A fundação da UCB no III Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicletas foi o ponto alto de um movimento que já vem se consolidando à quase três anos a União de Ciclistas do Brasil.
O encontro foi um sucesso, mais de 80 pessoas de 22 cidades em 5 países, representando 18 organizações brasileiras e 5 estrangeiras mais a presença de representantes de oito órgãos da prefeitura local, presenciaram uma
mostra de exemplos de ações da sociedade civil em prol da mobilidade por bicicletas no Brasil e em outros países. Para encerrar o evento um memorável passeio com 40 convictos promotores de bicicletas.
Saiba mais no Blog. Conheça o programa.

Em parceria com o Instituto Pereira Passos - IPP, ITDP, I-CE, GTZ e fundação Clinton, realizamos o Workshop de Planejamento Cicloviário e Transporte Público. Cujo foco foi local e teve como principal objetivo qualificar os mais de 80 técnicos da Prefeitura, CET-Rio, SuperVia, Metrô e Secretarias de transportes presentes, para a futura implantação de bicicletários nas estações de trens, metrô, barcas e terminais rodoviários assim como facilidades de acesso às estações previstos no programa 'Rio o Estado das Bicicletas".
Saiba mais no Blog. Conheça o programa do workshop.

A Transporte Ativo esteve presente na 5ª Reunião anual da AMTU, Agência Metropolitana de Transporte Urbano, aonde foi apresentado pela Secretaria de Transportes o programa "Rio o Estado da Bicicleta". O programa é extenso e tem seu enfoque principal na integração de bicicletas ao sistema de transportes públicos, inclusive com a possível adoção de um sistema de bicicletas públicas.

Para qualificar as intenções do Estado com o objetivo de promover o uso da bicicleta, a Transporte Ativo promoveu um encontro entre os diretores do I-Ce que estavam no Brasil e o Governo do Estado em busca de melhores soluções para infraestruturas através do Bicycle Partnership Program com o Estado do RJ. Foi assinado um Acordo de Cooperação aonde o I-Ce entra com o expertise e o Estado com o projeto e execução.

Fechando o ano boas notícias no Rio e em Porto Alegre. No Rio o Decreto nº 28879 de 17 de Dezembro de 2007, da Prefeitura que permite a adoção das ciclovias visando sua manutenção e também a implantação e manutenção de bicicletários. A Sul América, maior seguradora de carros do país saiu na frente, começa a incentivar o uso das bicicletas através de parceria que prevê instalação e manutenção dos bicicletários da cidade.
Em Porto Alegre
a partir do dia 6 de janeiro bicicletas serão aceitas no metrô aos domingos e feriados, um passo a frente no sul do país. Com a adesão de mais uma importante capital, que a idéia sirva de exemplo para todo o país.
Saiba mais no Blog.

Também uma pedalada de confraternização pelas engarrafadas ruas e avenidas de Botafogo- RJ, com direito a bate papo sobre a bicicleta na cidade antes e depois. Éramos poucos, mas decididos a em 2008 proseguir buscando uma maior inclusão da bicicleta em nossa cidade.
saiba mais no Blog.

As parceiras com Alternation, Bike Tech e All Track foram renovadas para o ano de 2008. Assim garantimos a cobertura de todas as despesas fixas previstas para o ano e ainda fazemos um pequeno caixa para algumas necessidade como ações inesperadas ou material promocional.
A promoção Dahon/TA que oferecia bicicletas da marca a preços especiais para associados e amigos da Transporte Ativo, está temporariamente suspensa para adequação a realidade de ambas as partes, em breve traremos notícias sobre o assunto.

.................. ..............................

Transporte Ativo abre base na capital paulista. Desde de 1º de janeiro, João Guilherme Lacerda está baseado em São Paulo. Continuará de lá seu trabalho na TA carioca e também nos representará em atividades locais expandindo ainda mais os horizontes da promoção ao uso de bicicleta feita pela Transporte Ativo.
Saiba mais no Blog.

A programação para 2008 já está montada. Vamos repetir os já tradicionais Desafio Intermodal, Vaga Viva, 22 de Setembro, Pedal Eleitoral e continuar buscando formas de promover o uso urbano das bicicletas para que cada vez mais pessoas utilizem mais bicicletas mais vezes.

 

As NOVIDADES do SITE:

BANCO DE DADOS:
Novos links para as apresentações do III Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicletas e do Workshop de Planejamento Cicloviário e Transporte Público .

VÍDEOS :
Na virada do ano mais uma prova da agilidade e eficiência dos transportes ativos.

NA IMPRENSA :
Site Governo do Estado do Rio de Janeiro, Transportes Debate Uso Intensivo da Bicicleta.
Site Sidney Rezende, "Rio - Estado da Bicicleta" está em fase final.

Site Thalamus, Rebouças Sob Duas Rodas.
Entrevista com José Lobo no programa Sem Censura TVE Brasil.
Folheto TA no Site Rodrigo Dantas.
Site Perkons

Revista do Bicicleteiro, IPB Premia Melhores Iniciativas pró Mobilidade por Bicicleta.
TV Record, programa Tudo a Ver, A cidade está preparada para os ciclistas?
Revista Bike Action, Edição nº 86, Sustentabilidade.
Site Ministério das Cidades, Ciclistas poderão transportar suas bicicletas no Trensurb.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br