No início de maio a Transporte Ativo participou da conferência "Desenvolvimento em Duas Rodas" em Houten, Holanda, aproximadamente 60 representantes da sociedade civil, institutos de pesquisa e prefeituras estiveram presentes, muitos deles da Africa do Sul, Botswana, India, Chile, representando o Brasil estavam a Transporte Ativo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Viaciclo e Prefeitura de Florianópolis. No ocasião foi feito o lançamento oficial do novo manual de politicas de desnvovlimento cicloviário.
saiba mais aqui, em inglês.

Na Semana seguinte foi a vez do Velo City, maior conferência mundial sobre planejamento cicloviário em Bruxelas. Experiências de várias cidades européias, os caminhos que estão surgindo e o momento atual das bicicletas foram os principais tópicos sob o tema "Reciclando as Cidades". Governantes, técnicos e representantes da sociedade civil de todos os continentes estavam presentes e partilharam experiências em busca de informações e soluções para suas cidades.
As apresentações estão disponíveis, clique aqui para acessá-las.

A TA e a Cicloparking, há muito vem mantendo um bom dialogo. Em maio recebemos a doação de um bicicletário que foi instaldo em nossa "sede física" na Recicloteca. É um sucesso, tem sido muito usado e nos eventos e atividades, já se tornou pequeno. Já estamos conversando para formalizar algum tipo de parceria.
em breve mais no blog.

Agora você já pode ir ao Estádio do Maracanã pedalando e deixar sua bicicleta no novo bicicletário. São 88 vagas e basta entrar pelo portão 13. Estivemos presentes à inauguração no início de maio, é excelente ver as infraestrutura para os ciclistas se espalhando pela cidade. Até a Copa de 2014 muitas vagas serão adicionadas.
em breve mais no blog.

O curso Introdução ao Mundo Cicloviário agora também na escola, estivemos na escola Municipal Dr. Jair Tavares de Oliveira em Campo Grande , Zona Oeste do Rio de Janeiro, em parceria com a CET Rio, para ministrar por duas vezes o curso para alunos de 12 a 14 anos, As crianças conheceram um outro lado das bicicletas que desconheciam, aprenderam sobre a história das magrelas e sua relação com as cidades. Além disso, receberam noções básicas de mecânica e direção.
saiba mais no blog.

Para o lançamento das novas rotas de Copacabana, o Centro de Educação da Secretaria de Meio Ambiente, capacitou seus Agentes Ambientais para atuarem na divugação e conscientização sobre as novas rotas para ciclistas, para tal contou com a Transporte Ativo que levou aos agentes ambientais o conhecimento sobre as bicicletas.
em breve mais no blog.

Estivemos presentes à Inauguração das novas rotas ciclísticas de Copacabana. Trata-se de um projeto piloto em 3 ruas, com sinalização vertical e horizontal, bicicletas pintadas no asfalto e velocidade máxima de 30km/h. O Prefeito e o Secretário de Transportes do Estado pedalaram na inauguração e prometeram que vem mais por aí.
saiba mais no blog.

O Seminário "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas" na PUC Rio, que faz parte do curriculo do curso de Jornalismo Ambiental do Prof. André Trigueiro, foi realizado pela sexta vez. Como sempre passar o conhecimento sobre as bicicletas para os futuros jornalistas, que serão nossos parceiros no futuro, foi uma grande satisfação. Podemos notar ali que uma mudança já começa a acontecer entre os alunos daquela universidade que tem seu bicicletário lotado diariamente.
saiba mais no blog.

Em Parceria com o ITDP a Transporte Ativo realizou mais uma contagem em Copacabana no Rio de Janeiro. Mas ao contrário das anteriores no Corte do Cantagalo e no Túnel Velho, essa foi em uma rua tranquila dentro do bairro. Foram doze horas seguidas na esquina da Rodolfo Dantas com Ministro Viveiros de Castro. Os números no entanto surpreenderam de novo, mais de um ciclista por minuto. Conifira o relatório completo no blog.
saiba mais no blog.

