A convite do ITDP, participamos de um workshop interno, com David Sim da Gehl Architects, no Rio de Janeiro. Os ensinamentos e a visão do escritório Gehl são sempre uma excelente fonte de inspiração e motivação, apontam o tempo, o espaço e a vida como bens valiosos.
saiba mais no blog da Gehl Archtects.

Fomos convidados pelo Centro de Educação Ambiental da Prefeitura do Rio para revisar o conteúdo do livreto "Rio Capital da Bicicleta - Educação Ambiental". O livreto faz parte da campanha de educação ambiental Rio Capital da Bicicleta. Eu Apoio! Direcionada às demandas geradas pela implantação de quase 50 quilômetros de ciclovia, interligando os bairros de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste.

No final de 2010, o U-Biker procurou a TA para apresentar seu novo projeto, o Anel Cicloviário da Ilha do Governador, e questionou sobre qual seria o melhor caminho para apresentar o projeto à Prefeitura. Agendamos uma reunião com o GT Ciclovias, o U-Biker preparou uma apresentação e fomos lá levando esta demanda dos ciclistas da Ilha para o poder público. De lá pra cá a coisa caminhou, ou melhor, pedalou!
saiba mais no blog.

Há um ano, no Velo City Global em Copenhagen, nos deparamos com o folheto 6 Cycling Games para crianças. O interesse foi tanto que entramos em contato com os autores para que nos autorizassem a traduzir o material para o português. O folheto 6 Jogos de Bicicleta foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses - Dansk Cyklist Forbund DCF. A tradução já está disponível e é uma publicação da Associação Transporte Ativo, com apoio do Instituto Cultural da Dinamarca.
saiba mais no blog.

Da vontade de alguns participantes da Bicicletada Carioca, surgiu a Oficina Hiperbásica de Mecânica de bicicletas, realizada na Onda Azul em parceria com a Bicicletada Rio. O objetivo foi a troca de informações mecânicas para que os ciclistas saibam como identificar problemas na bicicleta e como solucionar rapidamente problemas mecânicos corriqueiros que surjam no caminho, permitindo sempre a volta pra casa pedalando.

A página Ciclovias do Rio do site Transporte Ativo foi toda atualizada. Onde antes havia ilustrações, hoje estão links para o google maps com imagens da região. Alguns arquivos, novas ciclovias e mapa geral atualizado foram incluídos e, conforme as novas infraestruturas forem ficando prontas, faremos a atualização. Confira clicando na imagem abaixo.

Com o objetivo de familiarizar os responsáveis pelas regiões administrativas da cidade onde novas infraestruturas cicloviárias estão chegando, a CET Rio realizou um seminário interno para debater o tema e nos convidou para realizarmos a apresentação "A Bicicleta, Infraestruturas e Tendências". Foi apenas um começo, mas com isso as pessoas que determinam o que e como será feito nas ruas do Rio já começam a compreender melhor o potencial das bicicletas. Que venham outros seminários.

A Equipe de robótica Franco Droid, do Liceu Franco Brasileiro, nos apresentou seu projeto de ciclofaixas para as escolas em Laranjeiras e Catete. A ideia partiu dos alunos e é sensacional. Levamos a equipe para fazer uma apresentação para o Grupo de Planejamento Cicloviário da cidade, que também viu o projeto com bons olhos e estuda como inseri-lo no Programa Rio Capital da Bicicleta. Agora é aguardar pelo desenrolar das coisas. Manteremos vocês informados.
saiba mais em breve no blog.

Em meados de abril, foi realizado o 1º Seminário Sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói, para onde fomos convidados a apresentar a palestra "A Bicicleta, ontem, hoje, amanhã". O evento teve 3 dias de duração e, dentre os mais de 400 presentes, contou com a participação das 3 esferas de governo, consultores, especialistas e cicloativistas. Com certeza será um marco na história cicloviária de Niterói.
saiba mais em breve no Nitbikers.com.br

Um dos primeiros desdobramentos do 1º Seminário Sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói foi o treinamento para Contagem de Bicicletas para equipe da NITRANS. Devido à necessidade de fazer um levantamento mais preciso do número de viagens por bicicletas em Niterói, e para embasar futuras infraestruturas, a equipe foi buscar informações em nosso guia de contagens, ao tomarmos conhecimento, oferecemos nossa ajuda para ir lá e dividir nossa experiência com eles para que o máximo possa ser extraído desta oportunidade.

 

As NOVIDADES do SITE:
· Prestação de contas Transporte Ativo 2010 já disponível.
· Atualização da página Ciclovias do Rio.

Novos Links:
· Urban Bikeway Design Guide - NACTO
· Risco de lesão por andar de bicicleta em ciclovias versus nas ruas - Um Estudo da Harvard School of Public Health.

 

NA IMPRENSA :
· Blog De Bike - O Globo, Proporcionando cidades mais humanas.
· Blog da Recicloteca, A boa e velha magrela!
· TV Brasil, Reporter Brasil, Comércio feito com uso de bicicleta.
· Blog Blogól Alex Gomes - U-BIker, O tráfego de ciclismo da Ilha.
· Blog De Bike - O Globo, Brincadeira de criança!
· Blog Outras Vias - O Eco, Jogos de bicicleta.
· Cycling Embassy of Danmark - website, 6 Jogos de Bicicleta.
· Blog Cicloturismo joinville/SC, Bike para crianças!
· Blog Bicicletada Curitiba, 6 Jogos para Crianças.
· Blog Transporte Humano, Seis Jogos de Bicicleta.
· Blog na bicicleta, Portugal, 6 Jogos de Bicicleta.
· Blog De Bike - O Globo, Bicicleta elétrica é uma boa opção?
· Globo News, Os Desafios da Mobilidade no Rio de Janeiro.
· Jornal o Fluminense, Mobilidade em Niterói.
· TV Globo, Globo Esporte, Cada vez mais gente pedala no Rio de Janeiro.
· Blog 10 por hora, Vá de bike para o trabalho.
· Site Pegada Carioca, Magrela Carioca.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br