Em mais de cinco anos de parceria, participamos pela décima vez do seminário "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas" na PUC Rio, parte do curriculo do curso de Jornalismo Ambiental do Prof. André Trigueiro, esta palestra acontece todos os semestres desde 2006. A soma de esforços é sempre proveitosa para todos. Os alunos adquirem conhecimento sobre a bicicleta e mobilidade urbana e nós sensibilizamos os novos jornalistas a serem profissionais mais aptos a tratar de um tema cada vez mais recorrente. Uma conversa que vai além da sala de aula, seja através de reportagens dos estudantes, ou dos profissionais recém-formados.

Na edição número cinco da revista Bicicleta, a Transporte Ativo estreiou a coluna Soluções em Bicicletas que buscará apresentar sempre facetas das bicicletas que passam na maioria das vezes despercebidas buscando motivar mais pessoas a pedalarem mais vezes. Três edições já foram publicadas e a quarta já está a caminho.

Com o objetivo de contribuir para que o policiamento por bicicleta também seja uma realidade brasileira, a Transporte Ativo traduziu dois textos com orientações básicas: Policiamento com Bicicletas - Como criar uma unidade de patrulha e Controle de multidões. Os textos já estão disponíveis no site e foram distribuidos para diferentes corporações. Esperamos ver o assunto se tornar cada vez mais frequente em nossas cidades.
saiba mais no blog.

"A diferença" - Mikael Corrêa, publicitário em Bauru-SP, e também adepto da bicicleta como meio de locomoção, desenhou uma campanha com a proposta de fazer um comparativo, por meio de imagens, entre o transporte motorizado e o transporte humano e gentilmente doou para a Transporte Ativo. Confira a campanha clicando no link abaixo.
saiba mais no blog.

Em 2 de junho, o blog da Transporte Ativo completou 5 anos. Para nós, é uma satisfação muito grande manter este canal de comunicação e aprendizagem mútuas. Divulgamos nossas ideias em busca de uma cidade e um trânsito melhor para todos, e recebemos muito retorno, com elogios e também críticas. E com isto vamos construindo uma cultura coletiva e proativa. Saiba mais sobre os 5 anos do blog clicando no link abaixo.
saiba mais no blog.

A Transporte Ativo apoiou a exposição Bicicletas, histórias e curiosidades, treinando a equipe da exposição e ministrando uma palestra dentre outras coisas. A exposição, uma iniciativa do Programa Rio Estado da Bicicleta da SETRANS - RJ, foi um sucesso de publico e de mídia. Mais de mil pessoas visitaram e tiveram a oportunidade de conviver um pouco com bicicletas de diferentes épocas. Também puderam assistir palestras, debates e tiveram acesso a milhares de folhetos. Tudo para difundir a cultura da bicicleta na Cidade Maravilhosa.
saiba mais no blog.

Quem também esteve presente à exposição foi bicicletário móvel da TA, mais uma vez levando comodidade aos ciclistas e facilitando suas vidas ao proteger suas bicicletas. Torcemos pelo dia em que o bicicletário móvel não tenha mais utilidade, por ser lugar comum nas cidades brasileiras.
confira o albúm de fotos.

Temos acompanhado de perto, através do GT Ciclovias e visitas de campo, a implantação das novas infraestruturas cicloviárias cariocas na Zona Norte. Enquanto a rede está sendo implantada alguns pequenos problemas vão sendo solucionados. Ainda não chegamos a uma infraestrutura 100%, mas muitas barreiras vem sendo quebradas o que aponta para um futuro ainda mais promissor para as bicicletas no Rio de Janeiro.
Confira algumas imagens no albúm de fotos no Facebook da TA.

 

As NOVIDADES do SITE:
Como criar uma unidade de patrulha e Controle de multidões.
Siga a TA no facebook e no Twitter.

 

NA IMPRENSA :
· Blog Pinnola Fotografia, Ensaio Fotografico - Carol, Edu e as bicicletas.
· Revista Bicicleta, estréia da Coluna Soluções em Bicicletas.
· Revista Bicicleta, Edição nº5, Carga & Bicicletas.
· O Globo Online, Das 19 estações de bicicletas espalhadas pela Zona Sul, 13 estão fora de operação.
· Jornal O Globo, Rio, Aluguel de Bicicletas ainda pedala no vazio.
· TV Brasil, Repórter Brasil, Brasileiros usam menos transporte público.
· TV Globo, SP TV, Situação do Transporte Público é muito discutido no encontro do C40.
· O Dia Online, Especial 60 anos, Pedala Carioca!
· Jornal O Dia, Caderno Especial 60 anos, Pedala Carioca!
· Revista Bicicleta, Edição nº6, Cidades para carros ou para pessoas?
· Radio CBN SP, Ciclista também precisa ter a consciência de que é um veículo, alerta especialista.
· RedeTV, Manhã Maior, Andar de bicicleta em São Paulo é uma Aventura.
· TV Record, Jornal da Record, Trânsito do Rio piora e se equipara ao da capital paulista.
· Diario Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br