A palestra "Um carioca pedalando em CPH" foi idealizada para o evento Dreams on Wheels, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro. Mas a repercussão foi tão boa que ela acabou sendo realizada também na "Agenda Urbana" do Centro de Arquitetura e Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro, e na nova sede da Ecomarapendi. Um compacto da apresentação está disponível aqui e um vídeo de dois minutos que faz parte da apresentação aqui.
Saiba mais no blog.

A Transporte Ativo esteve presente na entrega do dossiê resultante do seminário "Dreams on Wheels - A Bicicleta e as Cidades", o seminário foi realizado pelo Instituto Cultural da Dinamarca, em junho, no Rio de Janeiro, e o dossiê foi entregue pelo embaixador da Dinamarca no Brasil ao coordenador de relações internacionais do Rio. O documento foi muito bem recebido e esperamos possa contribuir para melhorias na cidade.
Saiba mais no blog.

O Tour do Rio, prova nos moldes do Tour de France, contou com várias atividades paralelas, dentre elas o workshop Tour do Rio – Ciclismo, Educação, Planejamento e Sustentabilidade. Foi a primeira ação educativa do Tour do Rio, resultado da parceira com a Secretaria de Transportes e Educação. Lá estivemos presentes com a apresentação "Bicicleta pra que te quero", para um público formado por professores da rede pública estadual que agirão como multiplicadores.

Foi lançado o livro Bicicleta: a cara do Rio, escrito a seis mãos por Julio Lopes, ex-Secretário Estadual de Transportes, Claudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), e José Lobo, presidente da Transporte Ativo. O livro mostra a bicicleta sob vários aspectos, focaliza os atuais problemas do transporte urbano e defende as bicicletas como parte das soluções.
. Saiba mais no blog.

Em 18 de agosto, foi realizada a palestra "Transporte Ativo na Escola - Como ensinar noções de mobilidade urbana para crianças", parte do Seminário de Mobilidade Sustentável, organizado pelo Bicicleta Livre, um projeto de extensão composto por estudantes de diversos cursos, que divulga e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, na Universidade de Brasília. O diálogo foi proveitoso, pois o Bicicleta Livre já desenvolve atividades com crianças da Vila Estrutural, região de baixa renda do DF.

O ITDP, em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, organizou um workshop onde alunos do oitavo período da matéria terão que desenvolver uma estratégia para a mobilidade sustentável no futuro do Campus. O workshop Planejamento Cicloviário para o Campus da PUC - RIO contou também com a presença de representantes da Transporte Ativo e do ICE dentre os palestrantes
Saiba mais no blog.

O Manual para Contagem Fotográfica de Ciclistas, lançado em junho, foi traduzido para o inglês em mais uma parceria com o ITDP. Durante a tradução foi feita uma revisão que resultou em melhorias, gerando a segunda edição em protuguês. Ambas já estão disponíveis e tiveram a participação de Jaqueline Torres e Tom Bertulis.
Saiba mais no blog.

Os preparativos para o dia mundial sem carros, 22 de setembro, no Rio, estão de vento em popa. A cidade promete manter algumas medidas tomadas em 2009 e ampliar outras. Após anos promovendo as atividades na cidade e incentivando a prefeitura e se engajar, hoje reconhecemos que a cidade já pode caminhar sózinha e a Transporte Ativo passa a ser apenas uma coadjuvante, fazendo de todos os dias, dias sem carros.

 

As NOVIDADES do SITE:
· Street Design Manual NY DOT - New York City Department of Transportation.

 

NA IMPRENSA :
· Jornal O Globo, suplemento Razão Social, Desafios Urbanos.
· Jornal Folha de São Paulo, "Ativistas da Bicicleta" mapeiam áreas para pedir mais ciclovias.
· TV Bandnews, Jornal do Rio, Rio quer dobrar a malha cicloviária até 2012.

· Blog Let's Evo, 'Seminário a bicicleta e as Cidades'.
· ANTP TV, Uso de bicicletas como meio de transporte.
· Blog do Tour do Rio, Bicicleta a cara do Rio.
· Jornal do Brasil, matéria de capa, Ciclovia revendo o modelo.
· Site Perkons, Ciclovias ainda vão dar trabalho.
· Portal IG Notícias, Governador Sérgio Cabral prestigia lançamento de livro sobre bicicletas.
· Portal IG, coluna Vivi Mascaro, Julio Lopes lança o livro “Bicicleta – A Cara do Rio”.
· Reedição da matéria Fietspioniers na edição especial Cycling Cities da revista da Fietsersbond.
· Canal Futura, Jornal Futura, O Tour do Rio.
· Revista Ferroviária, Caminhos da Serra.
· Site Eco Desenvolvimento, Publicação reúne funcionários e empresas a favor da bicicleta.
· Rádio MEC AM - RJ, Programa Atualidades, debate ao vivo, Os Transtornos no Trânsito do Rio.
· O Globo Online, Novas ciclovias serão integradas ao metrô.
· Jornal O Globo, Cidade, Novas Ciclovias do Rio serão integradas ao metrô.

 

Boletim Bimestral nº 30– edição comemorativa.
São 5 anos completos, de ações, novidades, destaques na mídia. Tudo sobre a Transporte Ativo neste período passou por aqui. Saber que estamos colaborando com as mudanças é um incentivo para nós. Seguimos pedalando, caminhando e informando cada giro do pedal e cada passo pro futuro.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br