Jonas Hagen, consultor e assessor da Transporte Ativo, fez a apresentação "A bicicleta e o compartilhamento", no 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana - ANTP em mesa moderada pelo Presidente da Comissão Técnica de Bicicleta da ANTP. Havia aproximadamente 150 pessoas na platéia. A apresentação mostrou a inserção da bicicleta nas cidades ao longo da história, as vantagens da bicicleta para o meio ambiente e a inclusão social, e boas práticas de integração com o transporte público no Brasil e em outras cidades do mundo, como Nova York e Copenhague.

A palestra "Bicicleta, passado, presente e futuro" foi ministrada em diversas instituições de ensino em disciplinas e eventos ambientais. Na graduação, a Universidade Veiga de Almeida recebeu a palestra em duas turmas da disciplina Educação Ambiental, e a Universidade Estácio de Sá - Barra assistiu a palestra no Evento Surf Conscience. No ensino médio, cerca de 100 estudantes da Escola Técnica Juscelino Kubitschek - FAETEC assistiram nossa apresentação e no ensino fundamental ministramos 2 palestras na Escola Eliezer Max, ambas as escolas em suas respectivas Semanas do Meio Ambiente. Este ciclo de apresentações acontecem graças ao patrocínio do banco Itaú.

A versão adaptada do Código de Trânsito Brasileiro, carinhosamente chamada de "CTB de Bolso" é o arquivo campeão de downloads do site TA. Foram mais de 11 mil em 2011 e em 2012 já estamos perto dos 12 mil downloads. Para facilitar a consulta ao documento, lançamos o CTB de Bolso versão pra Android. Basta instalar e levar ele com você pra todos os lugares. Esse é o segundo aplicativo para android da TA, ambos feitos de forma colaborativa com o Marcos Serrão.
Saiba mais no blog.


Além do CTB Android, a Transporte Ativo imprimiu milhares de cópias do CTB de Bolso, em parceria com o Banco Itaú, para serem distribuídas aos ciclistas Brasil afora. As cópias já começaram a circular nas mãos de ciclistas, lojistas, em eventos e em repartições públicas. Saiba mais sobre a versão impressa do CTB de Bolso.
Saiba mais no blog.

Após seis meses de trabalho, entregamos à Prefeitura do Rio, Serttel e Itaú o relatório final do projeto Rede de Apoio às Bicicletas Públicas - Bike Rio. São mais de 100 novas rotas que somadas a infraestrutura existente perfazem 108kms de infraestrutura para bicicletas nas Zona Sul e Centro da cidade, interligando as estações Bike Rio existentes. O relatório apresenta as rotas como estão sendo utilizadas hoje e sugestões de soluções para tornar o sistema mais seguro e efetivo.
Saiba mais no blog.

Aproveitando o momento de discussão proporcionado pela Rio +20, o ITDP Brasil e o Studio-X Rio promoveram o Mobilidade +, onde apresentamos Mobilidade e Delivery, numa série de palestras que visaram analisar como a mobilidade urbana permeia os mais diversos aspectos da vida cotidiana nas cidades, e quais impactos causam à vida dos cidadãos. Mobilidade+ foi realizado pelo ITDP Brasil e Studio-X Rio, em parceria com a SLoCaT, Transporte Ativo, ONU Habitat e C40 Rio.
Saiba mais no blog.

O II Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói foi um sucesso, com casa cheia e um público ávido pelo tema. Mais de duzentas pessoas estiveram presentes às palestras pela manhã e setenta e cinco ao workshop na parte da tarde. Na ocasião, houve uma troca de experiências e informações muito rica sobre e para a mobilidade em Niterói. Lá apresentamos "Transportes a Propulsão Humana" e moderamos o workshop de mesmo nome.
Saiba mais no blog.

Para difundir informações, jovens jornalistas vieram de diversas partes do Brasil e do mundo. A ONG Viração trouxe um grupo com mais de 80 adolescentes e jovens de 12 estados brasileiros, da Europa, África, América Latina e América do Norte, para promover uma Agência Jovem de Notícias Internacionais da Rio+20. Para facilitar o deslocamento de todos, nada melhor do que bicicletas e transporte público. Com o apoio da Transporte Ativo, Programa Rio Estado da Bicicleta e da Supervia, os jovens puderam contar com 25 bicicletas que foram utilizadas livremente por todos da Agência Jovem.
Saiba mais no blog.

Juntos com ITDP, Studio X e outros parceiros, participamos do lançamento da Campanha da UN Habitat I'm a City Changer Evolua com Mobilidade, no evento Humanidade 2012, durante a Rio+20, no Forte Copacabana. A campanha I'm a City Changer é uma convocação mundial da UN-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, com apoio do setor privado e público.
Saiba mais no blog.

