A cultura da bicicleta está crescendo em Niterói. E já chegou à UFF, onde fomos ministrar a palestra "Introdução ao Mundo Cicloviário" na disciplina 'Turismo e Transportes'. O segurança do prédio nos orientou a colocar as bicicletas no elevador, como se fosse algo natural. Pudemos notar que o interesse sobre o assunto é enorme e o trabalho da disciplina será em grupo. Os alunos farão projetos sobre turismo com bicicletas em Niterói. Vale nota e vale qualidade de vida.

A Prefeitura de Salvador promoveu, em parceria com a Fecomércio-BA, o II Fórum Salvador Vai de Bike com o tema "As Empresas, a bicicleta e a cidade", que teve como objetivos envolver os empresários na propagação do uso da bicicleta no trabalho e também dinamizar os negócios do setor. Estivemos lá apresentando a palestra “Como as empresas podem estimular o uso da bicicleta no trabalho”. É uma excelente iniciativa convocar a classe empresarial para participar das transformações na mobilidade urbana que estão por vir.
Saiba mais.

O Circuito Tiradentes Cultural é um corredor de espaços no entorno da praça Tiradentes, com música, arquitetura, artes plásticas, cênicas e audiovisuais, que ocorre todo sábado. Na 2ª edição, o workshop Espaço Público e Mobilidade mapeou os principais conflitos de utilização, circulação e acessibilidade do espaço público no perímetro do projeto, apontando intervenções que proporcionem maior conforto e segurança, tanto para as edições futuras como no uso cotidiano. Uma iniciativa Studio-X Rio, Centro Carioca de Design, ITDP Brasil e Transporte Ativo.
Saiba mais.

A websérie da UCT - Universidade Corporativa do Transporte, Motorista Amigo do Ciclista, visa estimular os condutores de ônibus a melhorar a relação com quem usa a bike no dia a dia das cidades. Os episódios apresentam dados sobre os ciclistas, contextualiza a bicicleta como meio de transporte e mostra a importância da integração dos modais. Uma cartilha com o mesmo conteúdo está sendo elaborada. Dentre os parceiros, estão Rio Estado da Bicicleta, Niterói de Bicicleta, FECIERJ e Transporte Ativo.
Assista aos vídeos.

Acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFG, em Goiânia, desenvolveram um trabalho com o tema Acometimentos da Poluição Atmosférica no Sistema Respiratório, abordando as principais patologias e suas causas e consequências. Como ação educativa do trabalho, no dia 12 de setembro foi realizado stand da Saúde na Feira de Ciências do Colégio Estadual Waldemar Mundim. A Transporte Ativo colaborou com o evento, enviando folhetos “Bicicleta é saúde”, manuais impressos e adesivos refletivos para serem distribuídos.

A Ciclovida organizou o Mês da Mobilidade em Fortaleza, com um calendário repleto de atividades, em espaços espalhados pela cidade. O objetivo é ocupar e mostrar como se pode usufruir melhor do meio em que vivemos. Com a proposta de ampliar as discussões e debates acerca das relações entre as pessoas e o meio, aconteceu a Roda de Conversa com Renata Falzoni (Bike é Legal), João Paulo Amaral (Bike Anjo) e Zé Lobo (Transporte Ativo).
Saiba mais.

No momento em que a cidade está sendo submetida a intervenções urbanísticas intensas, com profundas transformações de usos do território e demográficas, o Instituto de pesquisas Jardim Botânico - RJ realizou o Seminário de Mobilidade e Acessibilidade , visando melhorar a mobilidade na área de abrangência do parque. Para o seminário, foram convidadas cerca de trinta organizações de diferentes áreas de atuação e setores (governos, empresas, academia e sociedade). A Transporte Ativo esteve lá, buscando contribuir com a iniciativa.
Veja uma das iniciativas já em andamento.

Voltamos à Escola Eliezer Max em Laranjeiras, após 2 anos, com mais uma palestra "Bicicleta, passado, presente e futuro". Desta vez a Escola organizou um evento sobre a Semana do Trânsito com atividades para o ensino fundamental, teatro e ampla campanha visual pelos murais de todo o prédio. No auditório, nossa palestra teve a participação de 60 pessoas, entre alunos e professores, que puderam conhecer um pouco mais sobre a cultura das bicicletas.

