“A Caminho da Escola”

O Centro de Comunicação e Educação para o Trânsito da CET-Rio desenvolve projetos de educação para o trânsito nas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro.

Um dos projetos é o “A Caminho da Escola“, cujo objetivo é conscientizar as crianças sobre comportamentos seguros no trânsito e os cuidados que elas devem adotar no caminho para a escola.

O projeto é dividido em três etapas. A primeira é uma apresentação teatral.

Diante da grande aceitação, receptividade e interesse despertado nas crianças, consideramos a possibilidade de transformar o texto da peça em uma história em quadrinhos, tendo em vista a necessidade de material educativo para distribuição.

 



“Travessia Escolar Monitorada – Anjos da Escola”

No período de 2000 a 2007, mais de 8 mil crianças morreram em acidentes de trânsito e 180 mil ficaram feridas, segundo pesquisa publicada pelo DENATRAN, em 21/10/2008. O alto índice de acidentes é motivo de preocupação para as autoridades públicas. A CET-Rio como responsável pelo trânsito de nossa cidade e reconhecendo a necessidade de criar meios para minimizar estes impactos está lançando o Projeto de “Travessia Escolar Monitorada – Anjos da Escola”.

Este projeto visa o monitoramento e a orientação da travessia de escolares em frente aos seus estabelecimentos de ensino, por monitores capacitados e treinados pela CET-Rio.

A primeira turma, composta por inspetores de escola e voluntários, iniciará no próximo dia 24/08/09 o curso de formação de monitores, que será ministrado na Escola Municipal Professor Coqueiro localizada na rua Felipe Cardoso nº 750, Santa Cruz.

As escolas que participarem do Projeto terão suas travessias sinalizadas, para reforçar a segurança dos pedestres. Seus monitores receberão uniformes diferenciados, de forma a identifica-los incentivando seu comprometimento na co-responsabilidade da orientação dos estudantes para uma travessia segura.

Temos a responsabilidade de proporcionar ao público escolar um valioso instrumento de conscientização quanto ao trânsito seguro, e o cuidado que as crianças devem ter a caminho da escola.

 



“Educação cicloviária”

Este curso tem como objetivo difundir uma melhor conscientização e formação de uma cultura apropriada para o uso da bicicleta como um veículo urbano na cidade do Rio de Janeiro.

Para uma cidade alcançar o desenvolvimento sustentável, é necessário em primeiro lugar, que atributos como acessibilidade e mobilidade sejam fortemente considerados conjuntamente com todo e qualquer impacto ao seu meio ambiente. A qualidade de vida das pessoas ao redor dos corredores de transportes depende desta preocupação conjunta. No entanto, o que vemos hoje são as grandes cidades enfrentando diversos problemas como, por exemplo, um trânsito congestionado e a nociva emissão de gases como conseqüência, lançados na atmosfera pelos automóveis.

Na tentativa de minimizar o problema deveremos atingir novos paradigmas, com mudanças de valores para o uso racional dos automóveis, na insistência de maiores investimentos em transporte coletivo e no fomento do uso de meios de transportes alternativos como a bicicleta.

Neste sentido, o Curso de Educação Cicloviária nos possibilita vislumbrar este cenário futuro, capacitando os técnicos em transporte, urbanistas e também os condutores de bicicleta. O uso seguro da bicicleta (regras de conduta), conhecimentos em infra-estrutura, legislação e o ensino de planejamento para uma cidade que considere a bicicleta como meio, são as bases para este caminhar, vislumbrando a possibilidade de no futuro contarmos com este meio de transporte em nossas vidas e seus benefícios para o cidadão, a cidade, o trânsito e o meio ambiente.

 



“AURA – Área Urbana de Redução de Acidentes”

Para reduzir os índices atuais, a Prefeitura através da CET-Rio, implementa o projeto AURA - Área Urbana de Redução de Acidentes.

O Projeto AURA prevê intervenções nas áreas de Engenharia, Fiscalização, Operação e Educação para o Trânsito.

O objetivo é oferecer mais segurança no trânsito, para isso o programa será implantado nas 100 vias com maior índice de acidentes.

O projeto é implantado em áreas com intervenções recentes e monitorado durante 5 dias por operadores da CET-Rio.

São colocados faixas, galhardetes e um balão inflável para que as pessoas identifiquem que estão entrando em uma via com alto índice de acidentes e adotem uma postura mais prudente.

A iniciativa visa à redução de acidentes, assim como oferecer mais segurança no trânsito à população carioca. A meta da Prefeitura é diminuir em 15% os acidentes com vítimas até 2012.