao longo do tempo e em diferentes cidades. A metodologia de cálculo inclui parâmetros que permitem avaliar diversas tipologias cicloviárias.
O Ideciclo foi desenvolvido pela Ameciclo e aprimorado em parceria com as organizações Ciclocidade, Rodas da Paz e BH em Ciclo, que aplicaram em suas respectivas cidades.

Vencedor Categoria Empreendedorismo:
Oficina La Frida; por mais mulheres na mecânica
La Frida – Salvador – BA
LF
Oficina La Frida, é a primeira empresa de Mecânica de bicicleta feita por mulheres negras. Com uma equipe 100% de mulheres negras periféricas, a la Frida bike capacitou mais de 20 mulheres para o ofício. Do Curso Profissionalizante de Mecânica, na sua primeira turma formou 6 e na segunda 16 mulheres para realizar manutenção e montagem de bikes. A fim de gerar também empregabilidade local, incentivar a mobilidade e ter mais profissionais na área, a Oficina desenvolve produtos e serviços pensados para as estruturas periféricas, compartilha bicicletas para pessoas de baixa renda, lançará neste mês de Junho capacete pensado para população negra(crespa).

Menções Honrosas Categoria Empreendedorismo:
Bicicletas Utilitárias Inteligentes
Útil Bicicletas Inteligentes – São Paulo – SP
UB
A Útil Bicicletas Inteligentes tem 70% de fabricação nacional, desde o quadro, até alguns acessórios. Projetada em AutoCad, peças corte laser, torneadas e com 12 gabaritos, um investimento 100% nosso, projeto que levou um ano de estudos e prototipação, sem nenhum investimento externo. Busca preencher uma lacuna por este tipo de bicicleta no mercado nacional.

Pedivento CicloMovimento
Pedivento CicloMovimento – Florianópolis – SC
pdv
Coletivo de ciclistas que atua na grande Florianópolis promovendo a bicicleta como uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. Trabalham com tele entregas e atuam ativamente em eventos de bicicleta, apoiando, divulgando e promovem pedais e eventos que envolvam a cultura ciclística. Acreditam que espalhando a palavra da bicicleta, promovendo o conhecimento e disseminando essa cultura uma pessoa por vez, conseguirão aos poucos mudar o mundo!

Ciclovia Musical
ArteMatriz Soluções Culturais – São Paulo – SP
CVM
A Ciclovia Musical oferece roteiros ciclísticos de 2h e 30 min por uma região com 5 paradas de 20 minutos em diferentes pontos para se assistir grupos musicais de diferentes formações e estilos. Cada roteiro é acompanhado por um monitor artístico que dá informações musicais de cada concerto e 4 monitores ciclistas que dão dicas sobre a conduta do ciclista no trânsito e suporte ao passeio ciclístico. Queremos incentivar os ciclistas a assistirem mais  concertos e quem já gosta de música, a experimentar a bicicleta como meio de transporte na cidade, forte alternativa para a mobilidade urbana.

Nesta edição foram 42 inscrições nas 3 categorias, igualando o número de inscrições do ano passado, com destaque para a categoria Ação Educativa e de Sensibilização que teve recorde de inscrições, equivalentes a 52% dos inscritos. Destaque para a região sudeste que enviou 62% das inscrições e para as mulheres que na categoria empreendedorismo, representaram 58% das inscrições.

Untitled-1

Falamos sobre bicicleta na ilha das bicicletas

pqt

A famosa Ilha de Paquetá, conhecida como Ilha das Bicicletas, nos recebeu para falar de bicicletas num evento de mobilidade que foi preparado exclusivamente para crianças e professores. Pegamos a bicicleta, pedalamos até a Estação das Barcas e atravessamos a Baía de Guanabara em direção ao mundo bucólico de uma terra sem o barulho e a poluição dos motores. Ruas de terra, passarinhos cantando e a brisa fresca nos embalaram, sem pressa, para o lançamento da Campanha Parquetrânsito.

Ao desembarcar na Ilha, pedalamos até o Iate Clube onde aconteceu o lançamento da Campanha Parquetrânsito, que com o slogan “Devagar, você está em Paquetá“, tem como principal objetivo conscientizar moradores e operadores dos EcoTáxis, triciclos com motor elétrico que substituíram os triciclos movidos à tração animal, a reduzir a velocidade, de modo que a circulação seja compatível com a tranquilidade da Ilha.

PQT2

Dentre as atividades, aconteceram jogos com simulações de situações do trânsito, oficinas, exposições e um cineclube com uma sessão do Filme Elo Perdido, que tem um capítulo exclusivo sobre a Ilha. Nesse contexto, compartilhamos dicas e casos de sucesso sobre como reduzir a velocidade nas vias e promover um trânsito mais seguro para todas as pessoas.

A Ilha de Paquetá é um bairro da Cidade do Rio de Janeiro e tem 8 km² de área e dezenas de pequenas praias. Veículos motorizados não são permitidos na Ilha, mas com a popularização das bicicletas e triciclos elétricos, a velocidade aumentou e a preocupação com possíveis ocorrências de trânsito preocupa moradores e turistas que visitam a ilha.

PQT1

Clique aqui para assistir ao vídeo com a música tema da campanha e aqui para o vídeo com a poesia feita exclusivamente para o evento.