As crianças da Zona Sul carioca também tiveram a oportunidade de conhecer as bicicletas mais de perto, realizamos a apresentação: "Bicicleta, Passado Presente e Fututro". Foi na Escola Parque no bairro da Gávea. Além de conhecer um novo lado das bicicletas conheceram também bicicletas que nem imaginavam existir como Gucci, Channel, Porsche e Ferrari. Como sempre, a bicicleta estava presente à sala de aula e os alunos se mostraram bastante interessados no conhecimento que adquiriram.

Realizamos uma outra palestra com título parecido: "A Bicicleta e as Cidades, passado, presente e futuro", mas com um outro conteúdo e para um público totalmente diferente no Seminário Nacional de Políticas Cicloviárias ANTP em Sorocaba, SP. No evento foi possível conhecer os novos rumos do planejamento cicloviário brasileiro.O Seminário serviu para reforçar o intercâmbio e as trocas entre velhos conhecidos e ajudar a informar e formar novos planejadores e promotores da bicicleta. As apresentações do Seminário estão disponíveis para associados ANTP e para os que participaram do evento aqui.
saiba mais no blog.

O Ciloturismo também teve vez, a Transporte Ativo se associou ao Clube Niteroiense de
Montanhismo
, ao Projeto Grael e à Recicloteca para trazer os cicloturistas Antônio Olinto e Rafaela Asprino (sua companheira na vida e nas aventuras) para palestras de lançamento das novas publicações sobre cicloturismo. Quarenta pessoas foram ao Projeto Grael em Niterói e 50 foram à Recicloteca no Rio de Janeiro para assistir vídeos, ouvir histórias e conversar sobre a paixão pelo cicloturismo. Nos dois dias recolhemos 55 kg de alimentos para doação a famílias carentes de Niterói e a um orfanato no Rio de Janeiro
.
saiba mais no blog.

Por sugestão do Paulo Hamilton fizemos um encontro na Recicloteca com uma apresentação sobre a Transporte Ativo, sua história, como é, como funciona, estratégias, objetivos, parcerias e resultados, para grupos de ciclistas e empresas do ramo no Rio de Janeiro. Estiveram presentes ciclistas da bicicletada carioca, representantes das Lojas All Track e Pedal 2, Cicloparking e amigos da TA. Todos que estiveram presentes ganharam exemplares do livro "Ciclovias Cariocas" e folhetos educativos, o encontro foi muito bom e pretendemos realizar outros no mesmo estilo em breve.

 

As NOVIDADES do SITE:
· Guia multilingue de peças de bicicletas. em inglês
· Videos Cycling Friendly Cities em alta definição agora hospedados no ta.org.br, legendado e original em inglês.
Em breve outros filmes do I-Ce estarão hospedados em nosso site.
· Manual de Estacionamentos para Bicicletas - Danish Cyclists Federation. em inglês

 

NA IMPRENSA :
· Amersfoort Krant
· Rádio CBN Goiania, Entrevista ao vivo sobre bicicletários em estações
· UGF UTV, Mosaico, Bicicleta como meio de trasnporte
· Diário Oficial do Rio de Janeiro, capa, CET-Rio promove curso de educação cicloviária.
· Blog O Rio que a gente quer ver. A favor das bicicletas na rua.
· TV Globo RJTV, 1ª Edição, Ciclistas desrespeitam leis de trânsito.
· TV Globo RJTV, 2ª Edição, Ciclistas reclaman mas desrespeitam leis de trânsito.

· Jornal O Globo, Segundo Caderno, Coluna Gente Boa - Uma por minuto.
· Jornal O Globo, Primeiro Caderno, Mulheres mantém distância de ciclofaixa.
· Blog Pedaladas Capitais, 3x2 com Zé Lobo da Transporte Ativo.
· Jornal do Brasil, Ciclovia Lagoa Botafogo está abandonada.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br