A convite do Centro de Educação da CET-Rio, estivemos presentes no dia 1º de Maio na Festa do Trabalhador, Quinta da Boa Vista, em estande educativo com dicas de saúde e educação cicloviária.

A Terceira Edição do Garage Sale Sustentável na Recicloteca, uma parceria entre a Rio Bike Tour, Transporte Ativo, Recicloteca e All Track Bicycles, aconteceu no dia 8 de maio. Mais uma vez o sucesso da grande queima de bicicletas foi total, as vinte bicicletas restantes foram vendidas. O melhor de tudo isso foi encontrar algumas das bicicletas vendidas nos Garage Sales já de volta às ruas nos dias seguintes.
Saiba mais no blog.

Gostamos tanto de pedalar, que mesmo agora, na frente do computador, estamos pensando em bicicletas. Por isto, fizemos papéis de parede exclusivos para personalizar nossos computadores e eles estão disponíveis aqui: Wallpapers Transporte Ativo 2010.
Saiba mais no blog.

A Campanha Educativa Rio Capital da Bicicleta chegou à sua décima etapa, no Aterro do Flamengo, encerrando assim a primeira fase. A próxima deve vir em breve e terá o foco mais voltado ao ciclista urbano que circula fora das ciclovias, pelas ruas do Rio de Janeiro.

As apresentações realizadas no período foram as seguintes:
· VIII Seminário "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas" na PUC Rio, curso Jornalismo Ambiental, Prof. André Trigueiro, esta palestra faz parte do currículo do curso e acontece semestralmente.

· Apresentação, Bicicleta, Passado Presente e Futuro, Escola Parque, Gávea, Rio de Janeiro.
· Dreams on Wheels, Passeio ciclístico com palestra ao final no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro.

· Apresentação A Bicicleta no Rio de Janeiro, no Seminário "A bicicleta e as cidades", parte do evento Dreams on Wheels, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica.

A contagem fotográfica de bicicletas foi desenvolvida pela Transporte Ativo para proporcionar um método fácil, barato e alternativo, que une o baixo custo e a flexibilidade das contagens manuais e a confiabilidade dos processos automáticos. Para que os ciclistas possam ter um diálogo produtivo com técnicos da prefeitura, balizado em números e imagens irrefutáveis, lançamos o Manual para Contagem Fotográfica de Ciclistas.
Saiba mais no blog.

A empresa Gerbassi Arquitetura, contratada para executar o projeto da ciclovia Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, e sua conexão com Botafogo via Túnel Velho, , encomendou-nos uma contagem de ciclistas em Botafogo, para melhor conhecer a situação dos ciclistas na área. Confira os resultados clicando na foto abaixo.

A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades promoveu, no dia 11 de junho, oficina sobre bicicleta em sistemas integrados de mobilidade urbana. Participaram da Oficina Ampliada do Programa Bicicleta Brasil: representantes das três esferas de governo, sociedade civil organizada, ONG´s, acadêmicos e empresários. A Transporte Ativo esteve presente à convite do Ministério das Cidades com dois representantes, nas mesas Educação e Segurança no Trânsito e Articulação e Integração Institucional. Saiba mais clicando na foto abaixo.

Pela terceira vez consecutiva a Transporte Ativo participa do evento Velo-City, desta vez em Copenhage. Nossa ida foi possível através do Outreach Program que facilitou também a ida de um dos diretores da Ciclocidade. Éramos sete brasileiros em meio aos mais de mil credenciados de todos os continentes. A experiência, muito enriquecedora, com certeza trará frutos para o país.

A Transporte Ativo e a Ciclocidade participaram do workshop "How to Become a Successful Cycling NGO", ministrado pela Danish Cyclist Federation e Fietsersbond em Copenhage na Dinamarca. O workshop foi um evento paralelo ao Velo City Global e teve suas inscrições esgotadas rapidamente. Foi uma excelente oportunidade para avaliar nossas organizações segundo um parâmetro internacional e aprender com quem já está no caminho há muitos anos.

As NOVIDADES do SITE:
· Projeto ADONIS, Análise e desenvolvimento de uma nova visão sobre a substituição de viagens curtas de carro por bicicleta e a pé .

· Lançamento Wallpapers Transporte Ativo 2010.
· Nova resoluções e Leis:
Resolução nº 349 de 17 de maio de 2010 - CONTRAN Dispõe sobre o transporte de cargas e bicicletas em veículos classificados.
Lei nº15168 de 11 de MAIO de 2010 - Santa Catarina, Dispõe sobre a infraestrutura e equipamentos de segurança e acessibilidade para as formas de mobilidade não motorizadas e adota outras providências.
· Políticas Cicloviárias e Melhores Práticas em Mega-Cidades, Rio de Janeiro e Cairo. Um estudo de caso. Por Wolfgang Aichinger e Eva Reinbacher
· Proposições atualmente tramitando na Cãmara dos deputados com alguma relação a bicicletas e/ou ciclovias.

 

NA IMPRENSA :
· Blog Transporte Humano, Conhecer para promover.
· O Eco - No ranking das bicicletas o prêmio vai para...

· Site Velosophie, Eine Porträtserie beginnt. Der Aktivist Zé Lobo.
· CNT, CNT Jornal, De bicicleta na cidade.
· Site Bairro das Laranjeiras, III Bazar de Bicicletas.
· Portal Vital, Vá de bike ou a pé.
· Site Sustentáculos, Nos caminhos da Mobilidade.
· TV Brasil, Programa Sustentáculos - Mobilidade Urbana.
· Site Sergio Cabral - Eles vão de bicicleta.
· O Eco - Por uma mobilidade mais inteligente.
· Bike Magazine, DREAMS ON WHEELS - Bicicleta é tema principal de evento no Rio de Janeiro.
· Curitiba CycleChic, Dream on Wheels desembarca no Rio.
· Revista Bike Action, DREAMS ON WHEELS - Cultura de ciclismo dinamarquesa para a sustentabilidade urbana desembarca no Rio de Janeiro dia 12 junho.
· LetsEvo, Dream on Wheels - Exposição no Rio sobre a cultura de ciclismo dinamarquesa.
· Onde Pedalar, Sonho sobre rodas - Como é o estilo dinamarquês sobre duas rodas.
· Mulher de Ciclos, Sonhos sobre rodas chega ao Rio.
· Jornal Destak, Especialistas internacionais reprovam traçado de ciclovia.
· Wheelpaper, Revista oficial do Velo City Global 2010, Me and my bike.
· Jornal O Globo, Caderno Economia, Sobre duas rodas.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br