Juntamente com as organizações locais, Grupo Charlas Urbanas e Grupo Trilha Aventura, realizamos, duas contagens de fluxo de ciclistas na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Foram as primeiras contagens realizadas numa cidade pequena e também em território gaúcho. Apesar de já ter uma expectativa de que seria grande o fluxo de bicicletas, os números foram surpreendentes, apesar do clima!
Saiba mais no blog.

Escrito a várias mãos por quem está envolvido no dia a dia com a promoção da bicicleta como meio de transporte, foi lançado simultaneamente em 9 capitais brasileiras, incluindo o Rio de Janeiro, o livro “A bicicleta no Brasil 2015". O livro aborda o cenário atual da bicicleta no brasil em relação ao mercado e à atuação da sociedade civil, com informações sobre a realidade de 10 capitais brasileiras.
Saiba mais e adquira o seu.

Orgulhosamente fomos convidados a apoiar e opinar na edição do Manual de Deslocamento Ativo, Corrida como meio de transporte. Construído de modo colaborativo, encabeçado pelas equipes da corrida amiga e do The Run Commuter, tem o objetivo de fornecer informações e orientações sobre o uso da corrida como meio de deslocamento de um modo prático, saudável e sustentável.
adquira o seu.

O ITDP Brasil, em parceria com a Transporte Ativo e o Studio-X Rio, promoveu um encontro com representantes da sociedade civil para construir de forma colaborativa diretrizes e ações para a política cicloviária da cidade "Política cicloviária do Rio: como queremos avançar?". Esse é o segundo de uma série de contribuições que esperamos levar para o processo de elaboração do plano de mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro, o PMUS.
saiba mais.

Mais uma etapa do processo colaborativo para o Plano de Mobilidade Urbana sustentável Carioca, o PMUS-RJ, em mais uma parceira entre TA, ITDP e Studio X, realizamos o Brainstorm ciclorotas.app com Daniel Perlin. Trata-se da continuidade do projeto Ciclo Rotas Centro, agora visando abranger toda a cidade através de um processo com participação direta de usuários de bicicleta.
saiba mais
.

Em breve serão 10 anos de promoção ao uso das bicicletas para estudantes de jornalismo da PUC Rio, no Curso de Jornalismo Ambiental do Prof. André Trigueiro. Realizamos o XVI Seminário a Bicicleta e o Futuro das Cidades, é surpreendente como as bicicletas se mostram a cada rodada ser um assunto mais conhecido dos alunos, o que mostra claramente as mudanças que estamos vivenciando.

Para além dos universitários, anualmente passamos durante a Semana do Meio Ambiente as mudanças que as cidades vem sofrendo e como as bicicletas se relacionam com elas, para os alunos do 7º ano da Escola Parque, Rio. Foi a VII Palestra "A Bicicleta e o Futuro das Cidades" que busca mostrar aos presentes os novos rumos que as cidades estão tomando no século XXI.

Essa foi a edição com maior número de brasileiros em um Velo City, éramos mais de 40 presentes dos quais 12 apresentaram trabalhos, além da cobertura ao vivo através do site Bike é Legal. A TA participou como Embaixadora do Evento no Brasil e moderamos o painel “Dare to campaign for your bicycle” no Velo City 2015 – Nantes, França. Ter acesso ao conhecimento exposto no evento e trazê-lo para nosso país certamente irá fortalecer nossa busca por cidades mais amigas das bicicletas e das pessoas.
saiba mais no blog.

Durante o Velo City 2015 em Nantes, França, participamos como finalistas do Eco-Counter International Award, na categoria Monitoring. Dos doze finaistas, nas quatro categorias, a TA era a única organização do Hemisfério sul e a única que não era uma cidade ou um universidade. Não levamos o prêmio, mas disputá-lo com cidades como Estrasburgo na França é Gotemburgo na Suécia, nos deixa extremamente orgulhosos.

Fomos convidados à participar do Smart Living Challenge Kickoff Ceremony, promovida pela Embaixada da Suécia, onde fizemos também uma apresentação sobre a forma de atuação da TA. O projeto segue adiante tendo como foco este ano a mobilidade da Ilha do Fundão e da UFRJ. Seguiremos acompanhando o SLC Team durante todo o processo, sempre em busca de lugares melhores para as pessoas, com mobilidade plena e maior acessibilidade.

Promover o debate que transforma as cidades é a ambição do documentário Bikes vs. Carros do diretor sueco Frederik Gertten. Filmado ao redor do mundo e com São Paulo como cidade de destaque, o documentário pedala por novos e antigos caminhos.`Apoiamos a exibição do Documentário no Rio de Janeiro viabilizando a presença de um dos destaques do documentário Aline Cavalcante.
Saiba mais no blog.

 

Na IMPRENSA :
· Canal Off - Coletivo Off, Transporte Ativo
· Alegrete Tudo - Transporte Ativo conta número de ciclistas durante 12h em Alegrete.
· Rádio Minuano FM - Entrevista sobre a primeira contagem de ciclistas.
· SETRANS RJ - Entorno das estações de metrô vão receber 800 vagas para bicicletas.
· Radio MEC AM Rio – Bate-Papo Ponto Com: Dia Mundial de Bicicleta para o Trabalho.
· Exame.com - Força no pedal! Como as bikes estão mudando 10 capitais.
· Jornal Em Questão, Alegrete - RS - Quantos ciclistas tem em Alegrete?
· Sustainable Urban Transport Project - SUTP - Bicycle Activism in Brazil: Reaching Beyond Niches.
· Vá de Bike - Cidade gaúcha de Alegrete faz sua primeira contagem de ciclistas.
· Blog Estadão Rio - Estações de Metrô do Rio ganham 800 vagas para bicicletas.
· Site ITDP Brasil - ITDP Brasil promove encontro de reflexão sobre a política cicloviária do Rio de Janeiro.
· Portal Alegrete Tudo - Segunda contagem dos ciclistas vai ser na Praça do Bebedouro
· Blog CET São Paulo - Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro – Direitos e deveres.
· Site ITDP Brasil - Atividade colaborativa para ampliação do programa Ciclo Rotas e App para celular.
· Eco-Compteur.com -Eco-Counter International Awards : the nominees !
· Bike é Legal – Brasileiros no Velo-city: Projeto defende e promove “Transporte Ativo”.
· Bike é Legal – Brasil no Velocity: Reveja os debates diários sobre o congresso.
· Bike é Legal – Uma visão brasileira do Velo-City 2015.

· Portal Mobilize - Velo-City, na França, tem recorde de público e de brasileiros presentes.
· Bike é Legal – Zé Lobo e as retrospectivas do Velo-city 2015 e do Fórum Mundial da Bicicleta.
· Site ITDP Brasil - ITDP Brasil e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Rio de Janeiro.
· Portal Alegrete Tudo - Alegrete realiza contagem de ciclistas na Praça do Bebedouro
.
· Site ITDP Brasil - Política Cicloviária do Rio: como queremos avançar?
· Fórum Rio.org - Para além do lazer: oportunidades e desafios da maior malha cicloviária do país.
· Portal Alegrete Tudo - Alegrete registra segunda contagem de ciclistas na Praça do Bebedouro.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio: