Após um ano de atividades com patrocínio do Banco Itaú, em que foram realizados projetos como Rotas Bike Rio, contagens de bicicletas e impressos como o CTB de bolso e o guia De bicicleta para o trabalho, a aparceria é renovada por mais um ano. Cinco novos projetos foram aprovados e já estão em andamento. Alguns deles descritos abaixo neste boletim.

O Mapa cicloviário colaborativo do Rio pretende ser um banco de dados confiável e atualizado de tudo que o ciclista precisa. Agora em nova fase, contamos com atualizações e formas de colaborar muito mais ágeis, tornando-o mais completo a cada dia. Esse trabalho de atualização é um dos projetos em parceria com o Banco Itaú.
Saiba mais no blog.

Continuando com as contagens de tráfego de ciclistas, como apoio ao projeto Ciclorrotas para o Centro do Rio, mais três contagens foram realizadas, Av. Chile, Praça XV e Candelária. Ao conferir o movimento de bicicletas nestes locais, mais surpresas. Nestas contagens, a Transporte Ativo além da parceria com o ITDP, Studio X e ciclistas voluntários, contou com patrocínio do Banco Itaú.
Saiba mais no blog.

Fomos convidados, pela SMTR Rio, para apresentar algumas soluções de curto prazo e baixo custo para inclusão de facilidade para as bicicletas na cidade, tendo em vista as oportunidades que surgem com as obras que estão por vir. A reunião foi muito boa e alguns resultados já começam a aparecer. Além da tradicional busca por bicicletários de qualidade, o respeito pelo ciclista e pelo pedestre foi o foco principal.
Saiba mais no blog.

Desde 2006, desenvolvemos uma série de atividades em parceira com a PUC Rio. Neste final de ano estivemos novamente presentes com a palestra "A Bicicleta e o Futuro das Cidades", para a turma de Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental. Também participamos, como convidados externos, de banca avaliadora de projeto final de graduação em Arquitetura e Urbanismo com o tema "Sistema cicloviário como agente transformador da cidade", um belo projeto para a região de Madureira.
Saiba mais no blog.

Sempre em busca de inovações, informação e troca de experiência, a Transporte Ativo agora é parceira da consultoria dinamarquesa Copenhagenize. Unimos forças para levar às cidades brasileiras a experiência dinamarquesa somada ao conhecimento local da cultura das bicicletas. Em busca de soluções para cidades no que tange ao planejamento para bicicletas, infraestruturas e comunicação.

Para colaborar com informações em relação ao fluxo de ciclistas, um grupo de alunos da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, realizou uma contagem do trânsito de bicicletas na esquina da Broadway com a rua 116. Essa contagem certamente é motivo de orgulho para todos da Transporte Ativo, pois a metodologia utilizada em Nova Iorque foi desenvolvida por nós.
Saiba mais no blog.

Após a série de contagens realizadas no Centro do Rio, de outubro a dezembro, fizemos um relatório comparando e consolidando os dados destas contagens em um só documento. O resultado é um primeiro perfil ciclístico da região e uma boa base de dados para sustentar futuros projetos. Confira o relatório comparativo contagens Centro.
Saiba mais no blog.

 

As NOVIDADES do SITE:
Na página de informações agora disponível
o link Transparência TA, com todos os relatórios da organização. A página Contagens ganhou uma versão em inglês. Para os que ainda não conhecem nossa página no Instagram, agora existe um link na página de informações, com muitas fotos de bicicletas no Rio por lá.

 

NA IMPRENSA :
· Portal Mobilize, Ciclistas fazem 11.500 entregas por dia apenas em Copacabana.
· Conexão Jornalismo, Bicicletas no Rio.
· O Globo On Line, Ciclistas do Rio vão ganhar corredores especiais aos domingos.
· Jornal O Globo - Ancelmo Gois, Verão da Bicicleta.
· Jornal Destak, Já em janeiro ciclofaixa ligará o Aterro à Quinta.
· IPS News Agency, Bicycling to Work in Rio de Janeiro.
· Blog Vá de Bike, Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro.
· Revista Bicicleta, Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro, edição 023, Dezembro 2012.
· Jornal O Globo, Coluna Gente Boa, Transporte de Verão.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ... . . ...