O ano de 2011 começou movimentado! A Prefeitura do Rio iniciou os trabalhos para sua candidatura como cidade sede do Velo-City Global 2014 , e realizou a 1ª reunião de trabalho na primeira quinzena de janeiro. A Transporte Ativo esteve presente e fez uma apresentação sobre a série Velo-City e os quesitos para avaliação das propostas, para todas as Secretarias e entidades envolvidas na elaboração do caderno de candidatura. Uma oportunidade para que o Rio, pelo menos por uns dias, seja a capital mundial das bicicletas.
saiba mais no blog.

Também em janeiro, a exposição Our Cities Ourselves chegou ao Rio como As Cidades Somos Nós e apresentou projetos urbanísticos criados por dez escritórios de arquitetura de diversos países, com base nos princípios de design urbano elaborados pelo ITDP. A Transporte Ativo apoiou o evento com material sobre transporte de carga em bicicletas, e emprestou várias bicicletas, patins e skates de seu acervo para o ambiente da exposição.
saiba mais no blog da exposição.

Com o objetivo de levantar dados e informações até agora desconhecidas da população e da administração da cidade, a Transporte Ativo, em parceria com o ITDP, realizou no bairro de Copacabana um levantamento de todos os estabelecimentos comerciais no bairro que fazem entregas por bicicleta. Os dados são surpreendentes e propiciam informação suficiente para mensurar os benefícios deste tipo de entregas para a cidade, o trânsito e o meio ambiente.
saiba mais no blog.

À convite da coordenação do Projeto Rio o Estado da Bicicleta e do consórcio internacional que está desenvolvendo o PDTNM RJ, participamos do Seminário Plano Diretor de Transporte Não Motorizado do Estado do Rio de Janeiro. Graças à estes e outros convites, estamos tendo a oportunidade de acompanhar de perto todo o desenvolvimento do projeto.

Durante todo o bimestre, houve intensa atividade nos Grupos de Trabalho de Ciclovias e Velo City 2014 da Prefeitura do Rio. A coordenação de Planejamento Cicloviário está trabalhando para que as metas para 2012 sejam alcançadas e os prazos para a candidatura VC 2014 sigam com folgas. Muitos avanços e boas notícias cicloviárias estão por chegar em terras cariocas.


Fomos indicados pela Prefeitura do Rio de Janeiro a auxiliar o condomínio Cidade do Leblon na implantação de um novo bicicletário. Atuamos para que fossem instalados bicicletários adequados no local. A infraestrutura já está em funcionamento, em local seguro de acordo com as orientações que fornecemos. Mais uma opção para estacionar sua bicicleta com segurança na região.
saiba mais no blog.

Após cinco anos a campanha educativa Pedale Legal continua sendo notícia. O blog Até onde deu pra ir de Bicicleta, acaba de publicar uma nota legal "Vejam como com ações simples e boa dose de informação se faz uma ótima campanha educativa em torno do uso da bicicleta na cidade."
confira no blog Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta.

 

As NOVIDADES do SITE:
· A Bicicleta e as cidades, como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana - TC Urbes
· Experiências e lições de sistemas de Bicicletas Públicas para América Latina - ITDP

 

NA IMPRENSA :
· Bairros.Com, Grande Tijuca, Tijuca Ganha três Ciclovias.
· O Globo Tijuca, Test Drive em duas rodas.
· Revista Equilíbrio, 1ª Edição
· Indicação no Site Plurale
· Jornal O Globo, Segundo Caderno, Coluna Gente Boa - A força das bicicletas.
· Radio CBN, Mais Rio com Sergio Besserman, Exposição sobre transportes sustentáveis.
· Jornal O Globo, Negócios & Cia, Copacabana Sustentável.
· TV Brasil, reprise Programa Sustentáculos nº 4- Mobilidade Urbana.
· TV Brasil, Reporter Brasil, Bicicleta é destaque em fórum de mobilidade.
· TV Brasil, Reporter Rio, Mobilidade Ciclovias.
· Blog As Cidades Somos Nós, Copacabana Sustentável.
· O Globo Zona Sul, Triciclistas de Copacabana.
· Bairros.Com, O Globo, Curiosidades das bicicletas comerciais.
· Site Identidade Cult, Transporte Ativo: pedale, patine, caminhe!
· Blog trânsito com paixão, Quer se livrar dos congestionamentos? Pergunte-me como.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br