Estivemos juntos à Dutch Cycling Embassy durante a missão Rio+20. Desde a Pedalada por Copacabana com o Ministro da Infra Estrutura e Meio Ambiente da Holanda e comitiva, até recebermos a entrega simbólica do estudo Climate Value of Cycling in Rio de Janeiro. Este estudo é o início de uma parceria entre a Dutch Cycling Embassy e a Prefeitura do Rio de Janeiro, onde a Transporte Ativo participa como facilitadora, aproximando a administração municipal das iniciativas de promoção ao uso da bicicleta na Holanda.
Saiba mais no blog.

 

As NOVIDADES do SITE:
Prestação de Contas 2011 já está disponível no site.
Em Transporte Ativo na Escola Ferramentas para o caminho da Escola.
Na Biblioteca National Cycle manual - Autoridade Irlandesa de Trânsito e Collection of Cycle Concepts 2012 - Cycling Embassy of Denmark e · Milhares de estudos Cicloviários disponíveis para download no Fahrradportal. E ainda um Minisite para os aplicativos Android.

 

NA IMPRENSA :
· Blog De Bike - O Globo, Há diferença entre bikes elétricas. Nem todas são para ciclovias.
· O Globo Online, Bicicletas elétricas: Denatran diz que, sem lei, circulação é proibida.
· Jornal O Globo, Parem as bicicletas!
· Site Revista Veja, Bicicletas elétricas estão liberadas no Rio.
· Blog Vá de Bike, Uma boa solução para regulamentar as bicicletas elétricas.
· Agência Brasil, Desrespeito ao ciclista desestimula o uso de bicicletas no Rio.
· Panorama Brasil, Desrespeito ao ciclista desestimula o uso de bicicletas no Rio.
· Ecofinanças.com, Desrespeito ao ciclista desestimula o uso de bicicleta.
· Diário de Petrópolis, Desrespeito ao ciclista desestimula o uso de bicicletas no Rio.
· Correio da Bahia, Desrespeito ao ciclista desestimula o uso de bicicletas no Rio de Janeiro.
· Portal R7 Notícias, ONG: desrespeito ao ciclista desestimula o uso de bicicletas no Rio.
· Diario de Pernambuco.com, Desrespeito ao ciclista desestimula uso de bicicletas.
· Portal Exame, Desrespeito e falta de bicicletários desestimulam o uso de bicicletas no Rio.
· Estadão online, Uso de bicicleta cresce 300% e vira alternativa no Rio.
· Jornal O Estado de São Paulo, caderno especial Planeta, Capital da Rio+20 é "insustentável".
· O Eco, Rio+20: eventos abertos ao público - parte 2.
· Jornal Metrô Rio, 'Bicicletada' vai reivindicar ciclovias em Laranjeiras.
· Blog De Bike - O Globo, Bicicletas na Rio+20.
· Treehugger, Bike Sharing Drives Cycling Surge in Rio, Defies Brazil's Heavy Car Culture.
· Blog o Bicicreteiro, Bikefobia, entenda essa doença.
· Agência Jovem de Notícias, Equipe com dezenas de adolescentes e jovens integrará equipe de cobertura da Rio+20.
· Blog Bike Urbana, Usando a bicicleta como meio de transporte.
· Jornal Metro, Rio de Janeiro, Obstáculos no Caminho.
· O Globo, Revista Rio+20, Transporte - A corrida para retomar os rumos do transporte.
· Portal R7, Rio+20: R7 testa ciclovias do Rio e aponta os problemas enfrentados pelos ciclistas.
· ITDP News, ITDP and Studio-X Rio Launch the Mobilidade+ Speaker Series.
· SLoCat website, ITDP and Studio-X Rio Launch the Mobilidade+ Speaker Series.
· Blog Rioplusbike, Rio+Bike: The Ride (& Walk).
· Bike Pedal & Cia, Guia de bolso com os direitos e deveres dos ciclistas segundo o CTB.
· Agência Jovem de Notícias, Ônibus Hacker e bicicletas fazem ocupação cultural no Complexo do Alemão.
· ITDP News, ITDP and Ford Foundation Close Out Mobilidade + Speaker Series at Rio+20.
· Revista Red Report - TAM nas Nuvens, + de 20kms de bicicleta na cidade da Rio+20, Edição Nº20, Junho.
· Radio CBN-SP, Nove ciclistas são internados por dia em hospitais públicos paulistas.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

. . . ... . . ...