A pesquisa sobre o transporte de mercadorias por bicicletas continua rendendo. Quantificamos os benefícios para o meio ambiente, a saúde pública, a economia local e o espaço urbano e indicamos medidas para que esse modo de transporte seja preservado e expandido nas cidades do Brasil. Desta vez, a apresentação The Benefits of Cargo Bikes in Rio de Janeiro: A case study, foi no 13º WCTR, Rio de Janeiro.

Neste período estivemos presentes e apoiando, com bate papo descontraído e empréstimo do bicicletário móvel, os eventos O Cluster e Ciclocine I e II. Eventos que abordam a mobilidade por bicicletas, que vem se diversificando no Rio, ajudando a fomentar uma nova cultura para as bicicletas e seu uso urbano.

Fomos convidados para realizar a apresentação "A Bicicleta e o Futuro das Cidades" no curso “As formas sensíveis da cidade – comunicação, comunidade e bicicleta”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, Campus Praia Vermelha. Mais portas que se abrem para a mobilidade por bicicletas no meio acadêmico. Que venham as próximas!

Todo destino de interesse para ciclistas (e potenciais ciclistas) deveria ter um bicicletário. A realidade ainda não é assim e nem sempre quem pedala consegue estacionar a bicicleta em um lugar de fácil acesso ao seu destino. Mas para resolver esse problema é que existe o bicicletário móvel da TA, que fica a cada dia mais atarefado. Enquanto as bicicletas vão aos biccletários, o bicicletário móvel vai às bicicletas. Já foram 9 eventos esse ano e vários outros estão agendados. Aguarde por novas oportunidades de estacionar sua bicicleta no Bicicletário Móvel.
Saiba mais no blog.

A cidade do Rio de Janeiro está em transformação e grandes reformas urbanas são também momentos de oportunidades. Foi essa a visão central do projeto ciclo rotas do centro do Rio de Janeiro: reunir pessoas para propor, através da participação cidadã, uma cidade mais humana. A Exposição Ciclo Rotas Centro, no Studio-X, Rio, mostra todo o processo do trabalho, que foi uma grande vitória da sociedade civil em prol da bicicleta. A malha proposta pelo projeto Ciclo Rotas Centro foi oficializada e já faz parte do parte do planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Saiba mais no blog.

Seguindo a linha dos mapas colaborativos, a nova administração do programa cicloviário de Niterói nos procurou para participar no plano cicloviário participativo da cidade e no mapeamento colaborativo de Niterói. Uma extensão do mapa do Rio, que já pode ser vista aqui.
Saiba mais obre os mapas colaborativos no blog.

O foco de segurança no trânsito, (road safety), muitas vezes se perde numa luta sem fim, ou frustrante, pois a preocupação maior fica mais nas consequências do que nas causas. Participamos do Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs com foco em Segurança no Trânsito, realizado pelo escritório da Organização Pan-americana da Saúde – OPAS/OMS no Brasil, em Brasília. Lá encontramos a Renata Florentino, da Rodas da Paz - Brasília, e o Thiago Benicchio, Ciclocidade - São Paulo, para marcar presença de ciclistas nessa discussão importante.
Saiba mais no blog.

Paralelamente a exposição Ciclo Rotas Centro, está sendo realizado um ciclo de apresentações temáticas seguidas de debates sobre o uso das bicicletas nas cidades e suas diferentes vertentes e culturas. Duas mesas redondas já foram realizadas, Como posso transformar minha cidade com projetos que podem mudar a cara da cidade e um papo com a galera das fixas, Roda Fixa. Fique atento àprogramação, sempre no Studio -X Rio, com atividades até o final de outubro.
Saiba mais clicando nos links acima.

A mobilidade por bicicletas avança no país inteiro. Estivemos presentes nos eventos 2º Encontro Cidades Amigáveis - ANTP, em Sorocaba, e no 2º Fórum de Bicicletas Manaus. Em ambos os eventos e cidades, com formatos e perfis geográficos totalmente distintos um ponto em comum, os benefícios que as bicicletas podem trazer para as cidades modernas, as do futuro e o encontro com diversas pessoas que vem fazendo a diferença na promoção do uso urbano da bicicleta no país.
Saiba mais no blog.

 

As NOVIDADES no SITE:
Transporte Ativo na Escola ganha novos links:
Semana de Bicicleta para a Escola 2013
Currículo Criativo para viagens inteligentes.
Desvendando a segurança

 

Na IMPRENSA :
· Inter Press Service - IPS, Urge sistema integrado de transporte urbano en Brasil.
· Jornal O Globo, Estrada da Vista Chinesa terá ciclofaixa de 4,5 quilometros.
· Blog Vá de Bike, Dilma recebe representantes da bicicleta.
· Site Clube JK Bike, Dilma recebe representantes.
· Site Pedala Manaus - Parceria entre Pedala Manaus e Empresa Jr. (UniNorte) realiza contagem de ciclistas em 2 das principais avenidas de Manaus!
· Portal Mobilize; Viena, destino mobilidade.
· Agenda Exposição Ciclo Rotas, Vá de Bike, Mobilize, Blog de Bike.
· Jornal O Globo, Segundo Caderno - Agenda, Exposição Ciclo Rotas Centro.
· Blog A vida de Bicicleta, Rotas de bicicleta no centro do Rio de Janeiro.
· Revista Sorria, Gente que faz - Bicicleta Amiga.
· Portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Prefeitura constrói bicicletário para servidores municipais.
· Revista Veja Rio, Carioca Nota Dez.
· Jornal O Globo, Design Rio, Ciclo Rotas - Centro da Cidade dá pedal.
· Blog De Bike - O Globo, Na Vista Chinesa é recapeamento. Não é ciclovia ou ciclofaixa.
· Blog Vá de Bike, Sempre há espaço para estrutura cicloviária.
· Site Mapas Culturais, Encontro na Casa de Cultura Digital.
· Blog Planeta Sustentável, Ze Lobo: carioca nota dez.
· Blog Cidades para TODOS: Urbanismo Ecológico e Infraestrutura Verde, Atualidades, Luzinha no fim do túnel para o Rio de Janeiro.
· Revista Bicicleta, O que é promover o uso da bicicleta? e Velo City Viena - Áustria.
· Canal da Juventude Cristã, Opinião Jovem, Mobilidade Urbana.
· The City Fix Brasil. "Dinamáquina" de urbanismo sustentável chega ao Brasil.
· Jornal Extra, Cresce no Rio uso de skate, patins e patinete como forma de locomoção.
· Jornal O Globo, Revista O Globo, Cariocas falam das vantagens (e alguns perigos) de ir para a balada pedalando.
· Jornal A Crítica -Manaus, Fórum sobre bikes reúne ativistas do ciclismo.
· Portal ANTP, Bicicleta como politica pública.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ... . . ...