E lá se vão três anos de palestras na Escola Parque, sempre na semana do meio ambiente. Subir a rampa de bicicleta já não chama tanta atenção. A bicicleta já faz parte do cotidiano da semana ambiental da escola e nossa palestra é sempre bem recebida. Nesse ano a participação dos alunos com perguntas e comentários aumentou muito em relação ao primeiro ano. No final, cerca de 120 alunos em duas palestras, viram como a bicicleta esteve, está e estará presente em nossas vidas, ajudando a saúde, divertindo e melhorando a qualidade de vida na cidade.

Quem esteve no Rio para a festa de lançamento do blog Rio de Janeiro Cycle Chic, foi o Mikael Colville Andersen do original Copenhagen Cycle Chic. Para recepcioná-lo no Aeroporto Santos Dumont estivemos lá junto com o Tiago "Passeio Completo" Leittman para escoltá-lo e guiá-lo pedalando. A divertida pedalada rendeu mais um belo vídeo do Copenhagenize - Rio de Janeiro - Airport Bicycle Shuttle confira.

A Transporte Ativo esteve presente no Primeiro Seminário Técnico Ciclobr "Melhoramentos Cicloviários para a cidade de São Paulo". Junto com Thiago Benicchio, que representou a Ciclocidade, discutimos sobre educação do ciclista. As maneiras e propósitos. A conclusão que transmitimos foi que acima de tudo é preciso incluir a bicicleta como veículo de transporte seguro no sistema viário, só dessa forma será possível exigir dos ciclistas os deveres. Afinal, quem não se sente detentor de direitos, naturalmente não tem incentivo à cumprir deveres.

Como parte dos preparativos do Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), a Prefeitura do Rio promoveu o Painel Brasileiro de Segurança Viária. Com o objetivo de fomentar a discussão sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito, e contribuir para a conscientização de toda a sociedade sobre os benefícios que mudanças no atual modelo de mobilidade podem trazer para o bem estar social, a Transporte Ativo participou do Painel em mais uma parceria com o Centro de Educação para o Trânsito da CET Rio.

A convite do Clube de Montanhismo de Niterói, a TA apresentou aos montanhistas e cicloturistas presentes a palestra "Bicicleta, veículo urbano", sobre o uso da bicicleta nas cidades. A idéia do Clube foi muito boa uma vez que quem pedala ou caminha por muitos quilômetros, tira de letra pedaladas pelas cidades.

Após uma breve fase de transição, o blog da Transporte Ativo está com visual novo. Mais elegante, com estilo e design. Para nós, mais fácil de gerenciar e com mais recursos técnicos. Além disso, acreditamos que os problemas de indisponibilidade do blog, que estavam se tornando comuns, vão terminar. Esperamos que gostem do novo blog TA.

Dentro da proposta de candidatura do Rio à cidade sede do Velo-City 2014, será realizado um evento com os mesmos moldes, mas em menor escala. É o biciRio. Os trabalhos, de várias regiões do país, já foram selecionados e serão apresentados os seguintes temas: Inserção da cultura cicloviária na sociedade; Ações em direção à mobilidade por bicicleta e Ações do poder público em direção à mobilidade por bicicleta. A Transporte Ativo participa com uma parceria técnica e faz parte do Comitê Organizador.

Três anos após a primeira contagem de ciclistas no Corte Cantagalo, em Copacabana, em 2008, a Transporte Ativo voltou ao local para fazer nova contagem e checar o que mudou. As mudanças foram poucas, mas para um local sem infraestrutura para o ciclista e em ladeira os números permanecem surpreendentes. Confira os resultados da II Contagem de Ciclistas no Corte Cantagalo e um comparativo entre as duas contagens clicando aqui.

O grupo de trabalho Mobilidade do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB, Rio de Janeiro, volta às atividades e para dar inicio houve o encontro A BICICLETA na matriz de viagens metropolitanas. Onde Tatiane Carrer, Ricardo Esteves, João Pedro Backheuser e Zé Lobo fizeram apresentações sobre o tema. Em seguida um amplo debate sobre os rumos das bicicletas no Rio e suas possibilidades. No auditório, arquitetos, urbanistas, ativistas das bicicletas e funcionários do municipio e do estado mostravam que o assunto está atingindo diferentes grupos de interesse.

Agosto teve festa de ciclistas em São Paulo. A Ciclocidade comemorou a formalização de seus associados e iniciou uma nova etapa visando unir os ciclistas paulistanos. Dentre os eventos do dia, um debate. Presentes à mesa os paulistanos "da gema" Thiago Benicchio e Denis Russo Burgierman além do carioca João Lacerda que representou a Transporte Ativo. O tema do ciclodebate foi acima de tudo um convite aos que nasceram e vivem na maior e mais motorizada metrópole brasileira. "Do carro à rua: transformações urbanas e bicicletas". Em um bate-papo descontraído, transmitido ao vivo pela internet e com auditório lotado, os três propuseram caminhos para que São Paulo possa ser uma cidade mais segura e convidativa às pessoas.

Uma ótima surpresa chegar numa universidade e encontrar alunos e professores com muitas informações sobre a bicicleta. Nossa contribuição foi preencher lacunas num projeto acadêmico para um evento sobre 'promoção do uso da bicicleta como meio de transporte urbano'. Em aspas, pois foram as palavras deles. Chamaram a TA para ajudar com contatos e idéias que viabilizem um debate, um evento de educação e, porque não, uma pedalada para coroar nobre iniciativa de estímulo ao uso das bicicletas nos deslocamentos urbanos.

 

NA IMPRENSA :
· TV Brasil, Reporter Rio, exposição Bicicletas, histórias e curiosidades.
· Canal Futura, Jornal Futura, exposição Bicicletas, histórias e curiosidades.
· Globo News, Jornal das 10, Evolução de bicicletas é destaque em exposição no Rio de Janeiro.
· Revista MRV, Comportamento - Vá de Bike, edição nº11.
· SBT, SBT Brasil, RJ: Entregadores usam bicicletas para transporte.
· ESPN.Estadão, Renata Falzoni, Bicicleta e Música pelo Centro e Cracolândia.
· Revista Informa, edição número 11, Cycle Chic: Essa moda vai pegar no Brasil.
· Site Sociedade Amigos de Copacabana, SAC realiza reunião para apresentar o projeto de implantação da ciclofaixa na rua Figueiredo de Magalhães!
· Copenhagenize.com, Cargo Bikes in Sao Paulo, Brazil.
· Copenhagenize's Airport Shuttle in Rio de Janeiro.
· Blog Rio de Janeiro Cycle Chic, Caipirinha, obrigado!!!
· TV Cultura, Jornal da Cultura, Ciclorrotas em São Paulo.
· Revista Veja Rio, Rally em duas rodas.
· Blog Bolsa de mulher, Mundo Melhor, Pedalar é preciso!
· Site BiciRio, PEDALA RIO - As vantagens de se incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no Rio de Janeiro.
· Revista do Brasil, Comportamento, Obstinados Ciclistas.
· Treehugger, Cars + Transportation, Airport 'Bycicle Shuttle' in Rio de Janeiro.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br