Como parte das atividades cariocas para a semana do Dia Mundial sem Carros, a Secretaria de Meio Ambiente realizou o IV Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – BiciRio. Desta vez o foco foram as recentes mudanças no bairro de Copacabana. O evento contou com a presença de especialistas no assunto como Janett Sadik Khan, de Nova Iorque, falando sobre as mudanças que aconteceram por lá. "As bicicletas de carga de Copacabana" voltaram a ser assunto na apresentação realizada pela Transporte Ativo.
Saiba mais no blog.

Durante a Brasil Cycle Fair 2014, a UCB -União de Ciclsitas do Brasil e cicloativistas de várias cidades brasileiras mostraram as diferentes e semelhantes realidades e desafios para promover a bicicleta nas cidades brasileiras, no Seminário Do Oiapoque ao Chuí - a realidade da Bicicleta no Brasil. O conteúdo do seminário focou no importante reflexo que a mobilidade urbana pode trazer ao mercado de bicicletas, além dos benefícios à nossa sociedade.
Saiba mais.

Fomos convidados pelo Conselho Municipal de Política Urbana - COMPUR para apresentar a palestra "As bicicletas de Copacabana" em uma das reuniões do Conselho. O objetivo foi familiarizar os membros daquele Conselho sobre a nova realidade das bicicletas na Cidade do Rio de Janeiro, com enfoque especial na área de Copacabana, que vem recebendo diversos tipos de intervenções pró bicicletas, e as contagens de ciclistas realizadas no bairro.

A oficina #2 de capacitação da Rede Bike Anjo faz parte de uma sequência de oficinas abertas que o Bike Anjo está fazendo para todos que queiram entender um pouco mais de como melhorar o uso da bicicleta em suas cidades. Nesta segunda oficina o tema foi “Você sabe o que é um Plano Cicloviário?” Especialistas do escritório de urbanismo TC Urbes e da Transporte Ativo estiveram presentes para apresentar e debater o tema.
Foto: Silvia Ballan. Saiba mais.

Pela 15ª vez estivemos na PUC Rio para ministrar o Seminário a Bicicleta e o Futuro das Cidades, no Curso Jornalismo Ambiental do Prof. André Trigueiro. Com alunos cada vez mais interados sobre um assunto que a cada dia mais passa a ser parte integrante de nosso cotidiano, é motivo de orgulho para nós, desde 2006 ajudar na formação de novos jornalistas para a compreensão de uma nova realidade urbana.
Bicicletário PUC Rio

"Acreditamos que as cidades que enfrentarem seus desafios para mobilidade vão dar um salto de desenvolvimento à frente das outras. Tornar o transporte mais eficiente é uma iniciativa que caminha de mãos dadas com a melhoria da qualidade de vida e a redução da desigualdade, tão necessárias e urgentes em nosso país." Assim está descrito na chamada para o 2º Fórum Sergipano da Bicicleta, organizado pela ONG Ciclourbano, onde tivemos a honra de fazer a apresentação de abertura "Articulação com o Poder Público para inserção da bicicleta no planejamento urbano."
Foto: bikesergipe.com.br. Saiba mais.

Estivemos presentes no XVIII CLATPU 2014 - Congresso Latino Americano de Transporte Público y Urbano– em Rosario, na Argentina – para apresentar ao público o potencial das bicicletas e triciclos para o transporte de carga nas cidades. Com o título "O Uso de bicicletas e triciclos para transporte urbano de carga e logística na cidade do Rio de Janeiro” apresentamos dados e imagens da realidade carioca.
Foto: Bicivilizate

O Mapa Cicloviário Colaborativo recebeu Menção Honrosa no prêmio Mobilidade Minuto - Soluções inovadoras para a mobilidade urbana, do Instituto Cidade em Movimento. Os projetos deveriam privilegiar a sustentabilidade nos transportes, a melhoria do meio ambiente urbano, a qualidade de vida e o uso equânime do espaço urbano. Os critérios de avaliação foram: Impacto da iniciativa, Potencial de replicabilidade, Simplicidade, Inventividade, Humanização da mobilidade e Custos.
Foto: Willian Cruz. Conheça as iniciativas premiadas.

 

As NOVIDADES no SITE:
Chamada para o Velo City 2015 - Nantes.

