O mapeamento colaborativo é um dos grandes aliados ainda pouco explorados para conhecer e melhorar as cidades. Por isto, estivemos na Mapatona de Ciclovias SP, um esforço de conhecer e melhorar a cidades com grandes aliados ainda pouco explorados, um deles certamente é o mapeamento colaborativo. Organizada pela Código Urbano, a primeira maratona de mapeamento de infraestrutura cicloviária da cidade de São Paulo (Mapatona) aconteceu em janeiro e, como era de se esperar, estavam presentes quem pedala por prazer, esporte ou que nem ao menos pedala, mas quer uma cidade mais amigável à bicicleta.
Saiba mais no blog.

Logo no início do ano, mais uma Assembleia Geral da Transporte Ativo. Apresentamos uma retrospectiva de 2014, com um pouco de tudo o que aconteceu no ano passado, e uma prévia para 2015 com muito do que está por vir. A apresentação realizada durante a assembléia está disponível clicando aqui.

Foi em 2007, durante o Velo-City Munique que conhecemos (e nos apaixonamos) por um aparelho que conta automaticamente o fluxo de bicicletas em um determinado local. Em 2014, fizemos uma parceria com os representantes no Brasil e pudemos testar o funcionamento nas vias de Copacabana. Finalmente em 2015 recebemos como doação do Itaú o contador de bicicletas e em seguida participamos de um treinamento para seu uso.
Saiba mais no blog.

Estivemos na Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio), em parceria com o Bike Anjo Rio, ministrando um compacto do Curso Introdução ao Mundo Cicloviário. O Workshop fez parte da capacitação de 8 monitores da Escola Infantil de Trânsito que está funcionando na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Parque Madureira.
Saiba mais no blog do CCE -CET.

A Transporte Ativo esteve presente no 4 Fórum Mundial da Bicicleta, em Medellín, Colômbia. Durante o evento, foi realizada a apresentação do Projeto Ciclo Rotas Centro, em dois momentos. Apresentação do conceito em um painel sobre Metodologias Participativas para o Planejamento Urbano. E apresentação detalhada da metodologia utilizada em uma Oficina sobre o projeto. Estiveram presentes nas duas atividades representantes de mais de 10 cidades da América Latina e Europa.

A UCB, Bicicleta para Todos, Aliança Bike e Bike Anjo lançaram o livro A Bcicleta no Brasil 2015, no 4º Fórum Mundial da Bicicleta em Medellin, Colômbia. a TA esteve presente no lançamento e no livro, traçando um panorama da bicicleta no Rio de Janeiro.
Saiba mais.

A MobiliCidade JF convidou a Transporte Ativo para participar da primeira Oficina para Avaliação de Demanda para o Sistema Cicloviário de Juiz de Fora. No evento apresentamos a metodologia utilizada no Ciclo Rotas Centro, seguida da marcação das rotas num mapa de papel pelos presentes. O documento construído colaborativamente servirá de base para que a MobiliCidade JF possa elaborar documento que será levado a SETTRA (Secretaria de Transportes do município) afim de construir as primeiras ciclorotas da cidade.
Saiba mais.

 

Na IMPRENSA :
· Revista Sport Life nº 158, Bike - Slow Cycling
· Revista Ônibus, Discussão aborda alternativas capazes de melhorara locomoção nas grandes cidades brasileiras. Edição Especial 16º Etransport.
· Radio Roquete Pinto 94.1FM, programa Primeira Página, Mercado de Bicicletas aquecido.
· Site Código Urbano, Mapeamento ativo das cidades.
· Revista Velô, Copacabana: Um retrato do bairro das bicicletas, edição #6.
· Blog Cet Rio - Escola Infantil de Trânsito capacita seus monitores.
· O Globo, Prefeitura estuda implantar 30 contêineres com bicicletários, chuveiros e oficinas em 14 bairros.
· Site Mobilicidade JF - Oficina de avaliação de demanda para o sistema cicloviário de Juiz de Fora.
· Rádio Band News FM Rio 94,9. Pontos de apoio para bicicletas.
· Site Bike é legal - Fórum Mundial da Bicicleta 2016? Vem pra São Paulo!
· Site Tribuna de Minas - Ciclistas levantam rotas em JF.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio: