Os meses de setembro e outubro foram repletos de viagens, apresentações e grandes conquistas para a Transporte Ativo, além é claro das tradicionais comemorações do 22 de Setembro.

A Transporte Ativo na primeira quinzena de setembro foi até Quito no Equador participar do Locomotives (Low Cost Mobility Initiatives) Meeting promovido pelo I-Ce. O encontro reuniu organizações promotoras da bicicleta de várias partes do mundo. Esse intercâmbio constante entre pessoas e grupos estrangeiros mantém renovadas as idéias e reforça a importância do trabalho feito mundialmente por uma nova mobilidade urbana.

Estivemos presentes durante a 1º Reunião Ecomobilidade Brasil em São Paulo. Os participantes juntarem-se para formalizar o início de uma parceria que irá consolidar em um único documento as diversas possibilidades e iniciativas de sucesso no campo da ecomobilidade no Brasil.

Falamos sobre bicicletas durante o Seminário Petrobrás de Boas Práticas em Segurança de Trânsito, "Acrescentando Soluções para o Trânsito." O público interno da empresa passou a conhecer mais sobre a bicicleta como veículo urbano e a importância das magrelas e como tornar seu uso mais seguro. Ciclistas, motoristas e também empresas têm um importante papel na promoção ao uso seguro da bicicleta e isso que buscamos mostrar no Seminário.

Setembro é tradicional mês de festa para a promoção de cidades mais humanas. A Transporte Ativo realizou a 3º Vaga Viva Carioca, dentro das atividades do dia 22 de Setembro.
Saiba mais no Blog.

Além da Vaga Viva, teve também Patinight e Ciclocinema no Circo Voador onde foram exibidos os filmes Sociedade do Automóvel e Cycling Friendly Cities, logo após uma Bicicletada da Candelária ao Circo Voador. Mais bicicletas e informações circulando em prol das magrelas nas ruas brasileiras. no final do dia uma segunda Bicicletada em Botafogo, veja algumas fotos.
Saiba mais no Blog

Para coroar a grande festa da mobilidade em setembro, um grande lançamento em parceria com o MTB-BH. O guia "De bicicleta para o trabalho". Nesse documento, uma bela adaptação para o português, potenciais ciclistas poderão conhecer as vantagens do uso regular da bicicleta para ir trabalhar. Além disso, estão lá também as respostas para as 10 desculpas clássicas de quem ainda não pedala e uma série de dicas para as empresas interessadas em promover a sustentabilidade através da adoção da bicicleta por seus funcionários.
Saiba mais no Blog.

Em 25 de setembro uma apresentação que pelo título já disse ao que veio: "O Caminho para a Mudança" durante o 5º Encontro de Educação para o Trânsito CET-Rio SMTR. O evento promovido pela Sul América incluiu a bicicleta e sua importância crescente nos sistemas de trânsito no Rio de Janeiro.
Saiba mais no Blog.

Eu Amo Pedalar, é o nome de uma campanha realizada pelas lojas Cantão no Rio. A TA apoiou e participou da iniciativa que personalizou as bicicletas, distribuiu brindes e também ensinou um pouco sobre manutenção. Durante uma tarde de sábado, a praça Santos Dumont ficou repleta de ciclistas e ao final do dia, dois belos shows e o sorteio de bicicletas que receberam belas intervenções artísticas.
Veja mais no Blog, do Cantão e nosso álbum.

Dando seqüência ao Programa Pedale Legal escoteiros distribuíram 2 mil panfletos em Campanha para Segurança no Trânsito da CET-Rio. Já foram distribuidos mais de 16 mil destes folhetos em 2008.

Na semana da Semana de Biologia da Universidade Castelo Branco, demos a palestra "Introdução ao Mundo Cicloviário". Nela os biólogos puderam conhecer sobre a importância para a ecologia urbana do uso das bicicletas como meio de transporte.

Em dia de votação, nada melhor do que pedalar. Para promover a bicicleta e a cidadania, a TA realizou o 2º Pedal Eleitoral eleitores ciclistas pedalaram juntos nos domingos de eleição, tornando o voto obrigatório um prazer e livre de engarrafamentos, claro.
Veja fotos do 1º Turno; e do 2º Turno.

A TA foi até Nova Friburgo no interior do Rio de Janeiro para promover um debate sobre bicicletas no I Fri Cine Ambiental, os presentes, já sensibilizados sobre a importância da preservação do meio ambiente, puderam conhecer sobre o papel da bicicleta.

Desde a primeira apresentação a repercussão foi excelente. Por conta disso, a TA, no dia 28 de setembro, realizou o V Seminário "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas" no curso de Jornalismo Ambiental na PUC-Rio. O Prof. André Trigueiro, colocou a palestra como parte do curriculo do curso e semestralmente as bicicletas estão por lá.

As NOVIDADES do SITE:
Lançamento da pagina Educativos.

NA IMPRENSA :
· Jornal O Globo, Coluna Ancelmo Gois.
· Jornal O Globo,Primeiro Caderno, Velocidade Máxima de 30km/h em Copacabana.

· Jornal Posto Seis, Acidentes entre ciclistas e pedestres são freqüentes no Corte Cantagalo.
· O Dia Online, Vaga Viva conscientiza cariocas sobre o trânsito.
· Notícias Terra, Campanha da CET-Rio distribui abacaxis a infratores.
· O Globo Online, Rio celebrará Dia Mundial sem Carros a partir desta sexta feira.
· TV Globo, Bom Dia Rio, Vaga Viva.
· TV Globo RJ TV Primeira Edição, Vaga Viva.
· Rede Brasil, Jornal do Rio, Vaga Viva.
· Jornal O Globo, Primeiro Caderno, Protesto contra mau uso do carro na cidade.
· Rua Viva Blogspot, Jornada versão carioca.
· Blog Informativo Rio, "Vaga Viva conscientiza cariocas sobre o trânsito no Centro".
· TV Rede Brasil, Noticias Brasil, Dia Mundial Sem Carros.
· TV Rede Brasil Noticas do Rio, Dia Mundial Sem Carros.
· Radio Nacional, ao vivo, Rio, Dia Mundial Sem Carros.
· Radio CBN 92.5mhz, Rio, Dia Mundial Sem Carros.
· Radio MEC 800Khz, Rio, Dia Mundial Sem Carros.
· Rádio Paiquere 1110Khz, Londrina, Dia Mundial Sem Carros.
· Radio Mundial 660Khz, ao vivo, Rio, Dia Mundial Sem Carros.
· Radio Tropical 107.9Mhz, ao vivo, Rio, Dia Mundial Sem Carros.
· Site Transporte Idéias, "Aqui as condições climáticas para a bicicleta são melhores do que na Europa"
· Revista Entre Vias nº 57, Caminhoneiros Versus Ciclistas.
· Blog Guia Verde, "De Bicicleta para o Trabalho".
· Revista Plurale, Sobre Duas Rodas.
· Revista Horizonte Geográfico, Evolução Sobre Rodas.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br