 

Na IMPRENSA :
· Blog Vá de Bike, Contagem de ciclistas no Rio de Janeiro é feita com equipamento eletrônico.
· Blog Bike é Legal, Transporte Ativo realiza contagem eletrônica no RJ.
· Aratu On Line - Plantão, Uso de bikes por empresas será discutido em Salvador.
· Metro 1 Salvador, Prefeitura promove fórum de discussão sobre incentivo do uso de bicicletas.
· Correio da Bahia, Empresas que incentivam o uso da bicicleta economizam mais.
· TV Aratu, Bahia, Falta de ciclovias dificulta uso de bicicletas em Salvador.
· Radio Globo FM, Salvador, II Fórum Salvador vai de Bike.
· Brasil 247, ACM: "A bike dialoga com o trânsito, com a saúde".
· Bocão News, ACM Neto anuncia implantação de 300 km de ciclovias em Salvador.
· Bahia toda hora, Fórum defende uso da bike.
· O Globo - Cultura, Praça Tiradentes recebe circuito artístico para valorizar entorno.
· The Asahi Shimbum Globe - Tokio - I run the city.
· Blog Bike é Legal, Palestras e conversas com especialistas na Brasil Cycle Fair 2014.
· Rede Globo, programa Como será? - Hoje é dia de... Bicicleta.
· Jornal do Commercio, Rio se planeja para se tornar a capital da bicicleta.
· UCT - Universidade Corporativa do Transporte, Vídeo Educativo, Motorista Amigo do Ciclista - Ep.1: Respeite um carro a menos.
· UCT - Universidade Corporativa do Transporte, Vídeo Educativo, Motorista Amigo do Ciclista - Ep.2: A distância que protege.
· UCT - Universidade Corporativa do Transporte, Vídeo Educativo, Motorista Amigo do Ciclista - Ep.3: Evitando acidentes.
· UCT - Universidade Corporativa do Transporte, Vídeo Educativo, Motorista Amigo do Ciclista - Ep.4: Dicas de Segurança
· UCT - Universidade Corporativa do Transporte, Vídeo Educativo, Motorista Amigo do Ciclista - Ep.5: Ciclovia, ciclofiaxa e ciclorrota.

· Blog Bike é Legal, Saiba a importância dos materiais educativos da TA na entrevista com Ze Lobo.
· Radio MEC AM - Rio, Dia mundial sem carro é tema do bate papo ponto com.
· Radio MEC AM - Rio, Planeta Lilás, Dia mundial sem Carro.
· Radio Catedral FM Rio, Programa Esporte Catedral.
· Revista Bicicleta, Rolê - Copacabana bacana pra pedalar e III Fórum de Bicicletas de Manaus.
· Blog De Bike - O Globo, Em discussão: Rio merece o título de capital das ciclovias?.

· Blog Vá de Bike, Paraná distribui cartilha com legislação sobre bicicletas para motoristas infratores.
· Jornal O Dia, Bicicleta é liberada no metrô após as 21h.
· TV Brasil - Especial O panorama do uso de bicicletas no país, Os benefícios proporcionados pela bicicleta.
· MundoGeo, São José dos Campos tem suas ciclovias mapeadas pelo Transporte Ativo.
· Site Revista Bicicleta - II Fórum Segipano da Bicicleta tem início nesta quinta feira.
· Site BH em Ciclo, BH em Ciclo na Brasil Cycle Fair 2014.
· TV Sergipe - Bom dia Sergipe, II Fórum Sergipano da bicicleta é realizado em Aracaju.
· Site Aqui Acontece - SMTT de Aracaju participa do II Fórum Sergipano da Bicicleta.
· Revista ônibus #84 - Motorista Amigo do Ciclista.
· Revista TAM nas Nuvens #82 - Rio em Duas Rodas.
· Site Ciclo Urbano -II Fórum Sergipano da Bicicleta consagra ONG Ciclo Urbano como uma das mais atuantes associações cicloativistas do País.
· Revista Indo e Vindo – Motorista amigo do Ciclista da as primeiras pedaladas.
· Revista Bicicleta, Mobilidade - Ciclo Rotas Centro Rio de Janeiro e Pessoas, Cidades e Bicicletas uma combinação perfeita.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ...