Com o intuito de divulgar entre os associados, os acontecimentos dos últimos meses, criamos essa newsletter para que as novidades tanto do site quanto das ruas, sejam conhecidas por todos.

Em outubro dois eventos marcantes. No salão Duas Rodas em São Paulo, a Transporte Ativo representada pelo Zé Lobo recebeu no dia 21 o "Prêmio ANTP-Abradibi para estímulo ao uso de bicicletas" na categoria "Melhor Iniciativa de Promoção e Incentivo ao Uso da Bicicleta".
..................................


Menos de uma semana depois, na quinta feira 27, um grande evento para os que pedalam e querem pedalar mais pelo Rio. O lançamento do livro "Ciclovias Cariocas" uma iniciativa do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos com projeto editorial de Roberto Ainbinder coordenador do GT Ciclovias Carioca. Além de conter belas imagens de bicicletas cidade afora, o livro visa incentivar ainda mais os deslocamentos por bicicleta na cidade, aproximadamente 4% do total na cidade do Rio de Janeiro, ou 645 mil viagens diárias, mais que os trens suburbanos ou metrô. Para marcar presença na noite de autógrafos, os ciclistas foram convidados a irem vestidos em grande estilo e naturalmente pedalando, com direito a tiquete de estacionamento e tudo no local.
..................................

Já no site, muitas novidades nos últimos dois meses. A mais recente delas o vídeo Sociedade do Automóvel de Branca Nunes e Thiago Benicchio agora disponível no banco de dados virtual da Transporte Ativo.


Outra boa notícia publicada recentemente foi sobre o Velo Mundial 2006 Conferência Internacional de Planejamento Cicloviário, que acontecerá na Cidade do Cabo, África do Sul em março de 2006. A idéia é concentrar conhecimento, experiências e visões de como promover o uso de bicicletas e politicas favoráveis à estas, em todos os continentes, contribuindo para o avanço deste meio de transporte sustentável, acessível e saudável. Ideais em sintonia com a TA.


Na seção "Quem somos", passamos a conhecer o nosso colega Cristiano Hickel do Rio Grande do Sul. Ciclista desde criançinha, cicloturista desde 1993 e atualmente estudante de Engenharia Ambiental atuando para conciliar a paixão pela bicicleta ao seu trabalho no Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais em Porto Alegre.


Setembro foi um mês especial. Teve o dia 22 com a jornada mundial "Na cidade sem meu Carro". Mesmo sem que as prefeituras abraçassem oficialmente a idéia, a TA fez valer o dia em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Na capital carioca a administração oficial deu uma força imprimindo os panfletos que foram distribuídos na véspera para diversos motoristas presos no trânsito.

Em Porto Alegre o 22 de setembro foi marcado pela irreverência. Com ciclistas engravatados indo ao trabalho e uma reportagem para o jornal local da Bicicletada especial à fantasia.
..................................
Na Cidade Maravilhosa, foi a vez de unir patinadores e ciclistas no já tradicional Patinight saindo da Praia do Arpoador e cruzando os bairros de Ipanema e Leblon contagiando as pessoas pelas ruas e aproveitando para panfletar um pouco sobre o Dia Mundial Sem Carros.

No entanto a seção que contou com o maior número de novidades foi mesmo o Banco de Dados. Na parte de segurança, está lá link para o guia "Bike na Rua" do Cléber Anderson. Tem também o "Street Smart" em inglês do pessoal do site bikexprt.com

A seção também é polêmica. Um artigo muito bem fundamentado escrito por Antônio Carlos de Mattos Miranda e Fabrício José Barbosa debate as vantagens e desvantages do uso do capacete para os ciclistas. E a última novidade para os que querem saber mais sobre segurança apesar de também estar no idioma bretão vale o esforço. São informações do International Bicycle Fund trazendo uma extensa literatura sobre segurança para bicicletas.

O banco de dados também ganhou mais informações na seção clipping. São as bicicletas em Brasília, uma reportagem do jornal local de Brasília DFTV. Um farto material sobre planejamento cicloviário no site do Velo Mondial. Uma crítica de um especialista em transportes contra os benefícios concedidos às montadoras e a favor da limitação do uso de automóveis. Tem também informações apresentadas por Fábio Darcy falando sobre como agir quando acidentes acontecem. E por último, uma série de reportagens escritas por Fábio de Castro no site reportersocial.com.br sobre as bicicletas na cidade.

Na seção de links, sites para todos os gostos, sempre relacionados a bicicleta, com uma honrosa exceção o site da Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade do Rio de Janeiro, com imagens e informações sobre a situação do trânsito na capital carioca.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo
www.ta.org.br