No dia 1º de novembro, à convite do professor André Trigueiro da PUC-Rio a Transporte Ativo esteve presente numa pré-estreia exclusiva do filme “Uma Verdade Inconveniente” na sede da distribuidora UIP.
mais informações no blog

 

Em 27 de novembro, a Transporte Ativo participou do workshop: Mudanças Climáticas:
A Ciência, a Economia e a Política do Aquecimento Global
, ministrado por Sérgio Besserman Vianna no Centro de treinamento do BNDES. O workshop foi uma excelente versão tupiniquim da palestra do Al Gore, com muitos dados nacionais e um enfoque mais direcionado.

para mais informações clique na imagem.

 

Acompanhamos as obras do novo Shopping Leblon, de olho nos bicicletários obrigatórios. Segundo a Lei complementar Nº 77, de 22 de ABRIL de 2005 o habite-se só será concedido mediante o atendimento das disposições contidas na Lei Complementar. Em breve fará um mês que o Shopping Leblon está em funcionamento e o bicicletário ainda não está lá!
Segundo a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização tudo está correndo dentro do previsto.
O local aonde será o bicicletário ainda está com bastante entulho. No final de janeiro quando as obras estarão concluídas realizaremos uma nova visita técnica.
mais informações no blog

 

Ao final de novembro, supervisores o I-Ce estiveram no Brasil, articulando parcerias para o Bicycle Partnership Program (BPP). O Brasil será o país base do programa para a América Latina. Algumas cidades já estão selecionadas e entre elas, o Rio de Janeiro que contará com duas vertentes. Uma com a Prefeitura para implementação de bicicletários junto as estações do futuro Corredor T5, outra com a Sociedade Civil através da Transporte Ativo para realização de eventos que envolvam a promoção das bicicletas como meio de transporte efetivo na cidade.

 

Entre os dias 8 e 14 de dezembro foi realizada a Campanha Pedale Legal - Na escola. As atividades são parte do contrato de colaboração firmado entre a cidade de Utrech na Holanda e o Rio de Janeiro. A parceria refere-se ao projeto da Rede nº8 do Programa Urb-AL Movilization, manter a acessibilidade das cidades promovendo o uso da bicicleta.
.... mais informações no blog.

 

Na semana de 11 a 15 de dezembro, aconteceu no Ministério das Cidades em Brasília, a Semana de Mobilidade . O Dia 13 foi dedicado ao Planejamento Cicloviário e a Transporte Ativo esteve lá. A presença se deveu ao convite do I-Ce (BPP), para que Zé Lobo representa-se a embrionária União de Ciclistas do Brasil (UCB) no evento.
Excelentes contatos foram feitos, mas o mais importante foi ver o Governo Federal, as Cidades, políticos, técnicos e a sociedade civil juntos. Todos realmente envolvidos num planejamento cicloviário de qualidade e na promoção de uma mobilidade urbana mais segura, saudável e inclusiva.
Foram dsitribuidos aos presentes os recém lançados cadernos de Planejamento da Mobilidade Urbana e Planejamento Cicloviário.
.... ....

 

Após um ano de experiências, se torna explicita a parceria Alternation / TA, com pontos de vista bastante semelhantes nada mais natural! Promoções de bicicletas Dahon e acessórios serão oferecidos aos associados, muitos de nós já participamos e já estamos pedalando satisfeitos, outros estão aguardando a chegada de suas bicicletas dobráveis!
.


Devido a necessidade da associação se enquadrar nas condições estabelecidas pela lei 9790/99, visando sua qualificação como OSCIP e para a realização trienal de eleições de diretoria, foram realizadas Assembléia Geral Ordinária e Assembléia Geral Extraoridinária. Nelas foi empossada a nova diretoria e foram homologados os novos associados. Já está também em curso o processo de qualificação como OSCIP.


À convite da Eco-Marapendi e da Recicloteca, a Transporte Ativo realizou a palestra A Bicicleta e os Benefícios do Transporte Sustentável no CTR de Nova Iguaçu.
mais informações no blog.


Nossos colegas portugueses chamariam de BTT. Em terras brasileiras, chamamos de MTB. “Bicicletas Todo Terreno” ou “Mountain Bikes” são as magrelas usadas em situações extremas por esporte. A TA Carioca foi até o bairro de Campo Grande prestigiar o “GP Zona Oeste de MountainBike 2006“, organizado pela All Track Bicycles.
mais informações no blog.

 

AS NOVIDADES DO SITE:
Agora as antigas newsletters que se transformaram em Informativo Bimestral, estão disponíveis através do link "mais info". Está também presente a opção se cadastrar para receber os boletins sem ser associado à TA.

VIDEOS
Duas produções audiovisuais foram os arquivos mais baixados do site da TA neste bimestre.
O primeiro uma imagem do cotidiano carioca que mostra a eficiência da bicicleta no trânsito:
Como ultrapassar mais de 100 carros em 5 minutos”. Vídeo assistido mais de 4mil vezes nos primeiros 40 dias.
O segundo vídeo é uma realização da prefeitura de Ubatuba no litoral de São Paulo. Os administradores da cidade tem mostrado grande preocupação em promover e facilitar o uso da bicicleta na cidade:
"Ubatuba".
... mais informações no blog.

BIBLIOTECA,
Foram disponibilizados links para as excelentes pesquisas do IPEA sobre acidentes de trânsito no país.

· Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Aglomerações Urbanas Brasileiras.
·
O custo dos acidentes de trânsito nas rodovias.
E também uma tabela referente as emissões de CO² por paises da Comunidade Européia, Estados Unidos e outros, vale conferir, clicando aqui.

Infelizmente o link para o Manual do Ciclista POA foi removido do site pois não está mais disponível na internet. Estamos tentando conseguir uma cópia digital para disponibilizá-lo novamente.

IMPRENSA
Mais uma vez a Transporte Ativo esteve presente na mídia em matérias no caderno de veículos do Estado de Minas e no Jornal do Brasil.
Na revista especializada do ITDP, Sustainable Transport, a partir da página 5, uma excelente reportagem sobre a bicicleta Brasil afora.



Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br