Pedale Legal !
Em maio tivemos o final da Campanha Pedale Legal, foram 2 meses, 4 eventos, 80 cartazes espalhados no mobiliário urbano pela cidade, 10 mil folhetos e 5 mil mapas distribuídos e uma pesquisa com mais de 500 pessoas cujo resultado logo estaremos divulgando e ainda algumas matérias na mídia. Embora o alcance seja pequeno para uma cidade como o Rio de Janeiro, muitas pessoas tomaram conhecimento de regras de convivência cordial entre ciclistas, pedestres e motoristas contribuindo assim para uma cidade mais humana e segura.


Ainda em maio, estivemos no estacionamento subterrâneo da Cinelândia, fazendo uma Blitz para saber o porquê do não cumprimento da cláusula de concessão do espaço pela Prefeitura que previa a instalação de bicicletário com chuveiros, vestiários e escaninhos.
O espaço físico existe mas não está preparado para receber os ciclistas. Após reunião com o responsável pelo estacionamento ficou decidido que dariamos suporte técnico e indicações de modelos para que até agosto o espaço esteja pronto para os ciclistas.


Por conta do sucesso da ação na Cinelândia, começamos a fazer um levantamento dos estabelecimentos comerciais que estão cumprindo as normas para bicicletários exigidas pela lei complementar nº77 de 28 de abril de 2005 que dispõe sobre a obrigatoriedade de bicicletários em shopping centers e hipermercados da cidade do Rio de Janeiro.
Iremos encaminhar aos estabelecimentos irregulares uma carta alertando sobre o não cumprimento das normas e um prazo de 15 dias para adequação. Em seguida enviaremos a listagem dos que continuarem omissos para a Secretaria de Governo do Município, responsável pela fiscalização oficial. Apartir daí corre um prazo de 72 horas para regularização com multa de 500 reais ao dia após o vencimento.


À convite do Instituto Pereira Passos - Secretaria Municipal de Urbanismo, vistoriamos os novos bicicletários que serão sugeridos pela Prefeitura para os novos estabelecimentos comerciais obrigados a cumprir o decreto nº26.431 de 28 de abril de 2006, que dispõe sobre a obrigatoriedade de bicicletários. O Modelo foi aprovado por ser simples, prático, de fácil uso, instalação e manutenção.


Recebemos a ilustre visita da Escola de Bicicletas, que nos brindou com uma reunião móvel, num dia maravilhoso, aonde falamos sobre o Cicloativismo no Brasil e é claro sobre as bicicletas e seus meandros.

Como sempre nos esforçamos para que o tema bicicletas estevisse novamente na mídia:
A blitz na Cinelândia rendeu uma matéria no Jornal do Brasil:
Ciclistas Fazem Vistoria em Garagem no Centro no dia 13 de maio; matéria no Jornal In Foco, da Associação Comercial da Tijuca ACIT, na edição de junho foram publicadas informações sobre a bicicleta como meio de transporte na Tijuca e bairros adjacentes.
Na televisão uma reportagem que foi gravada no início de março foi ao ar no dia 3 de junho no Jornal Hoje da TV Globo, entitulada Regras para Ciclistas , a matéria ficou muito boa e teve ótima repercussão.

NOVIDADES DO SITE:

Uma série de novos links e arquivos, foram adicionados ao site neste período:

Na Biblioteca seção artigos, uma reportagem do jornal inglês Herald Tribune, Bicicleta é a rainha das ruas com a subida do preço do petróleo , nos manuais, a Cartilha de Mobilidade do Ministério das Cidades.

Dois novos e importantes vídeos dão qualidade a esta seção. Um sobre Copenhagen capital da Dinamarca, chama-se A Cidade dos Ciclistas . Há também um documentário muito bom produzido pela TVE espanhola sobre mobilidade por bicicleta.

Na área de Segurança, seção acidentes, informações sobre seus direitos de indenização pelo DPVAT em caso de acidente envolvendo veículo automotor. Há também um manual em inglês para manutenção de bicicletas, informações simples ao alcance daqueles que se interessam pelo faça você mesmo.

Em Links, Greenpages. Página da World Carfree Network com centenas de links relacionados com o tema, inclusive o nosso. Informações para se imaginar e se construir um mundo com menos carros e porque não, com mais bicicletas.

E para encerrar, na seção de rotas um link para o sensacional site de rotas que usa como base o Google Earth para traçar caminhos ao redor do mundo, www.bikely.com . Já traçamos várias rotas no Rio de Janeiro, trace as suas também.
Rotas no Rio de Janeiro
Rotas no Brasil
acrescente suas rotas




Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br