A Transporte Ativo, esteve na UnB, para realizar a apresentação “Bicicleta, mobilidade e design” para a turma da disciplina Projeto de produto 4, no Departamento de Desenho Industrial. Neste semestre, os alunos vão lidar com o tema Transporte Humano e precisam apresentar um projeto de produto ou serviço. A convite da Profa. Symone Jardim, tivemos uma troca de ideias bem produtiva sobre bicicletas e esperamos que os alunos tenham se inspirado nas bicicletas para seus projetos!

Dez anos após a criação da Transporte Ativo e de sua participação no Grupo de Planejamento Cicloviário da cidade, o Diretor Geral da TA Zé Lobo, assume cadeira no Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, a convite da Secretaria Municipal de Transportes. Como representantes da bicicleta, nosso papel será apresentar as possibilidades e benefícios da mobilidade sobre duas rodas a pedal para cada novo projeto.
Saiba mais no blog.

Dentre as atividades paralelas da exposição Ciclo Rotas Centro, sobre o uso das bicicletas nas cidades e suas diferentes vertentes e culturas, foi realizada a apresentação Bicicleta e Desenho Urbano com Mikael Colville Andersen, Copenhagenize / Cycle -Chic, no Studio -X, Rio. Com suas palestras sempre encorajadoras e motivantes, Mikael faz realmente a diferença. Assista a apresentação, em inglês, clicando aqui.

A TA ministrou a palestra Bicicleta: Passado, Presente e Futuro no Conselho Regional de Administração - Rio de Janeiro. A palestra teve plateia ao vivo e na WebTV do CRA. O evento contou também com as palestras dos Administradores Júlio Loureiro e Hélio Meirin, que depois debateram com os presentes e a TA o papel da bicicleta na mobilidade urbana e na mobilidade logística de cargas e produtos.

O Bar e Bicicletaria Las Magrelas, em SP, nos convidou para um bate papo com a Renata Falzoni, para falar sobre o tema: O que o Velo City tem a nos ensinar? Um encontro para passar aos daqui o que rolou por lá e a importância do evento para a mobilidade por bicicletas no planeta! O evento foi transmitido ao vivo por hangout e pode ser visto clicando aqui.

Convidados pelo Banco Itaú, participamos do Fórum Salvador Vai de Bike, que reuniu autoridades e ativistas para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte. Apresentamos a Transporte Ativo e sua forma de atuação. Demos uma panorâmica sobre bicicletas compartilhadas, ao redor do mundo, no final de semana de inauguração do sistema de bicicletas públicas Bike Salvador.
Saiba mais clicando aqui.

Este ano a Vaga Viva foi diferente. Em parceira com Studio-X e ITDP, fomos ao Centro, em uma das vias do Ciclo Rotas Centro e lá, em uma vaga de automóvel, fizemos uma pequena versão da Exposição Ciclo Rotas Centro, para o público passante! Uma forma de levar, ao cidadão usuário do local, informações sobre como pode vir a ser o futuro por ali.
Veja algumas fotos.

Na terceira edição do Fórum Bici Rio, fomos convidados a debater "O Código de Trânsito Brasileiro e a bicicleta: Por que é tão difícil para os usuários seguir regras e leis?" e apresentamos a palestra "Comportamento e Cultura do ciclista no Rio". Em ambas as ocasiões, focamos na necessidade urgente de olhar o ciclista como ciclista, para planejar e legislar de acordo com suas necessidades e realmente promover o uso do modal bicicleta transporte, ao invés de tentar encaixá-lo, a qualquer custo, no atual modelo rodoviarista.

Ciclistas e motoristas podem conviver? Por que Zonas 30 e redução de velocidade? Como funcionam as bicicletas públicas pelo mundo afora? Estas questões foram apresentadas e debatidas na Semana da Mobilidade de Niterói. Com três palestrantes diferentes, a TA dissertou sobre estes assuntos com as apresentações "Motorista + Ciclista. Compartilhando a rua"; "as Zonas 30" e "As Bicicletas Públicas no Brasil e no Mundo". O público presente pôde perceber que já existem muitas conquistas e ainda muito a ser feito, mas que hoje já é bem mais viável dividir o espaço das ruas com todos os modais de forma segura.
Saiba mais clicando aqui.

No seminário “Trânsito e Mobilidade na Cidade do Rio de Janeiro: Novos Projetos Viários e Integração”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro, a Transporte Ativo apresentou "A Mobilidade por Bicicletas no Centro do Rio", mostrando tendências para o futuro deste modal no Centro do Rio. O debate foi uma iniciativa da Comissão Especial de Acompanhamento e Estudo da Legislação de Trânsito (Celt), visando uma melhor compreensão da mobilidade no Centro do Rio.

A 3ª Conferência Cidades Verdes teve como tema “Mobilidade Urbana no Século XXI”. Oobjetivo do evento foi analisar os modelos de transporte adotados hoje e novas propostas para a mobilidade urbana. No painel IV: Sistemas cicloviários e demais veículos individuais não motorizados, apresentamos "Transporte à Propulsão Humana e o futuro das cidades", onde demos destaque à importância destes "novos modais" para a mobilidade das cidades.
Saiba mais clicando aqui.

No Fórum Sergipano da Bicicleta, organizado pela Associação Ciclo Urbano, participamos do debate "Como influenciar governos locais" após uma breve apresentação sobre a forma de agir da TA, em um painel que contou também com a presença do consultor Antônio Miranda e do Bike Anjo JP Amaral. A diversidade dos painéis apresentados enriqueceu muito o evento, em uma cidade que, com a ajuda dos ciclistas locais, tem tudo para ser a Capital das Bicicletas no Brasil.
Saiba mais clicando aqui.

