Abrimos o ano de 2013 lançando a Retrospectiva 2012 com tudo que rolou no ano passado, um ano repleto de atividades e resultados, onde realizamos 50 ações, 116 inserções na mídia, mais de 700 mil visitas ao site e mais de 185 mil downloads de arquivos educativos e técnicos no site. Este novo ano promete, as oportunidades para as bicicletas são muitas e estaremos atentos a cada uma delas.

Nosso blog mudou de visual. Mas não é só isso, agora o blog e o site da Transporte Ativo estão integrados num canal único. Basta dar uma olhada lá em cima ou na lateral direita e navegar por todo o conteúdo disponível no site. Afinal a missão é sempre a mesma, por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes. E para que isso aconteça, estamos sempre em movimento.
Saiba mais no blog.

Fomos convidados pela SMTR-RJ para abrir a série de workshops que acontecerão ao longo do ano, com o tema “Mobilidade por Bicicletas“. Na apresentação "As bicicletas do Rio", falamos sobre como o Rio de Janeiro chegou ao estágio atual, o que existe por aí e dados e fatos sobre a cidade. Para complementar nossa apresentação, convidamos o ITDP para falar sobre os princípios da mobilidade sustentável e pra encerrar Tiago Leitman, do Rio Cycle Chic, falou sobre o estilo de vida carioca.
Saiba mais no blog.

Tem novidade na área de traduções do nosso site. Uma imagem simples, direta e que mostra quais caminhos seguir para um bom planejamento de uma infraestrutura cicloviária. A arte foi feita originalmente em espanhol pelo amigo chileno do Bicivilizate, Claudio Olivares. Confira a tradução do folheto Ciclovias, paradigmas de planejamento.
Saiba mais no blog.

Na Assembléia Geral realizada no dia 28 de janeiro, realizada na PUC-Rio, foram apresentadas as atividades e prestação de contas de 2012, as diretrizes para 2013 e plano de metas para 2016. Foi eleita a nova diretoria, homologados novos associados e principalmente idéias foram trocadas e propostas apresentadas. Que venham os próximos anos!

Por conta do potencial transformador do Mapa Colaborativo, fomos chamados a contribuir com o projeto Novas Cartografias. O projeto propõe trabalhar o mapeamento como instrumento criativo de reconhecimento, reflexão e ação sobre o território urbano. O projeto atualmente desenvolve parcerias e pesquisas sobre mapas participativos que buscam ir além da simples representação do espaço físico da cidade, tendo como foco principal a cidade do Rio de Janeiro.
Saiba mais no blog.

Após o encerramento das inscrições para o workshop A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil, chegamos a um perfil de quem promove a mobilidade por bicicleta no país. Sem muita surpresa concluimos que grande parte dos esforços estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Nestas regiões, a questão da bicicleta aparenta estar mais presente e mais em discussão.
Saiba mais no blog.

Foi realizado no MAC em Niterói o 1º Workshop Niterói de Bicicleta, que contou com a participação de representantes do governo do Estado, da Prefeitura do Rio, ITDP, TA e FECIERJ. Os participantes foram apresentados ao planejamento que está sendo elaborado pela Prefeitura de Niterói, para tornar a cidade uma referência no uso da bicicleta como alternativa de transporte sustentável.

 

As NOVIDADES do SITE:
Integração total entre blog e site, confira.

 

NA IMPRENSA :
· Blog Vá de Bike, Shoppings de SP tentam inovar e falham na criação de bicicletários

· TV Al Jazeera, Rio geared towards bike friendly future.
· TV Brasil, Programa Stadium, Bicicletas de Bambú, reprise.
· Revista Amanhã O Globo, coluna Razão Social, Mobilidade ainda patina sobre duas rodas.
· Jornal O Fluminense, Elite da Bicicleta.
· TV Globo, Antena Paulista, Cidade dos congestionamentos investe em ciclovias.
· Blog Na Bike, Época SP, São Paulo e outras cidades promovem eventos relacionados à bicicleta e mobilidade urbana.
· Site Novas Cartografias, Colaboração Transporte Ativo.
· Globo Ecologia, Etiqueta na bicicleta: como o ciclista deve se comportar no trânsito.
· TV Brasil, Programa Stadium, Transportes à propulsão humana.
· Jornal O Globo, Segundo Caderno, Coluna Gente Boa, Choque de ordem sobre duas rodas.
· Blog do Axel Grael, Prefeitura promove 1º Workshop do Programa Niterói de Bicicleta.
· Diario Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Estado do Rio registra aumento no uso de bicicletas.
· Jornal O Fluminense, Ampliação do uso de bicicletas para melhor sustentabilidade de Niterói.
· Site O Reporter, Rio registra aumento no uso de bicicletas.
· Jornal do Brasil on line, Estado do Rio registra aumento no iso de bicicletas.
· Site Jornal Destak, Rio, Uso de bicicleta no trânsito cresceu 85% em oito anos.
· Jornal Destak - Rio, Uso da bicicleta no trânsito cresceu 85% em oito anos.
· Site Revista Bicicleta, Uso de bicicleta no Rio aumenta 84.9% em oito anos.
· O Globo online - Eu Reporter, Estacionamento irregular impõe rotina perigosa aos ciclistas no Rio.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ... . . ...