Dentro de uma série de atividades internas do ITDP Brasil, fomos convidados para realizar a apresentação "As Bicicletas do Rio", para importantes financiadores da organização em busca de uma melhor compreensão do que vem acontecendo no mundo das bicicletas cariocas. Foi também uma excelente forma de estreitar os laços com esta organização parceira.

Depois do sucesso do aplicativo Rio de Bicicleta e dentro do mesmo espírito colaborativo, o amigo Hendi Coelho utilizou o banco de dados do Mapa Colaborativo do Rio e construiu um aplicativo completo que traz pontos do mapa. Com o celular na mão é possível achar a estação de bicicleta pública mais próxima, a oficina mecânica e até um local para calibrar os pneus.
Saiba mais no blog.

Como parte das atividades do Workshop: “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil”, foi realizada uma contagem de ciclistas em um dos mais movimentados cruzamentos da cidade, Av. Nossa Senhora de Copacabana com rua Figueiredo de Magalhães. Foram contabilizados 1528 ciclistas, um aumento de 8,1% em relação a 2009, desse total, 210 foram mulheres, com um aumento de 134% .
Saiba mais no blog.

O workshop "A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil" começou com doze horas de contagem de ciclistas e seguiu por mais dois dias com muita socialização e aprendizado dentre as 15 organizações participantes. A sociedade civil tem uma força fundamental, e com foco, parcerias e organização, é capaz de impulsionar as mudanças que tanto queremos, e precisamos, na realidade das nossas cidades, sem esperar passivamente os esforços governamentais, mas conquistar para que a administração pública abrace cada vez mais a bicicleta.
Saiba mais no blog.

A Transporte Ativo esteve presente no Fórum Internacional de Mobilidade Urbana que aconteceu no Hotel Majestic em Florianópolis, Santa Catarina. O Fórum contou com a participação de Gil Peñalosa do 8-80 Cities, do Canadá, e Ton Daggers da rede Cities for Mobility, da Holanda, além de outros especialistas e representantes de empresas do ramo.
Saiba mais no blog.

O projeto Novas Cartografias presenteou a TA repaginando o Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro. Tudo para ficar mais simples de navegar e contribuir para a construção do mapeamento colaborativo carioca.
Saiba mais no blog.

A iniciativa de contar bicicletas de carga em Copacabana, um projeto concluído no final de 2010, ainda dá frutos. Fomos selecionados pelo júri do Velo City Viena para o prêmio Cycling Visionaries Awards. Mais um reconhecimento dessa iniciativa simples, que mais de dois anos após realizada, ainda é destaque e serve de exemplo.
Saiba mais no blog.

Em busca de entender o que é essa tal de bicicleta e o que ela faz com quem a utiliza, foi lançado o livro “Eu Amo Bike“, 50 histórias de brasileiras e brasileiros apaixonados por essa tal magrela. Além de poder desfrutar de inspiradoras histórias, ao comprar o livro, parte da renda será destinada à Transporte Ativo, Ciclocidade e ao site Vá de Bike organizações que promovem o uso da bicicleta e compostas por apaixonados.
Saiba mais no blog.

 

NA IMPRENSA :
· Site Novas Cartografias, Ciclorotas - Centro do Rio.
· Revista Amanhã O Globo, As bikes invadem as ruas.
· Blog A vida de Bicicleta, Lançado aplicativo Mapa Cicloviário para iOS.
· Blog pra quem Pedala, Rio de Janeiro ganha aplicativo de iPhone com o mapa cicloviário da cidade.
· Blog BH de Bike,
App de iPhone “cicloviaRio” traz mapa e informações para ciclistas cariocas.
· Jornal O Globo, Rio, Lazer de Risco.
· derStandard.at, Gesucht: Fahrrad-Projekte aus aller Welt.
· Site Novas Cartografias, Ciclorio - Transporte ativo + Novas Cartografias.
· Site Porto Maravilha, Pedaladas do Caminho.
· Portal Mobilize, Transporte Ativo inicia workshop sobre bikes no Rio de Janeiro.
· Site ONG Ciclo Urbano, ONG Ciclo Urbano participa de workshop sobre bikes no Rio de Janeiro.
· Site Aluno da Estrada, Uma semana ciclística no Rio de Janeiro – Workshop Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil.
· Blog A vida de Bicicleta, A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil.
· Site Revista Bicicleta, Como duplicar o número de mulheres pedalando.
· Jornal O Globo, Segundo Caderno, Coluna Gente Boa, Mulheres Ciclistas.
· Portal Mobilize, Bikes em Copacabana: aumento de 7.5% em três anos. A maioria são ciclistas mulheres.
· Blog A Vida de Bicicleta, Cycling Visionaries Awards - Projetos brasileiros concorrendo.
· Jornal O Globo, Rio, Desrespeito e falta de estatísticas são obstáculo para ciclistas no Rio.
· The Atlantic Cities.com, Vote for your favorite City_Changing Bike Proposal.
· Revista Super Interessante, Edição Especial - Bicicletas, o guia definitivo.
· Revista Bicicleta, Ruas e Ciclofaixas de lazer.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ... . . ...