Dando continuidade às atividades do BPP, em junho foi realizado em parceria com o Instituto Pereira Passos o "II Workshop Integração da Bicicleta ao Corredor de Ônibus T5". Assim como na primeira edição, estavam reunidos especialistas em transporte envolvidos com o projeto. Confira as apresentações do II Workshop.
Saiba mais sobre os workshops aqui.

Em maio, realizamos com apoio do Centro de Educação para o Trânsito da CET-Rio o curso "Introdução ao Mundo Cicloviário”, que visa sensibilizar e educar, técnicos, operadores e todos aqueles envolvidos com mobilidade na cidade. Os participantes puderam conhecer as vantagens e benefícios do uso das bicicletas nas cidade além de aprenderem o básico sobre como manusear este eficiente veículo.
Saiba mais no Blog.

O Metrô recentemente iniciou uma campanha de divulgação sobre a possibilidade de transporte de bicicletas aos domingos e feriados e vem desenvolvendo o projeto “Metrô & Bicicletas” que prevê bicicletários seguros, em áreas fechadas, em algumas estações. A Transporte Ativo participa do projeto e em breve traremos novidades.

A roda não pode parar de girar e dando continuidade ao bom relacionamento com o Metrô Rio, levamos à eles uma apresentação sobre Bicicletas Públicas. Mostramos os conceitos envolvidos, a história e pontos de interesse para o Metrô Rio, para a cidade e para o cidadão. Assista a apresentação clicando aqui.

À convite do CED/CET-RIO/SMTR, participamos do dia da Ação Global. Apresentamos o vídeo Cycling Friendly Cities, o programa “Cidades e Soluções” sobre bicicletas e distribuimos mais de mil folhetos da Campanha Pedale Legal. O público era em sua maioria composto de professores da rede pública municipal e agentes da Guarda Municipal. Ambos excelentes multiplicadores do conhecimento passado.

Fomos indicados pela Prefeitura do Rio de Janeiro a prestar consultoria para a universidade IBMEC. Recentemente eles adotaram a praça no entorno do campus no centro do Rio. A Transporte Ativo ofereceu todo o suporte para que fossem instalados bicicletários adequados na praça. A infra-estrutura já está em funcionamento em local seguro e seguindo as orientações que fornecemos. Mais uma opção para estacionar sua bicicleta com segurança na região.
Veja a foto ampliada no Flog.

Pelo quinto semestre consecutivo, realizamos o Seminário "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas" na PUC Rio. A atividade já é parte do calendário da cadeira de Jornalismo Ambiental, disciplina ministrada pelo professor André Trigueiro.
Saiba mais no Blog e clicando na foto.

Na semana do Meio Ambiente o transporte e a mobilidade por bicicleta foram falados, discutidos e praticados em muitos lugares. Para debater o tema, a Transporte Ativo visitou a Fundição Progresso no Rio de Janeiro. Lá aconteceu o evento Viva Verde cujo lema é fazer um dia de ação e festa do ambiente e cultura. Estivemos lá para ministrar a oficina "Mobilidade e Transporte Sustentável".
Saiba mais no Blog.

No último sábado de junho a Transporte Ativo participou do “Pic-Nic Intervenção”. O evento, organizado pelo Coletivo Nuvem, visa contestar os usos da cidade através de uma “ocupação” com pessoas de um algum espaço público, em geral subutilizado. Realizado mensalmente, o Pic-Nic traz sempre um tema para ser debatido e a TA compareceu para falar o papel da bicicleta nos tranportes do século XXI e realizar uma oficina de manutenção de bicicleta.
Saiba mais no Blog.

 

As NOVIDADES do SITE:

BANCO de DADOS:
BIBLIOTECA :
Estratégias de Implementação para Bicicletas Públicas.
Avaliação dos impactos de restrições ao trânsito de veículos - Tese de Mestrado de Margarida Maria Lourenço Cruz, Universidade Estadual de Campinas

NA IMPRENSA :
· Jornal O Globo, Barra, Pedalar para desatar o nó do trânsito.
· Jornal O Globo, Zona Sul, Pedaladas contra o trânsito, com o parceiro Bike Tech.
· Site G1, Especialista critica projeto de uso de bicicleta como transporte no Rio.
· Radio Band News FM, Rio de Janeiro, entrevista no programa Ricardo Boechat.
· Band TV, Jornal do Rio, Bicicleta como meio de transporte.
· Radio MEC AM 800khz, Programa Atualidades, Debate: O Sistema de Transportes no Rio.
· Revista do Síndico, Vou de bicicleta - RJ, edição Maio / Junho.
· TV Brasil, Reporter Brasil, Plano de Transporte em Bicicletas para o Rio.
· TV Brasil, Programa Atitude, Bicicletas e o Meio Ambiente.
· Jornal O Dia, Bicicletas de aluguel.
· Site Prefeitura Municipal de Mesquita- RJ, Mesquita inicia projeto cicloviário.
· Revista Morar Bem, suplemento do jornal O Globo, Cidade Ciclovia.
· Site Opinião e Notícia, Rio de Janeiro é considerado a capital nacional da bicicleta.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br