No dia 18 de outubro, Zé Lobo recebeu do Presidente da Comissão de Bicicletas da ANTP, Bill Presada, o Prêmio Pedala Brasil de Melhores Iniciativas em Prol da Mobilidade por Bicicletas 2007.
O prêmio é uma iniciativa do Instituto Pedala Brasil, IPB, com apoio do Ministério das Cidades.
Na categoria Comunicação, João Guilherme Lacerda recebeu Menção Honrosa com o Blog TA. Esse reconhecimento ao trabalh
o da Transporte Ativo, nos dá ainda mais força para seguir em frente.
Saiba mais no Blog.

O dia 22 de setembro no Rio de Janeiro foi um grande sucesso. Milhares de pessoas desfrutaram a orla de Copacabana em um lindo dia de sol.
Ainda no mês de setembro em convocação para as atividades do dia 22, tivemos a relaização do II Desafio Intermodal Carioca, o Patinight com a participação de Ciclistas e a nova edição da Vaga Viva. Saiba tudo que aconteceu, Clique na imagem abaixo e veja fotos, vídeos, os parceiros e as atividades no Rio de Janeiro.
Saiba mais no Blog.

O Governo do Estado do Rio está preparando uma grande investida pró-bicicleta como meio de transporte no programa "Rio de Janeiro - O Estado da Bicicleta" com assesssoria da Transporte Ativo. O plano prevê bicicletários nas estações para integração com as bicicletas, além de várias ações que divulgaremos em breve.

Um projeto de lei prevê que estações de metrô, trens e barcas do Estado do Rio de Janeiro terão bicicletários cobertos e seguros.
A idéia é do deputado João Pedro, que apresentou o projeto de lei nº 835/2007, com esta finalidade. Saiba mais no Blog.

Angra dos Reis no litoral sul do Rio de Janeiro pretende aumentar o uso das bicicletas na cidade e entorno. Como forma de viabilizar esse plano, convidou a Transporte Ativo para iniciar um planejamento. Estivemos lá em reunião com o Prefeito e em breve iniciaremos uma série de vistorias que resultarão em um relatório e uma apresentação para os técnicos locais. Mais notícias sobre o assunto no próximo boletim.

Finalmente foi coroado um esforço de mais de um ano. Agora já é possível tanto pedalar ao escritório diariamente ou ir a uma ópera no Theatro Municipal sem se preocupar com a magrela ou com os dias de calor intenso no Rio de Janeiro. A infra-estrutura é pioneira na cidade. Trata-se de um estacionamento de luxo para automóveis que tem a partir de agora também condições de atender com total segurança e conforto aos ciclistas.
Conheça mais esta história clicando na imagem abaixo.

Saiba mais no Blog.

Em outubro foi lançada a mais nova edição do Caderno Técnico ANTP/BNDES
- Transporte Cicloviáriio , Fomos convidados, pela comissão de bicicletas da ANTP, à escrever um artigo entitulado "Um panorama da bicicleta no século XXI". Uma série de outros especialistas também contribuiu com a publicação que está muito bem acabada e ajuda a trazer luz a diversos temas relacionados a bicicleta e seu papel na mobilidade urbana.
Saiba mais no Blog .

Como já é tradição, apresentamos mais uma vez o Seminário "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas" na PUC Rio. A iniciativa faz parte da cadeira de Jornalismo Ambiental ministrada pelo professor André Trigueiro. Graças a esses encontros semestrais, futuros jornalistas preocupados com o Meio Ambiente já entrarão no mercado de trabalho com uma nova visão sobre a bicicleta.

Na constante missão de estender o conhecimento sobre bicicletas a especialistas em outros assuntos, a Transporte Ativo visitou a Universidade Castelo Branco. Lá foi ministrada a palestra "Comunicação e Promoção ao Uso de Bicicletas" na 14ª Semana de Biologia da universidade. O tema deste ano era 'Aquecimento Global: apague esta idéia', participaram alunos de biologia, funcionários e professores.

A SMAC Secretaria de Meio Ambiente e Culturas do Rio de Janeiro, iniciou em Setembro uma campanha de conscientização sobre o uso das ciclovias. Para que os Agentes Ambientais fossem capacitados, fomos convidados a fazer uma apresentação sobre uso de ciclovias com uma rodada de tira-dúvidas no final. Durante a campanha, foram distribuidos mapas das ciclovias com suas regras de uso e dicas.

Uma nova ciclovia está prestes a nascer na capital paulista. Para conhecer o trajeto e apontar problemas pontuais, a Trasnsporte Ativo fez parte do grupo de ciclistas que pedalou pelos quase 12 km entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé do Metrô. Munidos de bicicletas dobráveis conhecemos o trecho urbano que sofrerá tão importante intervenção.
Saiba mais no Blog .

A TA esteve presente no evento oficial de abertura da VII Jornada Brasileira Na Cidade Sem Meu Carro, que aconteceu no dia 21 de setembro, no auditório do Ministério das Cidades, em Brasília. Nas mesas do seminário foram discutidos o uso racional do automóvel, a implantação de ciclovias, a acessibilidade para pessoas com deficiência e investimentos em transporte coletivo.
Houve também o lançamento do “Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades”, que pode ser acessado aqui
Neste dia, a Mônica Velloso, Gerente de Ciclovias do DF, apresentou o Programa Pedala-DF, que prevê a construção de 600km de ciclovias no Distrito Federal. No saguão do auditório estava exposta uma placa-modelo da sinalização que será usada nas ciclovias.
foto: Elias Paniago - Pikidatrilha
E no dia 26 de outubro, foi inaugurada a 1ª ciclovia oficial de Brasília, mostrando que o Programa Pedala-DF realmente está indo para as ruas. A ciclovia foi construída no canteiro central da rodovia DF-005, e liga o Varjão à entrada do Paranoá, na orla norte do Lago Paranoá.
Com presença do Governador do DF, vários secretários de governo e técnicos envolvidos com a obra, cicloativistas, moradores da região e alunos do Colégio do Sol, a festa teve também banda de música e inauguração do Monumento Ciclovida, do artista Darlan Rosa.

Estas e outras fotos do evento podem ser vistas na página BicicletaNaVia, do Sergio Tourino.

 

As NOVIDADES do SITE:

BANCO DE DADOS:
Um link para recém lançado Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades, Ministério das Cidades, está disponível no botão Manuais / Planejamento Cicloviario e na coluna de notícias
Integra da Lei Dr. Jairinho que Institui a política de incentivo ao uso da bicicleta na Cidade do Rio de Janeiro, pode ser baixada no botão Legislação / Rio de Janeiro. Mais no Blog.

VÍDEOS:
Um minuto do trânsito de Utrecht na holanda e a travessia do túnel Rebouças de bicicleta no período em que esteve interditado aos carros.

IMPRENSA:
Duas excelentes reportagens da Globo News no programa Cidades e Soluções Parte 1 e Parte 2 sobre a bicicleta no mundo e no Brasil.
O site ELTIS European Local Transport Information Service, publcou a Transporte Ativo como exemplo de boas práticas
Nossa Vaga Viva esteve até no Wall Street journal de 22 de setembro.
As atividades de 22 de setembro geraram uma vasta lista de matérias impressas e web.
No final de novembro, uma matéria de capa na Revista O Globo falando sobre as bicicletas no Rio de Janeiro e também no jornal semanal mineiro Pampulha .

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br