Após um ano de recesso, o Seminário a Bicicleta e o Futuro das Cidades, no Curso Jornalismo Ambiental do Prof. André Trigueiro na PUC Rio, voltou a ser realizado, 12ª Edição. Em um momento onde a bicicleta já se tornou mais conhecida de todos, o diálogo e a troca se tornaram ainda mais ricos. No próximo semestre estaremos lá novamente.

Foi realizada a Exposição Novas Cartografias, no Centro Carioca de Design, onde, dentre outros mapeamentos, estava presente o Mapa Cicloviário Colaborativo do Rio, de cara nova. A versão anterior do mapa continua disponível e agora você pode escolher qual das versões prefere visualizar, confira clicando aqui.

A mobilidade sustentável e a readequação das cidades brasileiras acabam de ganhar um incentivo a mais. O ITDP lança o 1º Prêmio de Jornalismo de Mobilidade Urbana Sustentável. A iniciativa irá premiar jornalistas brasileiros que publicaram matérias que buscaram “conscientizar as pessoas sobre a necessidade de melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades.”
Saiba mais no blog.

Fomos convidados a ministrar a palestra "A Mobilidade Ativa e as Cidades do Futuro", no 5º Ciclo de Palestras Inverde no Parque Laje, Rio. Outras portas que se abrem para a mobilidade por bicicletas ser apresentada para públicos diferentes dos habituais. Como sempre uma ótima receptividade e excelente oportunidade de troca de informações.

Após a realização do workshop A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil, em março, onde foi realizado um treinamento para contagem de ciclistas, oito contagens já foram realizadas, por organizações que participaram do evento, em Recife, Manaus, Aracaju e Juiz de Fora. Que as contagens continuem, para apresentar dados de maneira clara para que as prefeituras e as cidades os tenham disponíveis.
Saiba mais no blog.

Convidados pela OAB - Barra, realizamos a apresentação "Infraestruturas para bicicletas na barra da Tijuca" no I Fórum de Mobilidade Urbana e Ciclismo de Alto Rendimento. Nossa participação visou apresentar aos moradores e amigos da Barra, o que já existe por lá e quais são os planos da Prefeitura para a Mobilidade por Bicicletas na região.

A bicicleta é para muitos motoristas uma estranha desconhecida. Com o aumento da infraestrutura cicloviária, conversar com motoristas é fundamental. O melhor a fazer é gerar empatia e foi com essa intenção que participamos do curso “Ônibus e Bicicletas, uma convivência possível” – iniciativa da secretaria municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, com a apresentação "Bicicleta + Transporte Público, o Futuro das Cidades". Procuramos mostrar como os ciclistas são grandes aliados do transporte público, com destaque para as parcerias possíveis entre os ônibus urbanos e as bicicletas nas ruas.
Saiba mais no blog.

O 4º Seminário Nacional Sistemas Inteligentes de Transportes recebeu uma palestra da Transporte Ativo, "A Bicicleta e o Futuro das Cidades". Na plenária, empresários e gestores públicos, viram e ouviram como a antiga tecnologia da Bicicleta tem um grande potencial para contribuir com a mobilidade urbana do século XXI.

A semana de meio ambiente da Fábrica Carioca de Catalisadores em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste carioca, convidou a Transporte Ativo para uma palestra sobre mobilidade por bicicletas, "Bicicleta: Passado, Presente e Futuro". Cerca de 30 funcionários da fábrica de peças automotivas gostaram da abordagem pró-ativa de nossas informações. Depois de várias perguntas, do sorteio de um Guia de Bicicleta para o Trabalho e muitas fotos, o presidente da empresa, ciclista inveterado, nos convidou para voltar no ano que vem para outra palestra!

Velo City 2013 - Viena, Áustria, a TA esteve presente pela quarta vez na maior conferência sobre mobilidade por bicicletas do planeta. Desta vez com dois representantes, para as apresentações da pesquisa Bicicletas de Carga em Copacabana e da Monografia Mais Amor menos Motor, na sessão Speed Dating, ambas premiadas no Cycling Visionary Awards.
Saiba mais no blog.

A Transporte Ativo foi convidada pela Presidência da República para discutir a bicicleta como integrante dos movimentos urbanos. Uma reunião prévia e outra com a própria Presidente Dilma ocorreram em 25 de junho à tarde, no Palácio do Planalto em Brasília. Nesta hora em que todo mundo apresenta pautas de reivindicações, como poderíamos ajudar na construção de um futuro melhor para as bicicletas no país? Conheça nossas sugestões no blog.
Saiba mais no blog.

 

As NOVIDADES do SITE:
· San Francisco Bicycle Strategy.
· Measuring the Streets - NY DOT.

 

Na IMPRENSA :
· Site ONG Ciclo Urbano, Contagem de Ciclistas na Av. Ivo do Prado.
· Site Trilha Virtual, Desordem urbana na ciclovia Jacarepaguá-Barra.
· TV Globo, RJ TV 2ª Edição, Pistas do Aterro do Flamengo, Rio, serão usadas para treino de ciclistas.
· Portal Mobilize, Ciclistas de carga: trabalho premiado.
· Site Amigos de Bike, CTB de Bolso para ciclistas.
· Radio MEC AM Rio, Programa Atualidades, Os perigos do trânsito o Rio.
· Globo News, Jornal das 10, Mortes de ciclistas no Rio chamam a atenção para os problemas de convivência no trânsito.
· TV Gobo, Bom dia Rio, Segurança dos Ciclistas.
· Jornal Estadão, Um motorista é multado por hora na cidade de SP por desrespeitar ciclista.
· Jornal do Posto Seis, Ciclofaixas de Copacabana atraem novos usuários.
· Revista Bicicleta, Construção da Segurança.
· Site Pedala Manaus - Pedala Manaus participa de workshop no Rio de Janeiro sobre “A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil”!
· Blog BiciActivistas, A better pace to live - Short Movie.
· Jornal O Globo, A opção pela bicicleta.
· Revista Formou! O Globo, Cotidiano, Sua faculdade estimula o uso da bicicleta?
· History Channel, O Infiltrado - No mundo dos políticos brasileiros.
· Jornal o Dia, Ciclistas e motoristas buscam a paz.
· Jornal do Brasil, Motoristas de ônibus do RJ são treinados para respeitar ciclistas.
· Portal de Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Motoristas de ônibus são treinados para respeitar ciclistas.
· Blog Renata Falzoni ESPN, São Paulo x Viena: Os Visionários da Mobilidade Urbana. Ou Não.
· Radio MEC AM Rio 800khz, Programa Atualidades, Mobilidade urbana, o começo de tudo.
· Jornal do Posto Seis, O que é preciso para melhorar a convivência entre ciclistas, motoristas e pedestres?
· Agência Brasil, Dilma Rousseff recebe líderes de movimentos sociais.
· Site Planalto, Representantes dos Movimentos Urbanos.
· Folha de São Paulo, Dilma recebe movimentos sociais urbanos em reação às manifestações.
· Revista Bicicleta, A trilha sonora do ciclismo urbano.
· Revista Época São Paulo, Vá de Bike, Paraíso - Liberdade.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ... . . ...