O Seminário Ciclovias, o caminho é esse!, na Empresa Olímpica Municipal, teve como protagonistas os especialistas em segurança ingleses Spencer Chainey e Aiden Sidebottom, pesquisadores da University College London -Department of Security and Crime Science. Falaram sobre a prevenção de roubos de bicicletas e sua ligação com a promoção do ciclismo urbano. A nós coube fazer uma introdução apresentando a palestra "O Rio e as Bicicletas, cultura e comportamento".
saiba mais no blog.

A força dos pedais pode também ser uma força econômica para pequenas, médias e grandes empresas que podem descobrir o potencial da bicicleta em seus negócios. Devido a isso, lançamos o manual Bicicleta na Empresa. Com essa nova publicação, esperamos lançar luz sobre a bicicleta como ferramenta empresarial, mais do que um veículo para beneficiar pessoas. Afinal, toda empresa pode se beneficiar de funcionários mais felizes e saudáveis por utilizar a bicicleta. Além de muitas atividades comerciais que podem ter na bicicleta uma grande aliada logística.
baixe o seu exemplar clicando aqui.

O público que foi assistir ao debate sobre transporte no IX UFRJ Ambientável era de alunos e professores de arquitetura e urbanismo, uma carreira cada vez mais interessada em melhorar a cidade. A TA apresentou sua palestra sobre Introdução ao Mundo Cicloviário na expectativa de inspirar os futuros urbanistas a valorizarem o transporte à propulsão humana, recuperando a cidade para as pessoas. Pela excelente receptividade, perguntas e comentários sobre a bicicleta, acreditamos que as cidades serão mesmo lugares melhores para se viver.

Convidados pelo Designer Daniel Pan, coordenador no Curso de Design Estratégico do IED - Instituto Europeu de Design, tivemos a honra de apresentar a metodologia utilizada no projeto Ciclo Rotas Centro para os alunos. Neste período, o tema era 'Uma nova Mobilidade para a Urca". O tema, muito atual, reuniu além dos alunos do curso, moradores e trabalhadores da Urca, em busca de um futuro com melhor qualidade de vida para o bairro.

Apresentações rápidas, informais e diretas sobre um tema. Esse é o conceito do PechaKucha, um evento para discutir como redesenhar mentes e atitudes. Convidados para trocar ideias, bater papo e terminar tudo com uma cerveja, suco ou mate bem gelado em mais um evento paralelo ao projeto Ciclo Rotas Centro. Diversas vertentes da promoção do uso da bicicleta no Rio estiveram presentes no Studio-X Rio para o Pecha Kucha Bikes. João Lacerda da TA explanou sobre o conceito "Pelo fim do cicloativismo".

O Primeiro Seminário de Mobilidade por Bicicletas de Juiz de Fora fomentou o debate entre diversos grupos de ciclistas, representantes da gestão pública, comunidade, planejadores urbanos, arquitetos e urbanistas e interessados, com o intuito de divulgar e incentivar a mobilidade por bicicletas, promovendo o intercâmbio de experiências. A TA esteve lá falando sobre "A Bicicleta e o Futuro da Mobilidade Urbana - Dicas para acelerar o processo"
saiba mais sobre o seminário clicando aqui.

A Secretaria Especial de Ordem Publica do Rio realizou em parceria com o Centro de Educação para o Trânsito da CET Rio, um treinamento para equipe formada por agentes da Guarda Municipal, SEOP e PM-BPTur, que participarão da operação de ordenamento da área de lazer na Orla de Ipanema e Leblon durante o verão. Estivemos presentes mostrando um histórico das campanhas e eventos educativos realizados na região desde os anos 90 e um pouco da cultura desses espaços democráticos, em busca de uma utilização harmônica e ordenada do espaço.

O VIII Congreso Internacional de la Red de Ciclovías Recreativas de las Américas aconteceu em Lima no Peru e mais uma vez buscou fazer avançar a discussão sobre o papel dessas zonas temporárias para as pessoas na transformação urbana. Estivemos lá, a convite da organização do evento, para realizar a apresentação "Brasil: La nueva revolución del transporte urbano y la bicicleta", onde mostramos um panorama do atual momento cicloviário no Brasil, para nossos parceiros na América Latina.
saiba mais no blog.

