Preparamos mais essa newsletter com as novidades virtuais e das ruas nos últimos meses. Já estamos em 2006, mas como o ano só começa depois do carnaval, segue nosso relato do final de 2005.

Já está no ar a versão em inglês do site Transporte Ativo. Ao final dos textos, clique na bandeirinha, , para tradução, por Denir Miranda.

Em novembro, a Transporte Ativo traduziu para o português, o site "GTZ - Sustainable Urban Transporte Project". A iniciativa foi um esforço conjunto entre os membros Zé Lobo, Denir M. Miranda e João Guilherme Lacerda . Vale conferir mais essa rica fonte de informações sobre Transporte Sustentável.

Ainda no penúltimo mês de 2005 o site "Reporter Social" nos brindou com uma ótima série de matérias chamada "Bicicleta na Cidade", no texto uma excelente apresentação sobre nosso veículo de duas rodas preferido e sua situação como meio de transporte no Brasil. Para quem ainda não leu, está lá na seção de links do nosso site. E como não podia deixar de ser, a experiência da Transporte Ativo está relatada na terceira reportagem da série.

Na ciclovia Mané Garrincha a população de rua instalada no local estava cada vez mais gerando transtorno aos usuários do Túnel Novo, única ligação entre a Orla de Copacabana e a de Botafogo. Após várias tentativas para amenizar a situação, a TA entrou em contato com a imprensa, culimando com a veiculação de uma matéria no RJ TV do dia 05 de novembro. O problema foi divulgado e sanado na semana seguinte. Hoje, infelizmente a situação já é parecida a que era antes, o que em breve nos forçará a agir novamente.
Caso você conheça áreas problemáticas para ciclistas nas ruas ou ciclovias tanto no Rio de Janeiro como em outras cidades em que a TA está presente, nos ajude a sanar esses problemas. Juntos pedalaremos mais seguros.

Como grande acontecimento de novembro destaque para a assinatura da declaração de participação como sócio-externo URB-AL, uma importante organização que já era amiga da TA e agora é nossa parceira oficialmente.

Participamos da Reunião de auditoria URB-AL junto ao GT Ciclovias, nesta reunião seria definida a continuidade e a liberação de verbas para o projeto MOVILIZATION, Campanha "Pedale Legal", uma parceria da Prefeitura do Rio com o grupo URB-AL nº8. A reunião foi um sucesso e a campanha "Pedale Legal", terá início em março, com participação da TA.

Paul e Jasper, dois pesquisadores do I-Ce, vieram para o Rio estudar porque nas comunidades de Vigario Geral e Jardim América a bicicleta não é usada em massa ao contrário do que costuma ser comum nas outras favelas da cidade. Em tour pela zona sul no final de novembro, com os estudantes e seu supervisor, Rob Hulleman, Zé Lobo apresentou, pedalando, as ciclovias, ruas e o comportamento de seus usuários nesta região da cidade.

Tivemos ainda no dia 12 de dezembro, palestra de Cristiano Hickel em Erechim, RS, na Universidade Regional Integrada URI, dentro do projeto OROS URB-AL.
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

O tema abordado foi a segurança no trânsito a partir da ótica dos ciclistas, tentando mostrar a necessidade e importância em incorporar esta perspectiva no Planejamento do Trânsito. O dia-a-dia de um ciclista na cidade, relacionado com o histórico dos movimentos Bicicletada/Critical Mass, no Brasil e no mundo, mostrando que a bicicleta como veículo de transporte está tomando lugar de destaque nas políticas de planejamento urbano em todo mundo.

No site foram acrescentados novos arquivos:
Na seção manuais :
Novo documento VTPI sobre soluções para a qualidade do ar
Manual do ciclista POA
Na seção Clipping :
• Os polêmicos textos sobre ciclovias traduzidos pelo Denir, que provocaram movimento em algumas listas de discussão sobre o assunto: Do Declínio como meio de transporte de massa à história do planejamento urbano cicloviário de Burkhard Horn
e História das Ciclovias de Volker Briese.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo
www.ta.org.br