Por conta do sucesso da ação na Cinelândia em maio, passamos a fazer um levantamento dos estabelecimentos comerciais que estão cumprindo as normas para bicicletários exigidas pela lei complementar nº 77 de 28 de abril de 2005 que dispõe sobre a obrigatoriedade de bicicletários em shopping centers e hipermercados da cidade do Rio de Janeiro.
Começamos pelo Botafogo Praia Shopping, que não está cumprindo a determinação apesar da demanda. Nas mesmas condições está o Shopping da Gávea. A Prefeitura promulgou a resolução SMG Nº 745 de 8 de AGOSTO DE 2006 que dispõe sobre os procedimentos para o cumprimento da lei complementar 77/05. Estamos de olho para conferir se a fiscalização está sendo feita.

Botafogo Praia Shopping. ... Rua Santa Luzia
Ao mesmo tempo, continuamos acompanhando e pressionando a instalação do bicicletário da Cinelândia e também já checamos o novo estacionamento subterrâneo na Santa Luzia ainda em construção.

Em julho estivemos em São Paulo para o II Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, parte da Missão Locomotives 2006, aonde foi dado o primeiro passo para a criação da União Nacional de Ciclistas. Por lá, só rodamos de bicicleta. Zé lobo, João Lacerda e Eduardo Bernhardt representaram a TA no encontro.
....................................
Curso de Sensinbilização Cidadã e Mudança de Comportamento com Carlos F. Pardo GTZ-SUTP, em Sampa. Zé Lobo e João Lacerda estiveram lá em busca de conhecimento e informação. Para nossa surpresa, fomos citados como exemplo de ação cidadã através da diplomacia.

Ao longo da semana seguinte, João Lacerda participou da conferência “Iniciativa de Ar Limpo nas Cidades da América Latina” aonde pode fazer importantes contatos, tais como com Enrique Peñalosa, como também aprender o papel fundamental da bicicleta como meio simples, barato e eficiente de ajudar as cidades a melhorarem a qualidade do ar.
.........................................
Na semana seguinte, Zé lobo, participou e palestrou sobre Comunicação e Promoção ao Uso da Bicicleta no "Workshop Internacional Sobre Planejamento e Implementação de Sistemas Cicloviários" em Guarulhos SP.
O workshop foi excelente reunindo quase 100 participantes de várias partes do páis. Todos buscando conhecimento para uma melhor qualificação do planejamento cicloviário a ser implantado em suas cidades.
Clique aqui para acessar todas as apresentações do workshop.

Clique aqui para baixar a apresentação "Comunicação e Promoção ao Uso da Bicicleta" em PDF.

Ainda em julho, João Guilherme Lacerda foi aceito no “Youth Program” do Carfree Network para ir ao evento Towards Car Free Cities VI em Bogota na Colômbia aonde estará na semana do dia 22 de setembro, levando nossas experiências e trazendo novas informações para o Brasil.

Após acidente na Avenida Lauro Sodré, a proteção da Ciclovia Mané Garrincha em frente ao Rio Sul ficou danificada oferecendo perigo aos ciclistas. Avisamos às autoridades responsáveis e como a solução seria demorada, fomos lá e removemos todas as ferragens que ofereciam perigo aos ciclistas.
.......... ..........

Rolou também um workshop de Mecânica e Ajustes Básicos para Bicicletas, entre os membros da Tranporte Ativo. Este workshop, irá se desmembrar em módulos de diferentes níveis que serão abertos a todos. Divulgaremos em breve!

Qual é a maneira mais rápida, econômica e prática de se deslocar em grandes cidades? Qual é a solução para o cada vez mais amarrado trânsito no Rio de Janeiro e em outras grandes cidades brasileiras?
No dia 31 de agosto, realizamos o "Desafio Intermodal". A saída foi da Central do Brasil, às 18h, com destino à Praça Antero de Quental, no Leblon. Todos os participantes deviam passar pela estação do metrô Siqueira Campos.
As instruções eram simples: todos dtinham de respeitar as leis de trânsito e as regras de segurança de cada meio de transporte. Além disso, os motoristas do automóvel particular e o ciclista deveriam estar com seus veículos estacionados na largada e deveriam estacioná-los para chegar ao ponto de encontro final como pedestres.
Os dados coletados serão enviados para as autoridades de tráfego na forma de um relatório. É uma tentativa de incentivo ao uso da bicicleta como alternativa de transporte.
O Desafio teve cobertura da TV Globo e do Jornal do Brasil, contamos ainda com a presença do Thiago Bennichio do Apocalipse Motorizado. Clique para ve as matérias.

TV1, TV2, TV3, TV4, JB, Site RJTV

Contamos agora com um grupo Transporte Ativo no YouTube!
Clique aqui para conhecer a página e os vídeos.

 

AS NOVIDADES DO SITE:
Já estão no ar os resultados da pesquisa Pedale Legal!

Clique aqui para conhecer.

Na seção "Quem somos", passamos a conhecer o nosso colega Eduardo Bernhardt, que acredita que a bicicleta e os demais veículos à propulsão humana podem melhorar a qualidade vida nas cidades e para isso que começou a se dedicar à Transporte Ativo.

No BANCO DE DADOS várias novidades:

VÍDEOS:
Um maravilhoso vídeo de Thiago Benicchio da 46ª Bicicletada. O vídeo Cycling Friendly Cities está legendado em prortuguês para alcançar um número maior de pessoas.

Também um link para um vídeo educativo muito descontraído ZOOM de Lima no Peru e ainda uma excelente entrevista com Enrique Peñalosa para o New York City Streets Renaissance.

BIBLIOTECA:
um site com dados comparativos de gasto de gasolina, tabaco, etc. com o preço de uma bike nova. www.plegabike.com

LEGISLAÇÃO
A Lei nº 10.907 de 1990, SP, que DISPÕE SOBRE A DESTINAÇÃO DE ESPAÇOS PARA CICLOVIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. já está disponível.

CICLO-ROTAS
Rotas no site Bikely para o Rio de Janeiro estão sendo traçadas por nós e por outros ciclistas do Rio, veja os trechos clicando aqui.

CICLOVIAS DO RIO
Também estamos traçando rotas no bikely para as ciclovias cariocas. As sete primeiras ciclovias relacionadas em nosso site, já estão com links para as imagens de satélite e acrescentamos um link para o excelente vídeo de José Maurício de Barros sobre as Ciclovias do Rio .

Veja nossa programação para setembro aqui.
E para o dia 22 de setembro em todo o Brasil aqui.


Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br