Durante os meses de julho e agosto de 2007 nós da Transporte Ativo seguimos no rumo sem parar. Fechamos o mês de agosto já de olho no futuro.

Nossa programação para Setembro está quase pronta. Sábado dia 22 será um grande dia. A avenida Atlântica, na Orla de Copacabana, será fechada aos carros e diversos grupos estarão presentes por lá. A TA naturalmente irá promover atividades em prol da Mobilidade por Bicicleta. Haverão ainda atividades pelo Meio Ambiente, Saúde e Cidadania. Ainda em setembro, na quinta-feira dia 20 teremos pela terceira vez um Patinight especial, com presença das bicicletas. É mais uma forma de valorizar os transportes ativos. Confira o vídeo da edição anterior.
Na sexta-feira dia 21 de setembro teremos mais uma Vaga Viva no centro do Rio de Janeiro. Será no mesmo lugar de 2006. A Vaga Viva acontece simultaneamente ao redor do mundo. Diversas cidades na América do Norte, Europa e Ásia participarão da data, que é conhecia como "Park(ing) Day". Valer ver, ou rever, o vídeo da instalação carioca em 2006.
saiba mais sobre o 22 de setembro no Rio em anos anteriores.

Como forma de marcar o início das atividades para o dia 22 de Setembro, a TA realizou no dia 30 de agosto o II Desafio Intermodal Carioca. Houveram diversas surpresas, mas a melhor delas foi contarmos com a participação de pedestres. Em breve publicaremos um novo relatório que conterá dados comparativos entre as versões já realizadas.
Saiba mais no blog.

Na sexta-feira 31 de agosto, fechamos o bimestre com chave de ouro. A volta da Bicicletada às Ruas Cariocas. Muita alegria e descontração num local aonde reina tensão e o tédio, o engarrafamento do final de tarde.
Saiba mais no blog.

Uma grande notícia para os cariocas e que certamente trará implicações positivas para diversas cidades brasileiras. Através do Deputado Estadual João Pedro, conseguimos a pela primeira vez a participação Oficial da Prefeitura do Rio nas comemorações do Dia 22 de Setembro o "Dia Mundial sem Carros". Esperamos que mais cidades ao redor do país sejam encorajadas a abraçar a iniciativa em 2007 e nos anos por vir.
Saiba mais no blog.

Após negociações durante o mês de julho, Zé Lobo passou a ser representante I-Ce no Brasil para as Regiões Sudeste e Centro Oeste. A representação faz parte das iniciativas do Bicycle Partnership Program (BPP).

Também através do BPP, o I-Ce arcará com as despesas mensais da Transporte Ativo, uma maneira de consolidar a parceria entre os holandeses do I-Ce e a TA.

No dia 28 de julho saiu o resultado da rifa da Dahon Eco, doada pela Alternation. A bicicleta foi para Belém do Pará. A nova Dahon agora desfila por lá com seus novos donos.
Saiba mais no blog.

Também em julho foi realizado na Recicloteca o Mini-Curso:
"Conhecendo a bicicleta e seus componentes, pequenos ajustes e como utilizá-los corretamente + dicas de pilotagem urbana". Durante o curso, os ciclistas que já pedalam pela cidade puderam ganhar um pouco mais de intimidade com a bicicleta

Saiba mais no blog.

Visando estreitar laços com outros organizações da Sociedade Civil no Rio de Janeiro, ratificamos a Carta Verde do Projeto Viva Verde. A assinatura da carta foi feita durante um evento realizado no dia 7 de julho na Praia de Copacabana. Aproveitamos a nossa presença por lá para e distribuimos folhetos da campanha Pedale Legal.

Bicicletários, diretrizes para estacionamentos de bicicletas.
O Guia para Bicicletários da APBP , foi traduzido para o português e já está disponível para download

 

As NOVIDADES do SITE:

BANCO de DADOS :
BIBLIOTECA :
Artigos, um do Australiano Colin Clarke sobre a obrigação do uso de capacetes: The case against Cycle Helmets.
Bicicletários, Guia para bicicletários no local de trabalho e Diretrizes para Bicicletários da TFL, em Inglês e também a tradução do Diretrizes para Estacionamentos de Bicicletas da APBP .
Manuais, um panorama atual de resultados e descobertas em estudos e experiências na holanda - Cycling the Netherlands.
Legislação, Uma nova LEI mineira
Lei nº 16939 de 16 de AGOSTO de 2007 INSTITUI A POLÍTICA DE INCENTIVO AO USO DA BICICLETA NO ESTADO DE MINAS GERAIS.

IMPRENSA:
· Matéria no Globo Tijuca, Três novas ciclovias a caminho .
· Debate ao vivo no Programa Atualidades da Rádio Mec AM, Como está o ar que respiramos? A bicicleta como solução de médio prazo.
· No site Mundo Sustentável o artigo A Importância da Bicicleta.
· Publicação de Case Study pelo site Eltis European Local Transport Information Sevice - Quality of life trough the promotion of bicycle use and similar forms of transport in Rio de Janeiro / Brazil.
·
Jornal A Gazeta - Vitória ES - 5 motivos para deixar o carro em casa e ir de bicicleta.
· Jornal O Globo, Segundo Caderno , Coluna Gente Boa, Qualidade de Vida.
· Site O Eco, Salada Verde, boletim divulgando II Desafio Intermodal.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br