O ano começou movimentado, as bicicletas estão circulando cada vez mais, o assunto tem estado presente nas mais diferentes esferas e a Transporte Ativo segue pedalando junto.

Para dar boas vindas à 2008 a Transporte Ativo traduziu para o português o folheto Guia para pedalar no dia a dia da Cycling Advocates Network - Nova Zelândia. São dicas objetivas para uma boa pedalada.
Saiba mais no Blog.

A Prefeitura em parceria com a Sul América, começou a instalar os novos bicicletários da Orla. Os modelos não são os já aprovados pela TA. Para conferir a qualidade e como usar, fizemos um "teste drive" no protótipo instalado no Posto 9 em Ipanema. Após a visita elaboramos um relatório, com nossas impressões e sugestões de melhorias.O documento foi apresentado ao Instituto Pereira Passos e todas as sugestões foram aprovadas.
Saiba mais no Blog.

Também faz parte do projeto da Sul América uma campanha publicitária promovendo o uso das bicicletas na cidade e o "SOS Bike", serviço móvel de atendimento mecânico aos ciclistas. O SOS Bike está sendo operado pela parceira Bike Tech.
Assista o vídeo.

A TA segue impulsionando as bicicletas em outros projetos também. Junto a iniciativa privada e a secretaria de Saúde do Rio de Janeiro vamos ajudar a promover o uso da bicicleta como forma de combater o sedentarismo. O foco é o esporte e lazer, o papel da TA em ambas as iniciativas é inserir as magrelas no dia a dia das pessoas. Mas o leque de possibilidades é amplo. Temos focado também o uso da bicicleta como meio de transporte e alimentador do transporte público. Trabalhamos junto a Secretarias de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, alguns municípios do interior e o Metrô Rio. Em breve traremos mais notícias.

No centro do Rio de Janeiro acabou de ser inaugurado mais um estacionamento subetarrâneo, o Santa Luzia. Visitamos as obras há 1 ano e meio e constatamos na planta que havia a previsão de um bicicletário e vestiário para ciclistas, confira. Com as obras já concluídas, voltamos lá e constatamos que o projeto completo ficou na planta. As bicicletas, ainda, não são aceitas. Já estamos trabalhando para que o edital de concessão seja respeitado, como ocorreu com o o estacionamento da Cinelândia. Os órgãos de fiscalização e a imprensa já foram contactados. Manteremos todos informados sobre o andamento

Em fevereiro inauguramos a coluna mensal Duas Rodas no Jornal Ambiental digital Oikos, voltado ao público jovem. Mensalmente a diretoria da Transporte Ativo publicará textos sobre o que a bicicleta representa nos dias atuais, o que ela foi no passado e, ainda, alguns olhares sobre o possível futuro das bicicletas em nossas vidas e seus benefícios para o equilíbrio da natureza.
conheça a coluna.

O Grupo de Planejamento Cicloviário do Rio de janeiro, promoveu um seminário onde foram apresentadas as propostas de projetos existentes para a região da Tijuca, Zona Norte. Foram projetos da Secretaria de Transportes, Meio Ambiente, Urbanismo e da Sociedade Civil levados pela Transporte Ativo que convidou o cicloturista Thiago, morador do bairro, que há muitos anos já tem rabiscado um projeto muito semelhante a proposta da SMTR e a Isabela Ledo que apresentou seu projeto final em andamento no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
Saiba mais no Blog.

No dia 29 de fevereiro a Bicicletada Bissexta tomou o país, com as bicicletas tomando as ruas de diversas cidades. Estivemos presentes na bicicletada Carioca e na Paulistana. No Rio, aconteceu a inauguração da Praça da Pedivela e em São Paulo 150 "famosos" pedalaram na chuva. A celebração se estendeu pelo Brasil e pelo mundo, Curitiba, Aracajú, Londres, Bangkok, San Diego...
Saiba mais no Blog.

 

As NOVIDADES do SITE:

BANCO de DADOS:
Nova seção na "biblioteca" sobre a sensação do momento, as Bicicletas Publicas.
Link para site sobre a eficácia do uso do capacete para bicicletas - cyclehelmets.org
Novo link em espanhol para o texto "Como evitar de ser atropelado pelos carros".

NA IMPRENSA :
Jornal Zero Hora, Porto Alegre, Bicicleta ganha espaço no Trensurb.

Site Trensurb, Viagem Inaugural neste domingo dá início ao programa Ciclista Trensurb .
Rádio Guaíba, RS - Guaíba Notícias - Bicicletas no Trensurb
Revista FENAE Agora, A bicicleta como solução, edição nº 54, Janeiro.
TV Brasil, Notícias do Rio, Manutenção das ciclovias Cariocas, 14 / 01 às 12:30

Site do Instituto Pereira Passo, Workshop de Ciclovias no IPP
Canal Futura, reprise Programa Cidades e Soluções - A hora e a vez das bicicletas,
Canal Futura, reprise Programa Cidades e Soluções - Uso de bicicletas no Brasil,
Revista Vida Simples - Troque o carro pela bicicleta - só no site

TV ALERJ - Programa Debates - A bicicleta como meio de transporte

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br