Setembro começou no dia seguinte ao Desafio Intermodal, a notícia correu o país e gerou 30 diferentes matérias sobre o assunto. Além do evento no Rio houveram desafios em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Santo André. A sequência de eventos serviu para mostrar algumas vantagens das bicicletas e outros modais em relação ao veículo particular e propicia um comparativo entre o resultado de diferentes cidades.

Tivemos a oportunidade também de repassar nossas experiências na realização do Desafio Intermodal para algumas destas cidades colaborando para o sucesso das realizações.

As ações envolvendo a promoção das bicicletas e cidades mais humanas realizadas neste período geraram o número de recorde de 53 materias na mídia de várias partes do país expondo as vantagens das bicicletas. Trinta e uma destas matérias diretamente ligadas à Transporte Ativo.
Clique aqui para ver o boletim de nossas atividades ligadas ao Dia Mundial sem carros.
E aqui para baixar a lista de matérias publicadas.



Durante este período, João Guilherme esteve em Bogotá, Colômbia, para a conferência Towards Car Free Cities VI da World Carfree Network. Lá, ele pode comprovar como cidades se tornam mais humanas, mesmo sem muito dinheiro. A capital da Colômbia é exemplo mundial por ter priorizado o espaço dos pedestres em amplas e agradáveis calçadas. O centro da cidade conta cada vez mais com ruas somente para pedestres ou fechadas ao trânsito de automóvel de sexta à domingo durante todo o dia. Além disso, são mais de 300km de ciclovias e um sistema de transporte de massa eficiente. A mensagem transmitida e vivida nas ruas de lá é que ricos e pobres tem o direito de viver e se locomover em uma cidade para todos.

No dia 3 de outubro, Zé Lobo e Claudia Tavares, do Instituto Pereira Passos, participaram de uma entrevista sobre transporte sustentável no programa “Ecologia e Cidadania” com Fernando Guida na Interativa. A transmissão foi ao vivo para Web TV e o canal 36 da Net. Clique aqui para assistir ao programa.

No dia 6, o Blog Transporte Ativo entrou no ar com força total tendo sido atualizado com as atividades da TA quase que diariamente. Confira!
Clique na imagem para acessar o Blog.

Na terça feira 10 de outubro, a Transporte Ativo visitou a Recicloteca para dar a palestra “Mobilização para o Transporte Sustentável”. Durante as 2 horas, Zé Lobo apresentou diferentes módulos. No primeiro a TA e suas atividades. Depois, falou sobre as bicicletas como veículos ao longo da história e seus diferentes usos. Desde veículos de reis e nobres no fim do século XIX até sua importância para os trabalhadores durante o século XX. No terceiro módulo, as cidades e no quarto as bicicletas na cidade. Por fim um apanhado das atividades da TA para promover o uso das magrelas no ambiente urbano.
Mais informações no blog.

A Transporte Ativo, junto ao Planet Roller e Rio Inline ajudou na organização do II Campeonato Carioca e Etapa Rio da Copa Brasil de Patinação de Velocidade. Apoiando hoje as crianças que amanhã estarão se deslocando de patins pelas ruas das cidades.
Os patins são também um meio de transporte ativo. As rodas são menores ficam presas aos pés, não existem freios. Show de destreza e equilíbrio em altas velocidades. Atletas profissionais são capazes de manter uma média de 40km/h durante uma maratona. Reles mortais passeiam e se deslocam a uns 20km/h pelas ruas, ciclovias e áreas de lazer das cidades.
clique na imagem ao lado para assistir o vídeo.

Uma pedalada diferente para os cariocas na manhã de sábado 28 de outubro. Saindo de Laranjeiras, fomos até a Tijuca. O motivo foi nobre. Levamos para as crianças soropositivas do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) o leite em pó que foi arrecadado em palestras na Recicloteca.
Na foto, mesa repleta na enfermaria do Hospital Universitário, solidariedade sobre rodas e missão cumprida.
Mais informações no blog.

Domingo de eleições também pode ser dia de pedalada. Membros da TA e alguns amigos cruzaram por diversas zonas eleitorais e após cada voto, seguimos.
A saída foi do Arpoador, pela manhã. O ponto final, no início da tarde, Vila Isabel. Todos carregaram nos punhos uma bandeira: a bicicleta em suas diferentes formas.
Ciclistas unidos para cumprir o dever cívico de votar e, de quebra, comprovar o poder da bicicleta: unir pessoas e transformar as ruas da cidade em espaços mais agradáveis.

Mais informações no blog.

Na manhã do dia 31 de outubro, a Transporte Ativo esteve em sala de aula.
Fomos convidados a dar uma palestra para os alunos da disciplina de Jornalismo Ambiental na PUC-Rio. Tivemos uma excelente receptividade e, ao final da apresentação, fomos brindados com uma enxurrada de perguntas sobre mobilidade e bicicletas na cidade.
Mais informações no blog.

AS NOVIDADES DO SITE:
O site agora tem uma nova pagina "mais info", aonde estão os links para o Blog, Fotolog, Grupo no You Tube e informativos anteriores.

Na BIBLIOTECA, foi acrescentado um link para todas as apresentações feitas no WorkShop Internacional sobre Planejamento e Implementação de Sistemas Cicloviários em Guarulhos no mês de agosto. Muita informação relevante e de qualidade para o planejamento cicloviário.
Já está disponível também o Relatório do Desafio Intermodal Carioca.

A seção IMPRENSA ficou lotada esta mês, com destaque para a estréia em matérias de rádio.
A primeira da Agência Radio Web que obteve 81 aproveitamentos de rádios por todo o país. Considerando a população das cidades-sede de cada rádio, a audiência potencial foi superior a 21 milhões de pessoas. Caso apenas 20% ouve a emissora, o conteúdo teve mais de 4 milhões de ouvintes. Ouça a matéria clicando aqui.

A segunda, uma entrevista ao vivo de 12 minutos para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro durante a realização da Vaga Viva. Destaque também para duas aparições na coluna Gente Boa do jornal O Globo.
................
e no portal COMPET
, programa nacional do Ministério de Minas e Energia de racionalização do uso de derivados do petróleo e do gás nautral.

Clique aqui para ver todas as matérias.


Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br