A palestra "Bicicleta, passado, presente e futuro" esteve novamente na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek - FAETEC para mais uma apresentação aos alunos e professores, agora pela Feira de Ciências, cujo tema de 2012 foi Sustentabilidade. Ao todo, 70 pessoas estiveram no auditório para a palestra e rodada de perguntas e comentários. Ao final sorteamos 3 livros 'Crianças em Movimento' entre os presentes.

O ciclista e fotógrafo sulafricano Nic Grobler esteve no Brasil e expôs algumas de suas fotos do projeto Bicycle Portraits em São Paulo. As belas imagens foram feitas durante uma longa jornada fotográfica pelo interior da África do Sul por Nic e seu amigo Stan Engelbrecht. O projeto ganhou repercussão mundial, com livros vendidos para todos os continentes. Em uma parceria da TA com a Ciclovila, através da Ciclourbano e da Bike Forever, os ciclistas paulistanos puderam ver o trabalho dos fotógrafos, comprar fotos, livros e claro, bater papo sobre bicicleta.
Saiba mais no blog.

O aplicativo Rio de Bicicleta para Android, produzido pela TA, baseado no Mapa Cicloviário Colaborativo do Rio de Janeiro foi um dos premiados no Concurso Rio APPs. Desenvolvido por Marcos Serrão, o aplicativo já tem aproximadamente mil usuários e este número vem aumentando. Os aplicativos para telefones celulares ainda tem um grande potencial para crescer. Colocar à disposição iniciativas pioneiras de incentivo ao uso da bicicleta é certamente motivo de orgulho.
Saiba mais no blog.

Para estruturar uma rede cicloviária no centro da cidade, ciclistas cariocas se uniram para construir um plano completo de ciclorrotas cruzando toda a região central, uma rede que integre os bairros centrais e ao mesmo tempo una a Zona Sul à Zona Norte. É o Programa Rotas Ciclísticas para o Centro do Rio de Janeiro, que visa preparar o Centro da Cidade para o futuro e conta com apoio da Transporte Ativo, Studio X e ITDP.
Saiba mais no blog.

Fomos convidados a participar do Seminário Cidade Cicláveis da Associação Brasileira de Cimento Portland. Nossa contribuição foi trazer para o seminário a perspectiva do usuário da bicicleta, o que funciona e o que não funciona na atual infraestrutura e como podemos construir para melhorar. Como resultado do processo, foi produzido um relatório que trouxe as discussões feitas. Mas o processo continua e a ideia é ter um material que sirva de referência para diversos atores, desde o poder público até construtoras, sempre em busca de um padrão de qualidade para a infraestrutura cicloviária.

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes à oficina de avaliação de demanda para o sistema cicloviário no Centro do Rio de Janeiro, organizada pela TA, ITDP e Studio X. Foram traçadas as rotas utilizadas hoje, as desejadas, pontuados os principais pontos de origens e destino, bicicletários existentes e desejados, tudo em busca de uma rede coerente com a demanda existente, para ser entregue à cidade ao amanhecer de 2013.
Saiba mais no blog.

Se cada vez mais pessoas vão usar a bicicleta mais vezes, é importante que todo mundo compartilhe as ruas com segurança, boas maneiras e cortesia. Pensando nisso, em mais uma parceria com o Banco Itaú, vem aí uma tiragem dos folhetos Seja Educado e Seja Educado ao Estacionar sua Bicicleta. Serão 10 mil exemplares frente e verso, para serem distribuídos para ciclistas pelo Brasil afora.
Saiba mais no blog.

 

NA IMPRENSA :
· Radio Roquete Pinto FM-Rio, Painel da Manhã, Debate - Mobilidade Urbana e o uso da bicicleta.
· TV Brasil, Reporter Brasil, RJ tem maior malha cicloviária do Brasil, mas falta educação.
· Blog Bike, Pedal & Cia, Vai fazer compras? Vá de bike.
· O Globo Online, Bolg Ancelmo Gois, Anel Cicloviário da Ilha sai do papel.
· Blog Ir e vir de bike, Gazeta do Povo, Direitos e Deveres: entidade cria "CTB de Bolso" para ciclistas.
· Canal Londres 360 - ESPN, Maracanã se prepara, ainda longe do ideal para ciclistas.
· Revista Comércio & Serviços, Vai fazer compras? Vá de Bike, edição 21 junho/julho.
· Jornal O Globo, Segundo Caderno, Coluna Gente Boa, Mais Espaço para o lazer.
· Blog Movimento Natural, Julia Petit, Pedalando.

· Radio Roquete Pinto FM-Rio, Painel da Manhã, Debate - Bicicletas nas ruas do Rio.
· Blog Vá de Bike, Ciclistas e prefeito tentam salvar da demolição o velódromo do Rio.
· Blog a Vida de Bicicleta, Como surgiram as ciclovias na Holanda.
· Blog Vá de Bike, Campanha pede transporte gratuito de bicicletas nas Barcas do Rio de Janeiro.
· Revista Vida Simples, Edição Especial -De Bike é mais gostoso, Bike: A princesinha de Copacabana.
· Revista O Globo - Sei lá, mil coisas, Rio de Bolso.
· Portal Mobilize, Rio vai ganhar mais 18,2 km de ciclovias até o final do ano.
· Blog De Bike - O Globo, Buscando caminhos para bicicletas no faroeste do Centro.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

. . . ... . . ...