As crianças são muitas vezes mais vulneráveis aos efeitos negativos de um ambiente degradado do que os adultos, especialmente em áreas urbanas. No entanto, elas não são apenas pequenas vítimas inocentes. As crianças têm um potencial ainda inexplorado para incentivar e influenciar outras pessoas a adotarem comportamentos mais sustentáveis. O manual “Kids on the move” lançado pela Comissão Europeia, Diretório Geral do Meio Ambiente, que trata do assunto, tem agora uma versão em português, com o título “Crianças em movimento”.
Saiba mais no blog.

A arte tem o dom de exprimir o indizível e juntar razão e emoção numa coisa só. A ilustração abaixo é a redução de um cartaz para crianças feito por Daniel Carvalho com exclusividade para a Transporte Ativo. Daniel, ou também Ilustróide, é excelente ilustrador, de renome nacional, e soube captar com perfeição aquilo que a gente não sabe dizer com palavras.
Saiba mais no blog.

O Manual de Contagem Fotográfica de Bicicletas, publicado em junho pela Transporte Ativo, foi reconhecido de imediato pelo ITDP-Brasil, que patrocinou a tradução para o inglês, lançada em agosto. Agora anunciamos o lançamento da versão em espanhol do Manual, que passa assim a ter edições em três idiomas. Esperamos que muitas bicicletas sejam contadas mundo afora.
Saiba mais no blog.

O Seminário "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas", que acontece semestralmente na PUC Rio, teve sua 9ª Edição. Mais uma vez a troca com os alunos de jornalismo se mostrou muito eficaz, tanto para aprendermos a lidar com a mídia, quanto para sensibilizar futuros e atuais jornalistas. Destes seminários sempre resultam trabalhos acadêmicos e matérias publicadas.

João Lacerda foi o Mestre de Cerimônias do evento de entrega da Medalha Anchieta à Jornalista Renata Falzoni, no Salão Nobre da Camara Municipal de São Paulo. Com informalidade e sem a rigidez protocolar, representou bem a Transporte Ativo.

Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços que ligam as organizações, a TA participou da Primeira Assembléia Geral da Ciclocidade, Associação dos Ciclistas de São Paulo. Onde publicamente declarou estar à disposição para colaborar e participar com a troca de informações, experiências, ideias, ações conjuntas e tudo que possa ajudar a promover o uso das bicicletas nas maiores cidades do país.

Para fechar o ano em alta, recebemos a boa notícia de que o site Transporte Ativo na Escola e o Guia Crianças em Movimento foram publicados no Portal do Professor do Ministério da Educação - MEC. Este fato ajuda ainda mais a divulgar a mobilidade sustentável e os transportes ativos nas escolas.

O último bimestre de 2010 apontou para um 2011 com muito trabalho a ser feito na busca por soluções efetivas para os transportes ativos em nossas cidades. O caminho é longo, mas pedalando, patinando, de skate e andando chegaremos lá. Mais uma vez seguimos em frente contando com todos vocês.
A Retrospectiva TA 2010 já está disponível, confira.
Saiba mais no blog.

 

As NOVIDADES do SITE:
Crianças em Movimento - DG Environment Comunidade Européia, agora em Português.

 

NA IMPRENSA :
· Blog do Hillel Rio, 1ª Bicicletada do Hillel.
· Folha de São Paulo, Rio quer interligar ciclovias a estações de trem e metrô.
· Site Eco Desenvolvimento, Guias e Folhetos, De bicicleta para o Trabalho.
· Radio RH web - Programa Pró Ação, Entrevista Zé Lobo, Transporte Ativo.
· Revista Bicicleta nº2, Colaboração na matéria As normas de trânsito e as bicicletas.

 

Um agradecimento especial aos voluntários que, no ano de 2010 tornaram possíveis todas as ações e também àqueles que nos apoiaram nesta jornada.

. . . . ..

. . . .. . .

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br