A expansão do Metrô na zona sul carioca trouxe grandes obras em vários canteiros. No mês de setembro, o Consórcio que realiza estas obras pediu palestras em todos os canteiros e turnos. Nos 7 canteiros da Zona Sul e Centro, a Transporte Ativo fez 15 palestras com o intuito de motivar e informar sobre o uso da bicicleta na cidade. Cerca de 960 funcionários assistiram as palestras, comentando e perguntando sobre o seu uso para transporte.

De volta à PUC Rio, desta vez para ministrar a palestra "Bicicleta e Mobilidade" para turma de Design, na disciplina Questões de Mobilidade & Ubiquidade, e também para o XIII Seminário a Bicicleta e o Futuro das Cidades, no curso de Jornalismo Ambiental, do Prof. André Trigueiro. A troca no ambiente universitário é sempre muito rica e motivante. É interessante frisar que hoje o assunto mobilidade por bicicleta tem permeado diversas cadeiras, que a cada dia passam a influenciar uma nova cultura das bicicletas entre os cariocas.

Na diversificação de públicos que vem se interessando pelo tema da mobilidade por bicicletas, apresentamos a palestra "A Bicicleta e o Futuro da Mobilidade", na Conferência CAU/RJ de Arquitetos e Urbanistas. Lá, tivemos a oportunidade de mostrar pontos onde arquitetos e urbanistas podem atuar para melhorar a qualidade de vida nas cidades, oferecendo soluções que possibilitem melhor acessibilidade e mobilidade para todos, com menor consumo de energia.

 

As NOVIDADES no SITE:
· Plano Cicloviário Nacional Alemão - 2020
· Potential to shift goods transport from cars to bicycles in European cities. ECF-Cyclelogistics

 

Na IMPRENSA :
· Radio MEC AM Rio 800khz, Programa Atualidades, Ciclo Rotas Centro.
· Portal Competência, Mais ciclistas na sua empresa.
· Blog De Bike - O Globo, Funcionários pedem bicicletários e vestiários em prédios da Petrobras.
· Portal Viva Favela, Favelas: o céu e o inferno dos ciclistas.
· Portal Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio instala Conselho Municipal de Transporte.
· The City Fix Brasil, Zé Lobo explica como a bicicleta transformará o centro do Rio.
· Blog Bike é Legal, Pedala Manaus, essa moda pega.
· Radio Roquete Pinto, Debate - Painel da Manhã, Mobilidade.
· Blog Bike é Legal, A bicicleta vence pela simplicidade.
· Blog Vá de Bike, Renata Falzoni e Zé Lobo contam o que a VeloCity tem a nos ensinar.
· Blog Vá de bike via bambuser, Zé Lobo fala sobre o VeloCity Viena.
· Época - Na Bike, Renata Falzoni e Zé Lobo falam hoje sobre VeloCity.
· Blog Bike é Legal, A Bicicletada está morta. Longa vida à Bicicletada! (parte 1).
· Jornal O Globo - Zona Sul, Quem tem bike, tem pressa: a rotina de ciclistas que desbravam a cidade.
· Blog Bike é Legal, Bate papo sobre o Velo City 2013, com Zé Lobo e Renata Falzoni.
· Site Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, Palestra discute mobilidade urbana nas grandes cidades.
· Globo News, Bicicleta como meio de transporte ainda é realidade distante no Brasil.
· Radio PUC, Domingo é Dia Mundial Sem Carro.
· Segundo Hangout Aberto do Coletivo ClimaX Brasil - Desafios e Soluções para a Mobilidade Urbana.
· Site Você faz acontecer, A bicicleta é o novo carro.
· Site Sampa Criativa, Como desatar o nó da mobilidade urbana.
· Radio Roquete Pinto, Debate - Painel da Manhã, Mobilidade II.
· O Eco, Motorista recebe desafio de trocar o carro pela bicicleta.
· Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Redação Nacional, Seminário Mobilidade Urbana para o Centro do Rio, OAB.
· Blog Bike é Legal, Acompanhe o Fórum Sergipano da Bicicleta no Bike é Legal.
· Jornal o Globo, Suplemento Cidades Verdes, Ciclovias: Pedalando por um trânsito melhor.
· Site CicloUrbano.org, Fórum Sergipano da Bicicleta chega ao fim propondo novas políticas para a mobilidade urbana.
· ESPN+ HD, Aventuras com Renata Falzoni, Na "Ponte do Bilhão" com a galera do Pedala Manaus.
· Portal PUC Rio Digital, Iniciativas prometem aumentar a malha cicloviária do Rio.
· Portal PUC Rio Digital, Bicicleta embala o programa e os negócios noturnos.
· Blog Bike é Legal, De norte a sul o Brasil tem mostrado sua nova face para a bicicleta.
· ESPN+ HD, Aventuras com Renata Falzoni, Tudo sobre o Velo-City na Áustria.
· O Globo online, Cidades Verdes, Notícias, Quanto mais se pedala, mais seguro é o trânsito de uma cidade.
· Revista Bicicleta, Barreiras aos ciclistas, Ed 33- Outubro 2013
· Jornal o Dia, Desafios sobre duas rodas.
· Blog Eu Vou de Bike, Podcast Episódio #169.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ... . . ...