A palestra “A Bicicleta e o Futuro das Cidades” mostrou para os alunos do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental da PUC Rio & Technische Univestät Braunschweig Alemanha, a importância da bicicleta para a sustentabilidade urbana. O convite partiu do coordenador Celso Romanel, repetindo a rodada de 2012. Mais uma vez foi inspirador estar próximo aos alunos e poder transmitir a simplicidade fundamental da bicicleta para as pessoas e a vida nas cidades.

O "Papo Reto" é um encontro que acontece no Bar e Bicicletaria Las Magrelas + oGangorra, São Paulo, com o objetivo de levantar questões importantes para a cidade e discuti-las de forma simples, direta e objetiva, sem rodeios, com participação do público e transmissão ao vivo para todo o país. A pauta dessa vez foi o relacionamento imprensa / bicicleta com o debate Quais os desafios da cobertura sobre bicicleta na imprensa?. "Em menos de cinco anos, a bicicleta como meio de transporte passou de absoluta desconhecida a tema essencial de política pública na cobertura da imprensa brasileira".
Assista o debate na integra clicando aqui.

Svajerlob - Tradição, inclusão social e uma corrida de bicicleta cheia de adrenalina. A fim de conscientizar sobre os entregadores que trabalham duro nas bicicletas de carga da cidade e elevá-los a uma posição de respeito merecida, em maio de 2014, queremos sediar o campeonato de bicicleta de carga no Rio de Janeiro. Para tornar o evento uma realidade, lançamos no Rockethub um financiamento coletivo para um dia inteiro de inclusão social, completamente imerso numa corrida de bicicleta irada e extenuante.
saiba mais no site do evento.

A mobilidade por bicicletas e outros transportes ativos vem se espalhando pelo mundo de forma cada vez mais consistente e a TA segue pedalando junto! Em 2013, nosso 10º ano de existência, realizamos mais de 60 ações, foram mais de 150 inserções na mídia, mais de 800 mil visitas ao site e mais de 200 mil downloads de arquivos educativos e técnicos. Muitos resultados, mas ainda um longo caminho pela frente. Confira a Retrospectiva 2013 e sigamos juntos em 2014 e além.
mais sobre os 10 anos da TA no blog.

 

As NOVIDADES no SITE:
· Manual sobre roubos de bicicleta, como evitar, Bicycle Theft Center for Problem-Oriented Policing.
· Novo guia para bicicletas públicas: ITDP -Bike Share Plannning Guide.

 

Na IMPRENSA :
· Jornal O Globo, Economia. Imposto gordo nas magrelas.
· Extra online, Ciclista reclama de riscos e gastos com itens de segurança.
· Revista Sport Life, nº144, Cidades pró-bike - Parte 1.
· Portal Mobilize, Livro mostra como a bicicleta pode melhorar sua empresa.
· Revista Bicicleta, Bicicletas Compartilhadas e Litoral que Pedala.
· Revista da Associação dos Diplomatas Brasileiros - ADB, O mundo busca alternativas de mobilidade urbana. Edição nº82, Julho/agosto/Setembro 2103.
· Jornal O Dia, Entregas ecológicas em Copacabana.
· blog Vitória Cycle Chic, Rio 40 graus.
· Puma Social Guide - Guia do Atleta, Vá de Bike.
· blog Pedal de Menina, 1º Semob de Juiz de Fora - Por um começo de Mudanças no mundo.
· O Globo online, Tecnologia, Apps da Semana: Andando de Bicicleta.
· Bike é Legal, Relação entre bicicleta e imprensa é discutida em SP.
· Jornal o Globo, Em resolução, governo equipara bicicletas elétricas as comuns.
· BandNews FM, Bicicletas elétricas regulamentadas.
· O Globo online, Regulamentadas pelo governo, bicicletas elétricas são equiparadas às comuns.
· Blog Ciclismo Urbano, Carrera de bicicletas de carga: Svajerløb en tour.
· Revista Ônibus - Fetranspor, Bicicletas ganham espaço como transporte.
· Site Pedala Manaus, Retrospectiva 2013 Pedala Manaus.
· Globo News, Jornal das 10, Ciclistas de bicicletas elétricas com acelerador terão que tirar habilitação no Detran.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ... . . ...