Em busca de participação popular no Plano de Mobilidade Urbana - PMUS, a Prefeitura do Rio está realizando oficinas em diferentes regiões da cidade. A TA esteve presente, participando nas oficinas do PMUS Carioca na AP3, na Nave do Conhecimento no Parque Madureira, e na Oficina de Transportes a Propulsão Humana no auditório do Centro Administrativo São Sebastião. Nossa missão: mostrar a realidade das bicicletas no dia a dia da cidade para um público ainda distante deste tema.

A apresentação na ASBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, no final de 2014, rendeu frutos. Fomos convidados para fazer a apresentação "A Bicicleta e o futuro das Cidades" no Seminário Tendências, tecnologia, segurança e controle da DTI Solutions. Empresas ligadas a arquitetura e construção civil puderam ter um panorama das mudanças que estão ocorrendo em nossas cidades. Novos públicos sendo alcançados em busca de cidades melhores.

A Transporte Ativo foi convidada apresentar os resultados das contagens realizadas em Alegrete na Câmara de Vereadores do Município, na Reunião de secretários da Prefeitura Municipal e do Seminário de Revisão do Plano Diretor na Unipampa e de um debate sobre Mobilidade Urbana na OAB. Tais desdobramentos, frutos das contagens realizadas em maio e junho de 2015, demonstram a importância de gerar dados para embasar ações em prol da mobilidade por bicicletas.

Iniciamos as séries históricas de contagens automáticas de bicicletas com o equipamento Eco -Counter. O objetivo é realizar contagens nas infraestruturas para bicicletas do Rio e repeti-las anualmente, para conhecer melhor a evolução do uso da bicicleta na cidade. Confira as contagens nas ruas Figueiredo de Magalhães e Toneleros em Copacabana e ruas Major Ávila e Barão de Mesquita na Tijuca. As contagens seguirão e sempre serão apresentadas à Prefeitura e seus departamentos ligados de alguma forma às bicicletas.
Saiba mais no Blog.

A cidade do Rio de Janeiro inicia a elaboração de seu Plano Estratégico para o período 2017 - 2020 e diversas ações para discutir o futuro da cidade para os próximos 50 anos. Iniciando o processo pelo seminário 'Diálogos com o Futuro - Território Integrado e Democrático', parte de uma estratégia mais ampla chamada Visão Rio 500. a Transporte Ativo foi convidada a participar e pretende estar presente em todo o processo de visão para o Rio do Futuro.

Pelo terceiro ano consecutivo participamos do Fórum de Bicicletas Manaus, que está em sua IV edição. Desta vez o tema central foi Novos Rumos da Bicicleta no Cenário Urbano. No painel “Os coletivos e suas ações em prol da bicicleta como meio de transporte”, buscamos mostrar como a Transporte Ativo vem trabalhando na busca de resultados concretos para cidades melhores, mais amigas das bicicletas e do ser humano.

 

Na IMPRENSA :
· Web serie - Rio de Bicicleta - #3 Transporte Ativo

· Estadão - Rio - Mapa colaborativo indica localização de ciclovias cariocas
· Brasil Econômico - Cariocas pedem mais vias e estações para as bicicletas.
· ECF - European Cyclists Federation - World Cycling Alliance: One Year Old.
· Revista 21 - Duas rodas e um milhão de possibilidades.
· Jornal O Tempo - Tempo de Bike - Pesquisa vai identificar perfil dos ciclistas de 10 cidades do Brasil.
· Radio CBN BH - Pesquisa Perfil do Ciclista.
· POP TV RS - Alegrete - Sessão Ordinária - 06 de agosto - Câmara Municipal de Alegrete.
· Câmara Municipal de Alegrete - Em sintonia com a comunidade.
· Ciclocidade - Pesquisa Ciclocidade/Transporte Ativo para conhecer o perfil de quem usa a bicicleta como meio de transporte começa a ser aplicada hoje.
· Matéria publicada em Jornais de Berlin, Koln, Frankfurt e outras cidades alemãs.
· Rodas da paz- Rodas da Paz realiza etapa Brasília na pesquisa nacional perfil do ciclista.
· Rio Ônibus - Nova faixa compartilhada: UCT promove treinamento para boa convivência com ciclistas.
· Canal Curta - Bicicleta, Sim. Episódio #1 (capacete).

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio: