Pelo sexto ano consecutivo, foi realizado o Desafio Intermodal Carioca. Como sempre, surpresas. Nesta edição as ruas do Rio de Janeiro estavam praticamente vazias, fluíam tranquilamente, no transporte público todos viajaram sentados e sem filas para compra de bilhetes, enquanto um vento forte soprava na direção contrária ao deslocamento dos que geravam sua própria força motriz, bicicletas, patins e pedestres. Mas mesmo assim, a bicicleta mais uma vez confirma sua eficiência como meio de transporte urbano
Saiba mais no blog.

O enorme aumento na velocidade e volume do tráfego motorizado tem aprisionado as crianças dentro de casa ou em carros para serem levados de um lugar a outro. Para os pais, o perigo do tráfego é uma preocupação duas vezes maior do que o "medo de estranhos".
Nós da TA acreditamos que toda criança merece viver à solta para ter mais saúde, felicidade e bem-estar. Por isto, conseguimos autorização da Sustrans e lançamos, com exclusividade, o folheto
Crianças ao Ar Livre. Trata-se de uma compilação dos princípios do programa Free Range Kids, com fatos e dados numéricos.
Saiba mais no blog.

No SHIMANO Fest, em Mogi das Cruzes, o que não faltou foram atividades. Com certeza quem esteve lá encontrou algo que fosse de seu interesse! Como sempre, a SHIMANO homenageou personalidades do mundo das bicicletas que contribuíram e contribuem de forma significativa com a disseminação do uso da bicicleta no Brasil. Este ano a TA estava entre os homenageados e Zé Lobo esteve lá para receber a plaqueta, que estava em seu nome, mas é dedicada a todos aqueles que participam e contribuem para estes resultados.
Saiba mais no site da Shimano.

Niterói decidiu fazer seu Desafio Intermodal e fomos convidados pela NITTRANS para uma parceria onde realizamos um treinamento para que a equipe da própria NITRANS realizasse o I Desafio Intermodal de Niterói, que mais uma vez mostrou a eficiência dos Transportes Ativos.

Grandes cidades, grandes problemas, muita gente, mas há esperança à humanidade. A 5ª edição da Vaga Viva carioca voltou ao centro do Rio e descobriu que as pessoas sentiram falta dela. Isso mesmo. A micro pracinha não é uma unanimidade (tem um ambulante que não gosta), mas já conquistou o coração de muitos pedestres frequentadores da região.
Saiba mais no blog.

A TA ofereceu um curso de mecânica para os Bike Anjos do Rio de Janeiro. Sete ciclistas "anjos" foram aprender noções básicas de regulagem e consertos, de modo a garantir o uso da bicicleta com segurança e conseguir voltar pra casa e garantir a conclusão da viagem de seu "protegido" em caso de problemas simples.
Saiba mais no blog.

A Prefeitura do Rio agora comanda o Dia Mundial sem Carros na Cidade. Com a ampliação das atividades a cada ano e mais uma vez deixando um legado para a cidade através de novas Zonas 30 e da inauguração de novas rotas cicloviárias. Participaram da jornada diversas secretarias, capitaneadas pelas Secretarias de Transporte e Meio Ambiente e como sempre a sociedade civil se fez presente através da Transporte Ativo, ITDP e 350.org entre outras.
Saiba mais clicando aqui.

Como parte dos preparativos da candidatura à cidade sede do Velo-City 2014, a Prefeitura do Rio realizou um evento, em parceria com a Transporte Ativo e outros parceiros, nos mesmos moldes, mas em menor escala, o biciRio. Estiveram presentes além de representantes das três esferas de governo e da Sociedade Civil, os representantes da Velo City Series para avaliar a cidade que é uma das três finalistas para sediar o evento em 2014.
Saiba mais no blog.

Única via de ligação entre o Largo do Machado e o Cosme Velho, a Rua das Laranjeiras tem trânsito intenso. Mas um desses fluxos passa quase despercebido. Ao longo da via, centenas de ciclistas que compartilham com o trânsito motorizado, um espaço estreito no viário. Para dar forma aos números a Transporte Ativo e parceiros foram a campo para fazer uma nova contagem de bicicletas no local.
Saiba mais no blog.

Participação em Debate Público Sobre Bicicletas, na Camara de Vereadores do RJ.
Participamos do Debate Público, cujo tema foi “Bicicleta, uma alternativa para o transporte no Rio”, no auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Estiveram presentes autoridades responsáveis pela implementação e manutenção do sistema cicloviário na cidade, representantes da sociedade civil, ONGs, empresários e ativistas ambientais cariocas, para debater e participar de uma avaliação do processo de implantação desse sistema no Rio.

Pela décima primeira vez participamos do Seminário "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas" na PUC Rio, parte do curso de Jornalismo Ambiental do Prof. André Trigueiro. O seminário faz parte do curriculo do curso e acontece semestralmente desde 2006. Como sempre, uma excelente troca de informações, ao mesmo tempo em que aprendemos com eles, procuramos sensibilizar e conscientizar estes futuros jornalistas.

Apoio ao workshop GIZ - Oficina de treinamento sobre Transporte Nao Motorizado, realizado em parceria com o Clean Air Institute, onde apresentamos palestras informativas e promocionais. Foi um workshop voltado para as cidades brasileiras, onde 25 participantes aprenderam e desenvolveram planos para suas cidades.

Em outubro, aconteceu no Rio de Janeiro o 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito ANTP. A Transporte Ativo esteve presente com dois artigos, um em parceira com a Prefeitura do Rio: A importância do GT Ciclovias para a consolidação da malha cicloviária da Cidade do Rio de Janeiro e outro com ITDP e Clinton Climate Iniciative: Os Benefícios dos Veículos de Carga à Propulsão Humana: Cidades Podem Alcançar Menores Emissões e Maior Segurança.
Saiba mais no blog.

O VII Fórum Interdisciplinar de Arte, Ciência e Cultura do Colégio Santo Agostinho, no Rio, teve como tema “A vida no planeta e a sustentabilidade”. O tema escolhido está inserido na Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 2011: Fraternidade e a vida no Planeta. Dentre os “Dez Mandamentos do amigo do Planeta”, estão dois que o projeto abordou: 6º Evite poluir o seu meio ambiente e 10º Participe dessa luta. Dentro deste conceito "Carros: congestionamento, poluição sonora e do ar. Como você pode contribuir por uma mobilidade sustentável?", a TA esteve presente com a palestra "A Bicicleta como Modo de Transporte" que contou com dois grupos bastante animados de crianças entre 8 e 12 anos.

Desde a edição número cinco, a TA escreve a coluna Soluções em Bicicletas na revista Bicicleta. Já foram 6 artigos, sempre abordando a bicicleta como solução. Na mais recente edição especial Bike Expo, a coluna foi ampliada para falarmos sobre a economia da bicicleta, que é muito mais ampla do que apenas a produção industrial. Confira a lista do que já publicamos: Ed.5 - A bicicleta nos dias de hoje; Ed.6 - A Série Velo City; Ed.7 - A diferença entre pedalar e escovar os dentes; Ed.8 - Não existe lugar no mundo onde seja impossível andar de bicicleta; Ed.9 - Em busca de soluções para nossas cidades – biciRio; Ed.10 - Outubro é o mês das crianças; Edição especial Bike Expo – Bicicleta, a economia do Século XXI. A revista pode ser adquirida nas bancas ou pelo site da revista.

Mais bicicletas nas ruas significam, matematicamente, mais probabilidade de haver conflitos. Mas conflitos podem ser reduzidos, ou até eliminados, com boa educação e cortesia. Todos os esforços da Associação Transporte Ativo convergem em tornar melhor as cidades para todos. Por isto, elaboramos dois folhetos com dicas de boa educação para ciclistas. Um deles sintetiza as regras básicas. O outro fala das boas maneiras ao estacionar sua bicicleta.
Saiba mais no blog.

 

As NOVIDADES do SITE:
Resolução SMAC Nº 498 de 21 de SETEMBRO de 2011

ESTABELECE OS PROCEDIMENTOS RELATIVOS ÀS SOLICITAÇÕES PARA AUTORIZAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE BICICLETÁRIOS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.
Decreto nº 34481 de 22 de SETEMBRO de 2011
DISPÕE SOBRE OS LOCAIS PARA ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS, NA FORMA QUE MENCIONA.

 

NA IMPRENSA :
· Blog De Bike - O Globo, Desafio Intermodal.
· Site Veli.Mobi, Carona programada se destaca no Desafio Intermodal Carioca.
· Revista Fator, Bicicletas saem na frente no VI Desafio Intermodal Carioca.
· Site biciRio, Bicicletas saem na frente no VI Desafio Intermodal Carioca.
· Site revista Bicicleta, Bicicletas saem na frente no VI Desafio Intermodal Carioca.
· TV Brasil, Programa Estúdio Móvel, Movimento Limpo.
· Site ITDP, ITDP Celebrates Park(ing) Day.
· Blog De Bike - O Globo, Vaga Viva nesta sexta-eira no Centro do RJ.
· Blog De Bike - O Globo, Uma atitude consciente!
· O Globo Online, Ações pelo Dia Mundial sem Carros começam nesta sexta-feira.
· Extra OnLine, Ações pelo Dia Mundial Sem Carro começam nesta sexta-feira.
· Site Vou de Bicicleta de O Globo, Medo do trânsito, falta de ciclovia e violência afastam cariocas das bicicletas.
· Site Vou de Bicicleta de O Globo, Passeio de bicicleta abre semana do Dia Mundial Sem Carro.
· Jornal O Globo, Pedalando com muito esforço.
· Diario Oficial do Municipio do Rio de Janeiro, Rio participa do Dia Mundial Sem Carro nesta quinta-feira.
· Site Governo do Estado RJ, Rio participa do Dia Mundial Sem Carro nesta quinta-feira.
· Radio MEC, Programa Atualidades, Dia Mundial sem Carros no Rio.
· Jornal Globo News, Priorizar transporte coletivo é solução para trânsito, diz especialista.
· Rede TV News, No Dia Mundial sem carro, poucas mudanças concretas.
· SportTV News, Dia Mundial sem Carros.
· Blog Felipe Peixoto, Desafio Intermodal: pelo uso da bicicleta como meio de transporte.
· Conexão SOSMA, episódio 41 -Dia Mundial sem Carro.
· Blog De Bike - O Globo, O poste está liberado, galera!
· Jornal o Estado de São Paulo, Usar bicicleta como meio de transporte sai mais barato, diz estudo.
· Estadão Online, Usar bicicleta como meio de transporte sai mais barato, diz estudo.
· Blog Dr. Edison da Creatinina, Câmara de Vereadores do Rio faz Debate Público para discutir o Sistema de Bicicletas da Cidade.
· Blog A Vida de Bicicleta, Transporte Ativo ministra oficina de bicicletas para os Bike Anjos.
· Blog Dr. Edison da Creatinina, Bicicleta como uma alternativa para o transporte no Rio é tema de debate na Câmara Municipal.
· O Globo Online, Vou de Bicicleta, Três ciclistas morrem por mês no trânsito do Rio.
· Jornal O Globo, Primeiro Caderno, Trânsito hostil pra quem anda em duas rodas.
· Copenhagenize.com, Cargo Bike Capital - Rio de Janeiro.
· O Globo Online, Vou de Bicicleta, Integração de pedais e trilhos longe do ideal.
· Jornal O Globo, Integração entre pedais e trilhos ainda longe do ideal.

· Blog CET-Rio, ONG Transporte Ativo lança cartilha para o uso da bicicleta.
· Site Vá de bike, .Reinaugurado o empréstimo e aluguel de bicicletas no Rio, o BikeRio.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

. . . ... . . ...