Uma habilidade fundamental do ser urbano é ter um mapa mental minimamente completo de sua cidade. Mais do que conhecer nomes de ruas e avenidas, saber navegar por elas mantendo um rumo. Quem quer pedalar no Rio de Janeiro já pode ter agora acesso pela internet ou qualquer dispositivo móvel ao mapa completo da rede de ciclovias e mais. Basta acessar.
Saiba mais no blog e mais.

Em parceria com Rio de Janeiro Cycle Chic e Centro de Arquitetura e Urbanismo SMU - RJ, a Transporte Ativo promoveu a apresentação Cultura da Bicicleta através do Design. Um convite a arquitetos, urbanistas, planejadores urbanos, engenheiros de tráfego, ciclistas, pedestres, patinadores e skatistas. Em sua nova palestra, o consultor de mobilidade urbana Mikael Colville-Andersen apresentou o conceito da "Cultura da Bicicleta através do Design".
Saiba mais no blog.

Fomos procurados pelo Movimento Ciclistas en las Calles de Panama em busca de parceria para tradução de material para o espanhol. Todos os folhetos que eles traduzirem ficarão disponíveis em nosso site, iniciando pelo Bicicleta é Saúde. De imediato eles vão imprimir para distribuição em terras panamenhas do manual De Bicicleta para o Trabalho, que já tem versão em espanhol feita em parceira com o pessoal do Mountain Bike-BH e revisada pela Ciudad Viva, do Chile.

Em breve será inaugurada mais uma ciclovia que ligará a orla de Copacabana ao bairro de Botafogo pelo Túnel Velho. Como é de praxe, a Prefeitura ao mesmo tempo faz um trabalho de divulgação e promoção dessa infraestrutura, convidando o carioca a pedalar mais e principalmente a conhecer o que tem sido feito em prol da bicicleta. A Transporte Ativo estava presente, com muito bate papo sobre bicicletas.
Saiba mais no blog.

Dando continuidade ao workshop "Metodologias, captação de dados e opções para avaliação do impacto das intervenções de transporte sustentável", realizado em dezembro em parceria com a Prefeitura do Rio e a Transporte Ativo, a Dutch Cycling Embassy esteve no Rio para apresentar o andamento do trabalho e coletar mais dados, para a apresentação conjunta que mostrará diferentes modelagens para o transporte do Rio de Janeiro no futuro, a ser realizada na Conferência Rio+20.
Saiba mais sobra a Dutch Cycling Embassy.

Mexa-se!
O cartaz abaixo ilustra o reflexo de uma mudança de rumo que vivemos. Feitos pelos estudantes publicitários Issacar de Jesus e Igor Guerreiro da TECPUCPR, como parte de um projeto interdisciplinar sobre "mobilidade urbana". Eles escolheram a Transporte Ativo como tema do trabalho. Uma homenagem à instituição que, claro, nos deixa felizes, mas é também um indicador claro que a bicicleta e o repensar da mobilidade urbana é pauta corrente.
Saiba mais no blog.

A SUPERVIA está revendo seu posicionamento em relação às bicicletas. O embarque aos domingos já voltou a ser permitido, a construção de bicicletários em várias estações, alguns com 800 vagas, já está a caminho e esperem por outras novidades também. A Transporte Ativo tem acompanhado de perto, buscando extrair o melhor de cada iniciativa pró bicicleta na cidade.

 

As NOVIDADES do SITE:
Os links quebrados ou que não existem mais foram atualizados ou removidos. Caso encontre algum link partido, por favor entre em contato para que possamos corrigir.

 

NA IMPRENSA :
· Globonews, Jornal das 10, José Lobo comenta o uso da bicicleta como transporte nas grandes cidades brasileiras.
· Rádio CBN, CBN SP, Convivência entre os meios de transporte.
· Globonews, Jornal das 10, primeira edição, Ciclistas ainda sofrem com falta de segurança no trânsito.
· Globonews, Jornal das 10, primeira edição, Trinta cidades participam de protesto contra morte de ciclistas.
· Revista Isto É, Edição Especial 2016, O Rio dá Pedal.
· Revista Renova SP, Edição nº8, Vou de Bike. pag. 22.
· TV Record, NBlogs, NBlogs fala sobre a segurança do ciclista nas grandes cidades.
· Site Opinião e Notícia, Os ciclistas estão seguros?
· Radio MEC AM Rio, Programa Atualidades, Os perigos do trânsito.
· TV Brasil Reporter Rio, Alternativas de transporte.
· ESPN Brasil, Sportcenter, Programa "Rio Estado da Bicicleta" é prioridade pública.
· ESPN HD, De Bike pela Rio 2016.
· SporTV, Brasil que pedala: SporTV Repórter mostra ascensão da bicicleta no Brasil.
· TV Brasil, Programa Stadium.
· Blog Recicloteca, Palestras gratuitas oferecidas pela Organização Transporte Ativo.
· Jornal O Globo - Zona Sul, Passeio incompleto pela malha cicloviária da Zona Sul.
· Jornal O Globo, Aluguel de bicicletas bate 500 mil viagens.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

. . . ... . . ...