Pedale Legal !
A campanha educativa Pedale Legal, esteve nas ruas nos meses de março e abril. Voltada para o ciclista, o motorista e o pedestre, incentivando a cordialidade e a adoção de comportamentos seguros.
Os ciclistas estiveram presentes prestigiando os eventos da campanha,
uma parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro com o Programa Urbal da Comunidade Européia que contou com a participação da Transporte Ativo, responsável pela continuidade do programa através da distribuição dos folhetos educativos. Em breve divulgaremos os resultados da pesquisa feita durante a campanha.

Ficaram prontas as primeiras carteirinhas de identificação para associados. Elas vem com legislação de acordo com a modalidade de preferência do associado no verso. As carteiras tem como propósito informar a legislação específica sempre que necessário. Além de trazerem alguns benefícios.
Parcerias entre a Transporte Ativo e diversos estabelecimentos darão direito a descontos aos associados, mediante apresentação da carteirinha dentro do prazo de validade.
Os veículos à propulsão humana dos que tiverem a carteirinha, serão cadastrados na associação com número igual ao de associado e pode vir a ser útil em diversas situações.
As primeiras carteiras, serão vitalícias porém as tiragens seguintes terão que ser renovadas anualmente. Peça já a sua, para mais informações clique aqui .

Neste bimestre o tema bicicletas esteve frequentemente na mídia e nós estavamos lá:
Foram três matérias no Jornal do Brasil:
Perigo fora das Trilhas no dia 26 de março; Direito de ir e vir...de bicicleta no dia 29 e Bicicletas: o jeito ecológico de ir e vir em 19 de abril. Também na revista Rio Show do Jornal o Globo com a matéria de capa: Onda Verde, na nota adote transportes não-poluentes no dia 21 de abril. Participamos também de uma matéria acadêmica sobre o uso da bicicleta na cidade na TV UniverCidade e uma reportagem na revista Isto é, Bicicletópolis aonde ajudamos o jornalista, mas infelizmente não fomos citados.

No finalzinho de abril já entrando em maio, dois novos decretos que dispõem sobre bicicletários foram publicados pelo Prefeito do Rio de Janeiro. Iniciativa que pode colaborar para o aumento do uso das bicicletas na Cidade Maravilhosa.
Decreto nº 26.431, de 28 de ABRIL de 2006
Decreto nº 26.448, de 04 de MAIO de 2006


NOVIDADES DO SITE:

O site www.transporteativo.org.br, mais acessado pelo endereço www.ta.org.br foi reformulado este mês, tendo o número de pop-ups bastante reduzido e as seções revistas. Principalmente o "Banco de Dados", a idéia é facilitar a navegação pelo site.
Confira clicando aqui e envie também dúvidas, críticas e sugestões.


Pedalando para o Trabalho !
A série de cartazes do National Cycling Strategy do Reino Unido, foi traduzida para o português e já está disponível para download.

Na seção Segurança, um novo artigo do Willian Cruz,
Dicas para o ciclista urbano parte IV .

Na nova seção Artigos, um texto da ANTP - Mobilidade urbana e inclusão social,
um sobre Automoveis x Meio Ambiente de Fabio Angeoletto e Patrícia Pinheiro, publicado no jornal O Povo, de Foretaleza e ainda Sport Utilitys na Mira de Willian Cruz.

Também nova e a seção Planejamento Cicloviario que traz um link para o
Guia para analise de investimentos em palnejamento cicloviario .

Em Saúde, link para: Óleo, Análise do Ciclo de Vida e Impacto na Saúde e Meio Ambiente. Uma publicação do Centro para Saúde e Meio Ambiente da Harvard Medical School.

Em Bicicletários e Paraciclos mais um guia, desta vez um inglês do grupo Sustrans - BIke Parking
e uma lista de fabricantes de bicicletários no Brasil.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br